Ministério Público ajuíza ação para que Búzios cumpra lei que determina obrigação de nomeação de ruas

Município deverá ter 30 dias para elaborar cronograma que contemple as ações necessárias, as quais deverão ser realizadas em até 180 dias


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cabo Frio, ajuizou, nesta segunda-feira (14), ação civil pública (ACP) contra o município de Búzios. No requerimento, o MP requer a concessão de tutela de urgência antecipada para que o município seja condenado a elaborar, em 30 dias, cronograma com prazos e ações necessárias para, em 180 dias, cumprir integralmente a Lei que obriga a nomeação de todas as ruas da cidade, com a instalação de sinalização, bem como a numeração dos imóveis de forma ordenada. Caso não seja cumprido, a justiça pode mandar aplicar multa de R$ 1 mil por dia de atraso. 

Desde 2014, o MPRJ acompanha a implementação do processo de nomeação e numeração dos logradouros públicos em Búzios, o que não ocorreu em sua integralidade até hoje. Durante as investigações, o Ministério Público fluminense recebeu inúmeras representações da Associação dos Moradores e Caseiros da Ferradura (AMOCA) relatando as enormes dificuldades que a população local enfrenta para receber suas correspondências, em razão da ausência de numeração de imóveis e placas indicativas com os nomes das ruas.

Essa questão gera inúmeros reflexos negativos para a população local e para o funcionamento de diversos serviços públicos, como impossibilidade de entrega de correspondências, mercadorias e até mesmo intimações e notificações dos poderes públicos.

A ação somente foi ajuizada após esgotadas todas as tentativas de solucionar a questão de forma consensual - iniciativas ignoradas pela prefeitura. Na ação, o MPRJ requer ainda a condenação do município ao dever de reparar todos os prejuízos materiais e morais causados a terceiros, decorrentes da demora em cumprir a Lei 804/2010.

Clique AQUI para acessar o processo.

*Fonte: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ)

Categorias: Armação dos Búzios

Fotos da notícia




Outras notícias