BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (14)

Renatinho impressionado com Witzel; CCS cobra reforços do governador; Dr Adriano fez um monte de pedidos; Lívia levou ofício e tudo para novo governador; Witzel vai retribuir votação aldeense; André Granado não foi; Clínica é desmentida publicamente; Ato no Ibascaf... E muito mais!


ANIMADO E IMPRESSIONADO

O prefeito de Arraial, Renatinho Vianna, gostou do que ouviu do governador Witzel no encontro do aeroporto em Cabo Frio. Disse que ficou otimista de ver que em alguns dias de mandato manteve um dos discursos de campanha, quer era discutir o turismo e as demandas de segurança. "Ele ouviu atenciosamente as reivindicações de Arraial, disse que vai dar atenção especial ao Porto do Forno, para que as operações sejam retomadas. Conversei com ele da necessidade de reforço no efetivo da PM e melhorias na polícia civil. Ele se comprometeu a atender. Abordamos também a TPA (Taxa de Proteção Ambiental), à qual ele se declarou totalmente favorável", contou Renatinho. Ainda empolgado com a reunião, também se disse surpreso com a postura de Witzel em relação aos prefeitos da Região dos Lagos, quem em sua maioria (com exceção de Lívia de Araruama), não o apoiaram: "Ele sabe que não ficamos com ele, e mesmo assim, disse que seu governo está de portas abertas. Fiquei impressionado com o bom senso e a coerência", revelou Renatinho. 

 

 

VÁRIOS PEDIDOS

Garantir o aumento da sensação de segurança, apoio a obras e ações do Turismo, como dragagem do Canal do Itajuru, implantação de uma base do Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas e construção de uma nova rodoviária. Esses foram alguns dos pedidos do prefeito de Cabo Frio ao governador Wilson Witzel, no encontro de sábado (12), no aeroporto da cidade. Witzel foi bastante receptivo e disse inclusive que vai fazer um pool de divulgação das cidades da Região dos Lagos até nos aeroportos de Tóquio, no Japão, e em Cingapura. Dr Adriano se esforçou em mostrar a Witzel que a cidade tem condições de oferecer programação de qualidade para sair da sazonalidade. Ok. Mas, primeiro e ainda mais urgente, é resolver os problemas que a alta temporada traz. O planejamento desse verão foi uma piada. Cabo Frio não comporta tantos turistas nesse período. As provas de que urgem mediadas eficientes são diárias, como falta de água, de energia e trânsito congestionado e falta de agentes de trânsito. De que adianta melhorar o acesso ao aeroporto se mal se conseguem ir e vir dentro da cidade que escolheram para as férias? Adriano parece perdido na gestão ou não sabe direito o que solicitar. 

 

 

COBRANDO REFORÇOS

Aproveitando a presença do governador, a diretora social do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de Cabo Frio, Patricia Cardinot entregou ofício pedindo reforços urgentes na segurança ao Witzel (PSC), durante a visita dele ao Aeroporto, no sábado (12). O documento solicita 200 homens para o 25º BPM até o Carnaval, além de seis motocicletas, seis quadriciclos e 20 viaturas novas para substituir as atuais sucateadas. Para a Polícia Civil: o reforço de quatro viaturas para a 126ª DP (Cabo Frio) e de seis policiais civis também até o Carnaval, além de recursos para abertura de uma extensão temporária de atendimento da 126ª DP em Tamoios, evitando deslocamento de moradores e policiais para o Centro. 

 

 

PEDIDO OFICIAL

Lívia de Chiquinho também foi ao encontro com o governador em Cabo Frio. A prefeita, que não é boba nem nada, já levou um ofício a tira-colo e o entregou a Wilson Witzel. O documento pede para viabilizar a implantação de um acesso da rodovia RJ-124, a ViaLagos, à RJ-138 (Araruama - São Vicente) na Estrada de São Vicente de Paulo. "É inegável a importância da ViaLagos para o acesso à nossa região, entretanto, é necessário adequações como essa, a exemplo do que ocorreu em relação ao município de Iguaba Grande aconteçam, em face da grande área territorial da cidade de Araruama e, principalmente, por sua posição demográfica em relação às demais cidades da região. Desta forma, gostaríamos de poder contar com o auxílio do Governo Estadual, certos de que será de grande importância para o desenvolvimento turístico e econômico do município de Araruama", diz um trecho do ofício.

 

 

VAI RETRIBUIR A VOTAÇÃO

Cláudio Chumbinho será recebido por Wilson Witzel em breve para um encontro no Palácio da Guanabara. O prefeito de São Pedro da Aldeia, também foi à reunião de sábado, no aeroporto de Cabo Frio, e fez questão de contar ao governador recém-eleito que mais de três mil empreendimentos já se instalaram na cidade nos últimos anos. E disse a Witzel que pretende atrair ainda mais empresas para a região. E ouviu do governador que todos os prefeitos são prioridades. Ainda mais se for prefeito da cidade que mais votou em Witzel na Região dos Lagos. Ele faturou nada menos de 82% dos votos em São Pedro da Aldeia.

 

 

ANDRÉ NÃO FOI

O prefeito de Búzios André Granado não esteve no encontro com Witzel e foi representado pelo chefe de gabinete, Lorram da Silveira (na foto com o governador) e pelos secretários de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, João Carrilho, e de Turismo Cesar Fernandes. Lorram contou que, além do turismo, a conversa girou em torno da necessidade de mais voos nacionais e internacionais para Cabo Frio, o que beneficia toda Região dos Lagos e, diretamente, Búzios. "Colocamos para o governador que o fortalecimento do nosso turismo com a melhoria no atendimento e estrutura é crucial para que possamos também colaborar com a reconstrução do Estado do Rio de Janeiro", disse Lorram. Na ocasião, também falaram da necessidade de uma TPA em Búzios. O governador concordou. 

 

 

NÃO DISSE?

Como a coluna Boca Miúda já havia dito semana passada, a prefeita de Iguaba Grande Grasiella Magalhães está mesmo curtindo dias de folga em Nova Iorque. A foto aí ela fez nesse fim de semana, onde aparece com os três filhos. Ela até postou o clique em sua página na rede social, mas estranhamente a foto já foi retirada. Aliás, temos falado bastante na ausência de Grasiella desde o fim de 2018 e início da alta temporada, época de grande fluxo de turistas em toda Região dos Lagos. No caso de abacaxis para descascar nesse período, o vice-prefeito que se vire. E que a represente também em eventos, como o ocorrido no sábado com o governador, quando Leandro Coutinho participou do encontro no lugar dela.

 

 

 

 

DESMENTIDA PUBLICAMENTE

Nova enxurrada de denúncias dão demonstrações claras de um esquema de favorecimento de uma única clínica de exames de imagem do SUS em Cabo Frio e Região dos Lagos. O assunto é o novo escândalo do governo Adriano. Há inúmeras reclamações de pacientes que estão em longa fila de espera. A Prefeitura em nota, reconhece haver fila, mas estranhamente se atrapalhou para justificar o direcionamento para apenas uma das clínicas credenciadas. Clínica essa, que no fim de semana soltou nota negando a fila (estranho porque a própria prefeitura assume). Tentativa bizonha de "tapar o sol com a peneira". Que aliás, foi desmentida por vários pacientes na própria postagem, o que acabou servindo de documentos para que a Medscanlagos respalde as denúncias no MP. Usuários do SUS botaram a boca no trombone, chegando a chamar a clínica de "mentirosa". Inclusive conversando com uma paciente, ela disse que espera desde 5/11/2018 para fazer ressonância na coluna e não consegue, enquanto isso, sente muita dor.  E o pior: sem o exame não consegue dar entrada no INSS. E tem quem sofra há mais tempo, como no print aí do lado: quatro meses tentando fazer o exame. Como diz o ditado: "mentira tem perna curta". Uma vergonha! Ainda bem que o prefeito é médico e prometeu moralização. 

 

 

TÁ DIFÍCIL

Pessoal tá reclamando que está complicado conseguir fazer a pré-matrícula online nas creches da rede municipal em Araruama. A inscrição para a pré-matrícula começou hoje. E começou mal. Várias denúncias de demora e sobrecarga do site da Prefeitura. A secretaria de Educação ainda não disse nada sobre essa dificuldade. Teve gente que tentou acessar pouco depois das 13h e duas horas depois ainda não tinha conseguido fazer o cadastro. Tudo bem. Hoje foi o primeiro dia e segue até dia 20. Vamos ficar de olho.

 

 

 

ATO NO IBASCAF

O atraso no pagamento do funcionalismo de Cabo Frio é o motivo do de um ato que vai acontecer amanhã (15), na porta do Ibascaf, o Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio, em São Cristóvão. Está marcado para as 9h. Desta feita, os servidores querem lembrar ao prefeito Dr Adriano que ele descumpriu o acordo que havia feito com a categoria. Os pagamentos desse mês têm dias datas: até 16 de janeiro para efetivos e até dia 23 para contratados e comissionados.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias