A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session4b19409e74ffbd42ca2a793a5ba57ea3f97d196e): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

ESTOQUE DE SANGUE ZERADO / Hemolagos busca doadores para garantir abastecimento de 25 unidades de saúde da região | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

ESTOQUE DE SANGUE ZERADO / Hemolagos busca doadores para garantir abastecimento de 25 unidades de saúde da região

Direção ressalta a importância de doações regulares e afirma que o fato do banco de sangue atingir seu abastecimento mínimo durante o verão, época em que os municípios atendidos recebem muitos visitantes e os índices de acidentes aumentam, é bastante preocupante


O Hemolagos, banco de sangue que atende as cidades de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, está com seu estoque praticamente zerado e busca doadores (principalmente dos tipos B; AB e O negativo) para garantir o abastecimento de 25 unidades de saúde da Região dos Lagos e Baixada Litorânea.

O fato do banco de sangue atingir seu abastecimento mínimo durante o verão, época em que os municípios atendidos recebem muitos visitantes e os índices de acidentes aumentam, é bastante preocupante. De acordo com Marcelo Paes, diretor da unidade, para manter o estoque num nível seguro seriam necessárias 18 doações por dia, que totalizariam 540 bolsas por mês. No entanto, durante a alta temporada, o número de doações diminui quase pela metade:

“É realmente alarmante toda a região ficar sem estoque de sangue durante o verão e a poucas semanas do Carnaval. No entanto, mais importante do que qualquer campanha pontual que a gente faça, é a conscientização da sociedade de que é preciso fazer das doações um hábito. As doações regulares fazem com que o estoque seja mantido num nível seguro para atendermos tanto as demandas de rotina, quanto acidentes ou maior volume de pessoas na cidade” – explicou.

 

QUEM PODE, ONDE E COMO DOAR? 

De acordo com a direção do Hemolagos, os homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres, a cada 90 dias, até três vezes ao ano. Em uma doação, são retirados de 450 a 500 mililitros de sangue, de acordo com o peso da pessoa. Esta quantidade um organismo saudável repõe em, no máximo, 15 horas.

Conforme detalhou Marcelo Paes, qualquer pessoa pode doar, desde que atenda a alguns requisitos básicos, como idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos só podem doar na presença de pais ou responsáveis. O doador deve apresentar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir boas condições de saúde.

Além disso, não pode ter sido submetido à cirurgia recente, nem feito endoscopia ou tatuagem ou piercing há menos de seis meses em locais que tenham liberação da Vigilância Sanitária. Em espaços que não tem permissão do órgão de saúde para funcionar nas situações descritas anteriormente, a pessoa deve esperar um ano para doar sangue.

O Hemolagos está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 88, no bairro Passagem. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. / *Mais informações: (22) 2644-5076.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias