Prefeitos da Região dos Lagos se reúnem com governador Wilson Witzel, em Cabo Frio

Governador esteve em Cabo Frio no último sábado (12) para discutir questões relacionadas ao turismo e outras demandas da região


Os prefeitos das cidades da Região dos Lagos aproveitaram a visita do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, à Cabo Frio no último sábado (12) para discutir assuntos relacionados ao turismo e demais demandas da região. A reunião foi realizada no Aeroporto Internacional de Cabo Frio. O vice-governador, Cláudio Castro, e o secretário estadual de Turimo, Otavio Leite, também estavam presentes.

Na primeira parte da visita, Witzel se reuniu com o anfitrião, Dr. Adriano, de portas fechadas por cerca de 20 minutos. Em seguida, eles foram para outra sala onde foi apresentado um vídeo com todo o potencial do aeroporto.

"O prefeito dr. Adriano está no caminho certo, fechando as torneiras dos cofres públicos, tentando fortalecer e ampliar o potencial turístico, trazer grandes empresas e ampliar investimentos como é o caso do aeroporto, que pode beneficiar todos os municípios da região", elogiou o governador. 

O governador se reuniu com os prefeitos e representantes do Executivo e garantiu que vai trabalhar para atender às demandas desses municípios. Na ocasião, Witzel afirmou que todas as cidades são consideradas prioridades. "Vamos atendê-los, vamos ouví-los, porque eles tem as demandas e a gente vai, na medida do possível, vendo as prioridades e alocando os recursos necessários para que a gente possa resolver os problemas", disse o governador. 

Estiveram na reunião os prefeitos dr. Adriano Moreno, de Cabo Frio; Renatinho Vianna, de Arraial do Cabo; Cláudio Chumbinho, de São Pedro da Aldeia; e Lívia Bello, de Araruama. Também estiveram presentes vereadores, lideranças políticas da região, e o deputado estdual eleito dr. Serginho (PSL).

Para Cabo Frio, dr. Adriano pediu apoio para concretizar obras e ações que vão favorecer a recepção dos visitantes e garantir a sensação de aumento da segurança pública, como a dragagem do Canal do Itajuru, construção de uma nova rodoviária, construção de um melhor acesso ao Cabo Frio Airport e a implantação de uma base do Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas.

"Temos que trabalhar o potencial de Cabo Frio que é turístico. Temos um calendário de eventos com programação o ano todo para sair da sazonalidade. Não podemos viver somente do movimento da alta temporada. Estamos montando parcerias público-privadas para investir em outros tipos de turismo, como o de negócios, por exemplo", afirmou dr. Adriano.

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, aproveitou a oportunidade junto ao governador para fazer reivindicação relacionadas ao turismo e a segurança pública na cidade. Também pediu apoio ao desembargo do Porto do Forno.

De acordo com o prefeito, o encontro foi bastante positivo. "O governador prometeu dar atenção especial à Região dos Lagos e garantiu também que irá entrar no circuito para que o Porto retorne com as operações", afirmou Renatinho.

Durante o encontro, o prefeito Cláudio Chumbinho também aproveitou a oportunidade para conversar reservadamente com o governador e solicitou recursos do Estado para São Pedro da Aldeia. "A reunião não poderia ter sido melhor. Falei com o governador sobre a necessidade de medidas urgentes, entre elas melhorias na pavimentação asfáltica da RJ-140, além da dragagem na Lagoa de Araruama, que banha o município de São Pedro da Aldeia", esclareceu o prefeito que também destacou o potencial de São Pedro da Aldeia para atrair novas indústrias. "Só nos últimos cinco anos já se instalaram na cidade mais de 3 mil empreendimentos, e precisamos atrair mais investimentos, porque isso é sinônimo de empregos e desenvolvimento", disse.

No decorrer da reunião, o governador sinalizou que já tem projetos para a Lagoa de Araruama. "Temos projeto de dragagem para o canal, para poder oxigenar a lagoa, e projeto de despoluição. Tudo isso estamos avaliando agora em um contrato que está sob suspeita. O contrato está sendo reavaliado, os valores, pra gente ver se vai ser preciso fazer uma nova licitação ou se pode manter. É fundamental que nós consigamos dragar o canal pra gente dar uma vitalidade maior, mas tudo depende agora da reavaliação desse contrato”, concluiu.

Após se reunir com os prefeitos, Wilson Witzel teve um encontro com o trade turístico da região em outra sala do aeroporto. "O turismo é fundamental para aumentar a participação no PIB do estado. Vamos agora trabalhar para criar a agência de turismo do estado, em que poderemos receber recursos de empresas. Faremos um polo de divulgação das cidades da Região dos Lagos nos aeroportos internacionais como Tóquio e Cingapura", afirmou Witzel.

O governador recebeu ainda 118 turistas de Buenos Aires que desembarcaram no aeroporto de Cabo Frio. De dezembro de 2018 a abril de 2019, 30 voos diretos, operados pela empresa Azul Linhas Aéreas, farão a conexão CaboFrio/Buenos Aires, sempre às quartas e sábados.

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias