NOTA: MedscanLagos responde Secretaria de Saúde de Cabo Frio

Dr. Erick Malheiro denuncia esquema de direcionamento de exames do SUS para uma única clínica na cidade


O empresário Erick Malheiro, um dos sócios proprietários da clínica MedscanLagos, vem denunciando há semanas um esquema de direcionamento de exames do SUS para uma única clínica na cidade. 

A Secretaria de Saúde negou que houvesse esse direcionamento, entretanto omitiu uma denúncia do empresário: mais de 100 pessoas estariam na fila aguardando para a realização de exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que "atualmente duas clínicas são credenciadas junto ao SUS para realização de exames ambulatoriais e de emergência de ressonância magnética e de tomografia computadorizada. Contudo, somente uma delas se colocou disponível para realizar os procedimentos de emergência. Além disso, há uma fila de espera devido aos protocolos para autorização destes exames, que foram criados de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde".

A MedscanLagos é clínica credenciada ao SUS desde janeiro de 2018 e não consegue receber pacientes da rede pública de Cabo Frio. Por conta deste imbróglio, o Dr. Erick Malheiro emitiu nota esclarecendo ponto a ponto das motivações que a secretaria de saúde tem para impedir que a clínica preste serviço para o paciente do SUS de Cabo Frio e Região dos Lagos.  


Confira a nota do Dr. Erick Malheiro na íntegra: 

"Diante da manifestação inverídica e tendenciosa da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, solicito que a presente resposta seja divulgada na íntegra.


A verdade:
1. A Medscanlagos é credenciada junto ao Sistema Único de Saúde desde 19/01/2018 para realização de serviços de densitometria óssea, mamografia, ressonância e tomografia (DELIBERAÇÃO CIB-RJ Nº 4.880).
2. Neste período de UM ANO após o nosso credenciamento, não nos foi encaminhado exames de mamografia, ressonância e tomografia e nenhum secretário ou funcionário da Prefeitura se dignou a receber nossa diretoria para explicar as razões de tal atitude.
3. Sabemos que Cabo Frio realiza mais de 400 exames / mês de ressonância e, através da pactuação estadual, recebe ainda exames de diversos municípios, tais como Iguaba, Araruama, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. Como pode ser facilmente averiguado, o outro prestador citado na nota, não realiza atendimento de emergência em ressonância magnética e não supre a demanda, gerando enormes filas de espera.
4. Nunca fomos convidados ou convocados para prestar serviços de urgência em ressonância magnética. Portanto a informação de que apenas um prestador se dispôs a realizar estes procedimentos é inverídica. A verdade é que os serviços de emergência de raio X, mamografia e tomografia somente são realizados dentro da própria rede de saúde municipal, onde o outro prestador (com exclusividade e sem licitação) possui diversos equipamentos próprios
instalados.
5. Causa perplexidade o fato da Secretaria de Saúde não agir com transparência e omitir a informação de quantos exames encontram-se na fila de agendamento.
Possuímos documentos oficiais que mostram mais de 100 pessoas aguardando atendimento.
6. Não há dúvidas de que a situação toda envolve uma “panelinha” de interesses mútuos e desconsidera a real necessidade da população. O representante da Secretaria de Saúde está preocupado em defender seus aliados, uma vez que é ex-diretor de uma instituição que recebe uma verba milionária da Prefeitura e com a qual possuímos litígios judiciais. Ressaltamos também, que “por mera coincidência” o outro prestador também possui exclusividade na realização de
exames de imagem dentro desta instituição.
7. A situação é escandalosa e demanda investigação do Ministério Público do RJ. Todas as evidências já foram encaminhadas ao nosso departamento jurídico para adoção de medidas judiciais contra todos envolvidos.
8. Por fim, em prol da população e da melhoria da nossa cidade, esperamos que o prefeito Dr. Adriano seja fiel ao seu discurso de campanha e nos permita atender a população carente com excelência e agilidade (“Este será um governo horizontal, sem autoritarismo ou revanchismo e mudará o que foi feito nos governos passados. É um governo de reconstrução e de união”).

Dr. Erick Malheiro".

 

 

Erick Malheiro
Diretor da Medscanlagos
Especialista em Diagnóstico por Imagem pela UFF
Mestre em Radiologia pela UFRJ
Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia 
Membro da Sociedade Radiológica da América do Norte

 

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias