BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Quem está no comando afinal? A desculpa esfarrapada; Pelo fim dos depósitos de veículos; Witzel vem a Cabo Frio; Tá fugindo de quê? Arraial precisa respirar; Oposição vai espiar café do prefeito; Puxão de orelha; Agrediu e foi exonerado... E muito mais!


QUEM COMANDA?

Tem algo de estranho no governo de Dr Adriano e o povo precisa saber. A impressão é que todo mundo manda, menos ele. Dois exemplos claros ocorreram nas últimas 48 horas provam isso. O primeiro foi Adriano afirmar que pagaria o salário na última terça-feira (8), data limite segundo a lei. E menos de uma hora depois dele declarar isso pessoalmente, vem o Cati (que já vem sendo chamado de primeiro ministro) e desmente informando um calendário escalonado, ferindo o princípio da isonomia, o que deixou os servidores totalmente decepcionados e mexeu com os ânimos do SEPE. E na esteira desse fato, sindicatos "invadiram" o gabinete do secretário para pressioná-lo a pagar, mas foi em vão. Segundo uma das sindicalistas, "soubemos que ele raspou o cofre para pagar empreiteiras em detrimento do servidor e nem Adriano sabia", denunciou um dos membros do SEPE. Será?

 

 

QUEM COMANDA II?

O segundo episódio, refere-se a denúncia de empresários da cidade, daquilo que parece ser um esquema de favorecimento a uma única clínica de exames radiológicos de Cabo Frio, da qual o secretário de Saúde, Dr Mureb, revela de forma involuntária ter enorme estima, quase que advogando no caso. Essa, digamos, cisma do gestor, em manter uma fila de mais de 100 pessoas para exames de Ressonância e Tomografia no município é aberrativa. Motivo disso? Ninguém sabe explicar. Gostaríamos de entender o porquê dele achar que apenas uma das clínicas especializadas merece faturar todos os milhões que a prefeitura arrecada do SUS. Isso é no mínimo estranho e merece uma atenção do Ministério Público. Porquê um secretário esconde os dados da fila e direciona o atendimento ao SUS para um único lugar, em que o paciente pena horas, dias, meses até para ter o exame? Qual motivo dessa predileção exagerada e escancarada? O Dr. Mureb parece que manda tanto ou mais que Cati. Uma coisa é certa: manda mais que Adriano. Visto que o prefeito mesmo, parece não ter pulso para acabar com essa movimentação suspeita. Muito estranho isso tudo. 

 

 

DESCULPA ESFARRAPADA

"A Secretaria de Saúde informa que atualmente duas clínicas são credenciadas junto ao SUS para realização de exames ambulatoriais e de emergência de ressonância magnética e de tomografia computadorizada. Contudo, somente uma delas se colocou disponível para realizar os procedimentos de emergência. Além disso, há uma fila de espera devido aos protocolos para autorização destes exames, que foram criados de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde.” Essa foi a nota que o Dr Poderoso mandou. Omite os dados sobre quantas pessoas estão na fila do SUS conforme foi questionado e se limita a dar uma desculpa tão esfarrapada que é de “rachar a cara” de um prefeito, quanto mais sendo ele médico. A verdade é uma só: isso é uma mentira deslavada. Mentira, mentira, mentira! Por qual motivo Dr. Mureb mente assim? Abre o olho Adriano....tá faltando comando nessa cadeira, hein?! Na foto, um dos sócios-proprietários da Medscanlagos, Erick Malheiro, que denunciou o esquema de favorecimento.

 

 

TATÁ TÁ FORA

Mal o governador Witzel declarou que o Estado não tem partido e demonstrou que deve mesmo apoiar o deputado André Ceciliano (PT) para continuar na presidência da Alerj, Tatá de Tamoios (à esq.), que chefiava a Comsercaf no Segundo Distrito, não pensou duas vezes e rachou com o grupo político daqui e foi correndo pedir bênçãos a Ceciliano. E foi acompanhado de seu padrinho político Oscar Neto. "Na pauta!!! O segundo distrito e o nosso posicionamento político em Cabo Frio", postou Tatá em sua página pessoal. Os ex-correligionários já estão articulando uma retaliação...

 


PELO FIM DOS DEPÓSITOS

E o deputado estadual recém-eleito Mauro Bernardo já está mexendo os pauzinhos para por fim aos depósitos particulares de apreensão de veículos no Estado. Hoje ele divulgou um abaixo-assinado online cujas assinaturas recolhidas vão compor a petição que será entregue pessoalmente ao governador Witzel. Bernardo já havia falado que essa seria uma das prioridades no seu mandato. Inclusive em novembro, quando encontrou o recém-eleito governador (foto), o parlamentar conversou com ele sobre a questão. "Vamos apresentar um abaixo-assinado para o governador Wilson Witzel para que não autorize mais o uso de policiais militares em operações de trânsito em convênio com depósitos particulares. O policial militar não pode ficar a serviço de empresários. Não somos contra a fiscalização, somos contra o convênio com depósitos particulares e o uso de policiais para executar serviços previstos em contratos de concessões municipais com fortes indícios de irregularidades".

 


WITZEL CONFIRMADO

Está confirmada a vinda do governador eleito do Rio de Janeiro Wilson Witzel a Cabo Frio, no sábado (12), segundo informou a assessoria de Comunicação da Prefeitura. Ele vai acompanhar o desembarque dos passageiros que vêm em voo direto de Buenos Aires para cá. Witzel deve vir de helicóptero para cá, num esquema "bate-e-volta". A agenda de Witzel inclui um encontro com prefeitos da Região dos Lagos. Dr Adriano, Renatinho Vianna, André Granado e Cláudio Chumbinho já confirmaram. Já a prefeita Grasiella Magalhães, de Iguaba, não poderá ir.

 


TÁ FUGINDO DE QUÊ?

Apesar da assessoria de Comunicação da prefeita de Iguaba Grande "jurar de pé junto" que ela ficou na cidade no final de ano (mas ninguém a viu), parece que ela viajou mesmo, e pra bem longe. Foi para a Tailândia. Já retornou, mas vai viajar de novo. Segundo a turma da Praça Edila Pinheiro, Grasiella Magalhães e família embarcam hoje para Nova Iorque. E nem vai poder participar da agenda com o governador Witzel, que acontece no sábado (12), no aeroporto de Cabo Frio.

 

 

 


É NEPOTISMO?

A nova secretária de Assistência Social de Iguaba, Aline Araújo, mal tomou posse no cargo e sua nomeação está dando o que falar. Acontece que Aline é esposa do vice-prefeito Leandro Coutinho. Tem quem ache que é nepotismo e tem quem ache que não. De qualquer forma, o vice não tem função específica no governo. Se a prefeita quisesse, poderia ter dado a secretaria para Leandro e ainda pouparia dinheiro dos cofres públicos.

 


'ARRAIAL PRECISA RESPIRAR'

Como a coluna já publicou, o prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna começou a fazer e publicar vídeos no Instagram, do dia a dia, das pessoas, de sua vida pessoal e claro, do ofício de administrar uma cidade. Um desses vídeos, que ele fez enquanto dava umas pedaladas pela cidade, lotada, ele falou que "Arraial precisa respirar". Pronto. Foi o suficiente para receber várias mensagens negativas. E hoje ele fez novo vídeo, como forma de responder às críticas. Disse que "Arraial precisa dar uma esvaziada sim. Vem Carnaval aí, e a cidade continua sendo procurada pelos turistas, todos os dias. A cidade está, sim, sobrecarregada: de lixo, de pessoas procurando as unidades de saúde, o meio ambiente sobrecarregado. Isso é fato e não adianta tapar o sol com a peneira. Há problemas pontuais, há problemas crônicos e estamos trabalhando pra resolver. E reafirmo: Arraial precisa sim, respirar".

 

 

 

FORÇA-TAREFA PARA DESEMBARGO

Uma equipe de técnicos do Senai Ambiental acaba de começar um trabalho para cumprir as condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama e que resultaram no embargo do Porto do Forno, em Arraial do Cabo, em abril do ano passado. A informação foi divulgada no site do jornal Folha dos Lagos hoje. Segundo a reportagem, os projetos terão uma parte do custo, orçado entre R$ 3,5 milhões e R$ 4 milhões, bancado por um consórcio de empresas que atuam no terminal portuário. Cautelosa, a direção do Porto não confirma o acordo, mas diz que a união para financiar o trabalho técnico está 'apalavrada'.

 


ATÉ TU GLADYS?

Como acontece toda quinta-feira, hoje teve mais uma edição do 'Canal Direto com o Prefeito', ocasião em que André Granado, acompanhado do primeiro escalão, recebe a populaçao de Búzios em seu gabinete, com café da manhã, para ouvir as demandas. E hoje foram cerca de 60 pessoas atendidas. E não é que uma delas causou surpresa com sua presença? Foi a vereadora Gladys Nunes (PROS), uma das maiores opositoras ao governo Granado. Foi clicada espiando lá da porta... Que será que ela foi fazer lá?

 


NO CANTEIRO DE OBRAS

A saúde de Araruama não está lá essas coisas, o povo está reclamando bastante da falta de médicos e remédios, como já publicado pela coluna. Mas, no quesito educação, pelo menos uma boa notícia: o bairro do Engenho Novo vai ganhar uma nova escola. Lívia de Chiquinho, a prefeita, foi até lá ontem, ver o andamento das obras. Em sua página pessoal ela fez questão de mostrar que está "avançando com investimentos na nossa educação! Araruama virou um verdadeiro canteiro de obras", postou. 

 

 

 

 


ALÔ PREFEITO!

A Associação de Moradores do Porto do Carro, em São Pedro da Aldeia, deu um puxão de orelha no prefeito Cláudio Chumbinho hoje, pelo Facebook, mostrando o estado em que se encontra o bairro, que aliás, entra ano, sai ano, entra governo, sai governo, continua largado às traças. Mas a bronca valeu por todos os bairros que estão precisando de melhorias. "Porque ao invés de contratar 200 novos funcionários o prefeito não usa essa verba pra tentar resolver os 53 bairros que muitos ainda ser encontra sem rede de esgoto, rua sem saneamento básico, isso ao meu ver é que deveria ser feito. Não contratar 200 pessoas no final do mandato para aumentar ainda mais a despesa do cofre, sendo que os problemas continuarão". Tá dado o recado. 

 

 


FOI EXONERADO

Lembra do secretário de Serviços Públicos de Macaé que bateu na ex-mulher? Pois é, foi exonerado. Um dia depois da polêmica sobre a violência que ele cometeu, o prefeito Dr. Aluízio decidiu demitir Flávio Isquierdo. A exoneração foi publicada na no Diário Oficial desta quarta-feira (9). Quem assume interinamente a pasta, e irá acumular duas funções, é secretário de Infraestrutura, Célio Chapeta. Flávio nega a acusação. E parabéns ao prefeito pela atitude enérgica, e queue sirva de exemplo para todos os prefeitos do Brasil. A maioria põe panos quentes em situações semelhantes...

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias