BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (8)

Pagamento do funcionalismo cabo-friense ainda demora; Witzel deve vir a Cabo Frio no fim de semana; Continua polêmica da livraria; Renatinho no Insta; André recebe novo delegado de Búzios; Iguaba tem nova secretária; Muito amor em Araruama; Orçamento de dar inveja... E muito mais!


RISO DE ALÍVIO...SÓ QUE NÃO

Até ontem havia a incerteza... Chegamos inclusive a anunciar que Comsercaf e Ibascaf já tinham recebido pagamento, por conta de uma informação da secretaria de Fazenda, mas que logo foi corrigida, pois apenas os servidores da primeira autarquia é que tiveram o salário depositado. Mas hoje à tarde, durante a troca de comando da Deam - onde assumiu a delegada Juliana Rattes, (foto abaixo) o próprio prefeito de Cabo Frio Dr Adriano, ao lado de Radamés Muniz, secretário de Turismo, confirmou que o salário estaria na conta do servidor hoje, com um riso de alívio. Em cima do laço. Mas o riso durou pouco. Por volta das 17h a assessoria da Fazenda entrou em contato para dizer que não era bem assim. A única confirmação, dada pela assessoria de comunicação da Fazenda é que apenas o Ibascaf vai ver a cor do dinheiro... amanhã. E mais: servidores efetivos vão ter os salários depositados até dia 16. Já os contratados e comissionados ainda vão amargar dias a mais de penúria. A previsão para esses é até dia 23. Ainda segundo a assessoria da Fazenda, para compensar, o salário de janeiro deve sair até dia 31 desse mês. E mais ainda: o Sepe (Sindicato da Educação) não gostou nada de saber da falta de isonomia dos pagamentos. Na Região dos Lagos apenas Cabo Frio e Iguaba Grande ainda não pagaram o funcionalismo.

 


WITZEL EM CABO FRIO

Ainda na ocasião da cerimônia de troca de comando da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Radamés recebeu um telefonema do secretário estadual de Turismo, Otávio Leite, sobre a vinda, ainda não confirmada, do governador do Rio Wilson Witzel no próximo sábado (12). Ele quer acompanhar o desembarque dos passageiros que vêm em voo direto de Buenos Aires ao município cabo-friense. Witzel deve vir de helicóptero para cá, num esquema "bate-volta". Mesmo que rápida, a visita inclui uma agenda com prefeitos da Região dos Lagos. Dr Adriano, Renatinho Vianna, André Granado e Cláudio Chumbinho já estariam confirmados.

 


DESJEJUM COM ADRIANO

O prefeito Dr. Adriano reuniu-se hoje com secretários municipais, coordenadores e vereadores, na sede da Prefeitura, durante o café da manhã. O encontro foi para fortalecer a relação institucional entre executivo e legislativo cabo-friense, que acaba de empossar uma nova Mesa Diretora. "Se não houver esse alinhamento a máquina pública trava. Os vereadores estão diretamente em contato com o povo e podem nos trazer demandas da população para que a gente possa tentar solucionar", comentou o prefeito.

 


DEU RISADA

Depois de ler a nota divulgada ontem aqui na coluna, sobre a polêmica envolvendo uma livraria "estacionada" na Praça das Águas, em São Pedro da Aldeia, o vereador Ediel (PDT) entrou em contato com o Portal e disse que riu da situação. Segundo ele informou, o protocolo demonstra que o secretário deu entrada no dia 19, entretanto, Ediel denuncia que a inauguração aconteceu no dia 16, ou seja, três dias antes. "Esse protocolo é para você dar entrada para ver se consegue a liberação. Mas tem que esperar passar pelos setores. O vereador questionou ainda: 'cadê a taxa de uso do solo?' Segundo disse, ele gostaria de ver o recibo de pagamento. E para sanar todas essas dúvidas, Ediel prometeu que amanhã vai ingressar com requerimento na Prefeitura para esclarecimento dessa situação toda. Não tô dizendo que isso ainda vai dar pano para manga?

 


NO INSTAGRAM

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna parece que está aprendendo a usar o Instagram. Ele vem ensaiando alguns vídeos, revelando um pouco da sua vida pessoal. O primeiro mostrou a casa que mora há 18 anos, fazendo questão de dizer que não tem segurança nem guarita na porta. Neste último fim de semana, ele saiu para dar um “rolê” de bicicleta sozinho pela cidade e registrou esse momento. E hoje, ele foi até a entrada do município, onde tem uma Kombi com um vendedor antigo de abacaxi, que teria o suco dos mais gostosos da região. Prefeito foi lá, entre uma reunião e outra: “Já tomou o suco dele?”, me perguntou. Eu disse que não. Ele desafiou: “duvido alguém ter um suco de abacaxi melhor que o dele em toda Região dos Lagos, disparou ele num certo tom bairrista, típico dos cabistas. Renatinho está se aventurando no “Insta” num estilo mais relaxado, ou seja, pessoal e não uma página institucional. É ele por ele mesmo. Um estilo diferente.

 

 


NOVO DELEGADO

E hoje também teve boas-vindas a um novo delegado. André Granado recebeu em seu gabinete Allan Duarte Lacerda, que assumiu a 127ª DP. Desde 2010 na Polícia Civil, é sua primeira titularidade, por oito anos atuou na Divisão de Homicídios, com a mesma equipe que vai acompanhá-lo agora em Búzios. O prefeito aproveitou para mostrar o sistema de monitoramento integrado do município. O novo delegado elogiou muito o sistema e comentou que será muito importante essa integração entre a Polícia Civil e o Poder Público. Allan assume a titularidade da delegacia de Búzios no lugar de Leonardo Macharete, que assumiu a DP de Itaboraí. 

 

 


CCZ BÚZIOS

O vereador João Carlos de Souza dos Anjos, o Dom (Patriotas), divulgou ontem que já foi repassado o valor de R$ 1,1 milhão para a construção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Búzios. Essa verba tem como destino o Fundo Municipal de Saúde e foi emitida no fim do ano. O dinheiro é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Walney Rocha (Patriotas).

 

 


 

NOVA SECRETÁRIA

A pasta de Assistência Social, Trabalho e Renda de Iguaba Grande está sob nova direção desde esta segunda-feira (7), quando assumiu Aline Araújo. E ela já chegou chegando, anunciando novos projetos, como a criação do Centro Dia e Casa da Mulher, e reativação de outros, como o Curumim, padaria-escola e balcão de empregos. "Em breve a gente vai lançar os editais e divulgar mais informações sobre cada projeto. Tem muita coisa boa vindo aí e vamos caminhar juntos para proporcionar o melhor à população", concluiu Aline, na foto ao lado da prefeita Grasiella Magalhães.

 


NOVA ESCOLA

A prefeita de Araruama recebeu na manhã de hoje um casal de idosos (seu Avelino e dona Dilceia) para assinatura da escritura e pagamento do terreno deles, desapropriado amigavelmente segundo a própria Lívia de Chiquinho, onde será construída a nova Escola de Itatiquara. Ainda segundo a prefeita, a instituição de ensino será construída de forma ecologicamente correta.

 

 

 

 


MUITO AMOR ENVOLVIDO

Lívia de Chiquinho, a prefeita, e Chiquinho da Educação, o marido e ex-prefeito, fizeram um clique juntinhos, à beira da Praia Linda, no bairro Areal, em Araruama, no maior amorzinho. Mas preferiram ficar só na areia mesmo, sem arriscar um mergulhinho sequer... Acho que na água, só de iate mesmo.

 


 

 

 

DE DAR INVEJA

Ontem a prefeitura de Macaé fez uma reunião do orçamento de 2019, quando o secretário de Planejamento José Manuel Alvitos apresentou os valores às equipes de execução orçamentária. E o polpudo orçamento, diga-se de passagem, é de fazer inveja à maioria das prefeituras fluminenses: cerca de R$ 2,3 bilhões. As pastas que terão as maiores fatias são Educação e Saúde. Nas perspectivas de investimentos a médio e longo prazo estão incluídas a ampliação da Cidade Universitária, construção de unidades de ensino e de saúde, reforma do Ginásio Poliesportivo, construção da Delegacia de Homicídios e a Estrada de Santa Tereza, entre outras.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias