Falta d'água complica vida de moradores e turistas na Região dos Lagos

Segundo a Prolagos, concessionária está realizando ações emergenciais. Em Cabo Frio, água começou a chegar em locais onde a situação estava mais crítica, como no condomínio Monte Carlo, no Jardim Esperança


A falta de água vem afetando alguns municípios da Região dos Lagos, como Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Búzios, desde o fim do ano passado. Alguns bairros do município cabo-friense, por exemplo, o desabastecimento já ocorre há quase uma semana. 

No condomínio Monte Carlo, do Minha Casa Minha Vida, emno bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, foram dias de suplício e nesta sexta (4) o abastecimento foi reforçado.

Para tentar driblar a situação, quem pode recorre aos caminhões-pipa e galões de água mineral.

A alta temporada agrava ainda mais a situação, já que as populações destes municípios quase que triplicam. E as reclamações são diárias, segundo o Procon cabo-friense (foto no final da matéria).

Em nota, a Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água na região, informou que a concessionária está operando o sistema de abastecimento de água com carga máxima, "no entanto, com o alto consumo a pressão nas redes diminui, principalmente nos pontos mais elevados, sendo necessário reforçar o fornecimento nas áreas mais impactadas, através da rede ou com carros-pipas. 

AÇÕES EMERGENCIAIS

Ainda de acordo com a concessionária, diversas ações emergenciais estão sendo tomadas. "Na noite desta quinta (3), uma bomba auxiliar movida à diesel foi instalada na principal interligação do sistema de abastecimento de Monte Alto e Figueira, em Arraial do Cabo. A medida tem como finalidade melhorar as condições de operação (pressão e vazão) nos bairros citados. Desde o início desta sexta-feira (4), a concessionária está reforçando o abastecimento no condomínio Residencial Monte Carlo (Minha Casa Minha Vida), em Cabo Frio". 

A empresa adotou diversas medidas operacionais, como manutenções preventivas em todas as unidades, aquisição de geradores e bombas extras para não haver interrupção nos sistemas de tratamento e distribuição, máquinas extras como retroescavadeiras e caminhões para auxiliar os reparos emergenciais, entre outras. O atendimento está ampliado com os canais WhatsApp (22) 99722-8242 e Serviço de Atendimento ao Cliente (0800-702-0195) funcionando 24h e as lojas comerciais abertas aos sábados. 

Para agilizar ainda mais o atendimento, foi montado um Centro de Controle para acompanhamento de todos os canais. A empresa não está medindo esforços para minimizar os transtornos no abastecimento de água em função do aumento da demanda.

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