VÍDEOS / TRÂNSITO - Falta de Mobilidade Urbana nas cidades da Região dos Lagos gera transtornos para turistas e moradores nas primeiras semanas do Verão 2019

Setores responsáveis pelo ordenamento do trânsito de cada cidade estão se desdobrando para garantir o mínimo de mobilidade urbana, mas a expansão dos municípios sem o devido planejamento somada à imprudência dos motoristas e o número elevado de veículos torna o trabalho ainda mais complicado e muitas vezes ineficaz


Enfrentar o trânsito nas cidades da Região dos Lagos tem sido um martírio para turistas e moradores durante as primeiras semanas do verão. Com a população praticamente triplicando em cidades como Cabo Frio, Búzios e Arraial, se locomover através de carros, ônibus e até mesmo a pé ou de bicicleta tem sido um desafio e tanto para quem pega as principais vias dos municípios.

Os setores responsáveis pelo ordenamento do trânsito de cada cidade estão se desdobrando para garantir o mínimo de mobilidade urbana, mas a expansão dos municípios sem o devido planejamento somada à imprudência dos motoristas e o número elevado de veículos torna o trabalho ainda mais complicado e muitas vezes ineficaz.

Em Cabo Frio, a secretaria de Ordem Pública se empenhou para controlar o trânsito e ainda contornar os problemas recorrentes dos verões, como a presença de flanelinhas e o estacionamento em locais irregulares, que interfere no direito de ir e vir dos pedestres.

Mesmo como o ordenamento sendo realizado em locais específicos, como a orla da Praia do Forte, motoristas reclamam da falta de agentes de trânsito em pontos estratégicos como as avenidas Teixeira e Souza, América Central e Júlia Kubitscheck, principalmente no cruzamento com a Rua Alex Novellino (foto), onde as retenções são constantes desde a segunda quinzena de dezembro.

O trânsito também é complicado nos dois sentidos da Ponte Márcio Correa, em toda a extensão da Avenida Wilson Mendes e nos bairros adjacentes, como Porto do Carro e Jacaré. As retenções também são constantes na Gamboa, Ogiva e Peró, que passou a receber ainda mais visitantes depois de ganhar a certificação de Bandeira Azul.

Na altura do bairro Jacaré, mais retenções no cruzamento da Rua Samuel Bessa coma Avenida Wilson Mendes:

Durante a noite, a Ponte Felíciano Sodré, que liga o Centro aos bairros periféricos e também serve de acesso para quem vai para Búzios, fica completamente congestionada, causando um nó no trânsito da região central:

Quem segue sentido Peró na hora do rush precisa de muita paciência com as retenções que se formam desde a Gamboa:

De acordo com o Cel. Fabio Carvalho, secretário de Ordem Pública de Cabo Frio, o trabalho desempenhado pela pasta durante o período de virada de ano foi bem planejado e implementado, e deverá sofrer penas ajustes pontuais para o decorrer da alta temporada:

“O planejamento existe e é executado diariamente pela Guarda Municipal e agentes de mobilidade. Não há engarrafamentos, há retenções devido ao excesso de veículos, afinal recebemos cerca de 1 milhão e duzentas mil pessoas em uma cidade de pouco mais de 200 mil com estrutura e capilaridade de cidade pequena do interior. Vemos que o esquema de trânsito foi bem planejado e implementado, embora alguns ajustes pontuais devam ser feitos diariamente. Tivemos o melhor réveillon em termo de organização dos últimos 20 anos. Os problemas recorrentes como flanelinhas e paradas irregulares tiveram resposta à altura, com prisões, multas e apreensões. Fizemos muito mais que em outros anos e os números falam por si” – afirmou o secretário de Ordem Pública, complementando:

“Cabo Frio hoje está se transformando em uma cidade ordenada. Chegaremos em um ponto de excelência, mas a cultura do tudo pode está mudando. Os cidadãos que vivem e visitam Cabo Frio estão notando. Pela primeira vez os ônibus de linha circularam no Peró, por exemplo, durante o Réveillon. Temos muito a fazer, mas em cinco meses fizemos muito mais do que foi feito nos últimos 20 anos no que tange a ordenamento” - afirmou o Cel. Fabio Carvalho, secretário de Ordem Pública de Cabo Frio.

Para ajudar na fluidez do trânsito do segundo distrito de Cabo Frio, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana de Tamoios recebeu um reforço de 10 agentes para atuar durante o verão. No total, são 47 agentes de mobilidade atuando em todo o distrito.

O objetivo é dar atenção redobrada nos pontos críticos, principalmente no cruzamento da Rua das Pacas com a Avenida Independência, no bairro Samburá, trecho onde os congestionamentos são frequentes, e orientar os motoristas que insistem em desrespeitar as regras de trânsito.

 

ARRAIAL DO CABO / CAOS GERADO PELA SUPERLOTAÇÃO GANHOU DESTAQUE NACIONAL E PREFEITURA PROMETE CRIAR BOLSÕES DE ESTACIONAMENTO PARA DESAFOGAR O TRÂNSITO

Arraial do Cabo, um dos principais destinos turísticos da região, padece anualmente por receber um número de visitantes maior do que a estrutura da cidade comporta.

Desde o início do verão, o município sofre com a superlotação e os constantes congestionamentos em seu único acesso, realizado pela RJ-140, e em praticamente todas as ruas que cortam a região central da cidade.

Toda essa situação caótica consolidada às vésperas da virada de ano foi retratada pelo jornal O Globo e, mais recentemente, pelo site Catraca Livre, ambos de alcance nacional.

A matéria do O Globo destacou que "o município não suporta receber os cerca de 300 mil turistas que vieram passar o último final de semana na cidade, que tem população de 30 mil moradores". Em outro trecho, a reportagem fala que, "no último sábado antes do verão, a marina de onde partem passeios náuticos, na Praia dos Anjos, estava completamente tomada. Na Prainha, faltava espaço para tanto guarda-sol" e que "o transporte até as Prainhas do Pontal se transformou em disputa que põe a cidade em pé de guerra".

Heitor Sodré Neto, secretário de Segurança Pública de Arraial do Cabo, afirma que está atuando em conjunto com a secretaria de Turismo para tentar contornar os problemas de mobilidade urbana do município, e revela que bolsões de estacionamento serão criados em diversos pontos da cidade para desafogar o trânsito e garantir mais fluidez durante a alta temporada.

"A solução mais viável é criar bolsões de estacionamento em diversos pontos da cidade e propor incentivos para que os turistas utilizem táxis e jardineiras para circular no município. Desta forma, vamos diminuir o fluxo de carros nas ruas e nos acessos às praias. Estamos contratando agentes controladores para ajudar na fluidez do trânsito nos trechos onde há retenções e dentro de algumas semanas estaremos dando início ao processo de licitação do estacionamento rotativo" - detalhou Heitor Sodré.

Nesta sexta, o Procon de Arraial realizou uma operação conjunta com a Fiscalização de Posturas e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente, onde identificou diversos estacionamentos irregulares no município. Conforme apurado pelos agentes, além de não terem alvará de funcionamento, alguns cobravam valores abusivos de até R$ 100 por veículo. Diversos locais foram interditados e seus responsáveis autuados.

Categorias: Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias