BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (27)

Prefeito de Cabo Frio responde denúncia de vereador; Disputa acirrada para comando da Câmara cabista; Verão bombado; Posse da diretoria da Câmara de Araruama; Cadê a prefeita? E muito mais!


FICOU NERVOSO E FOI... TRICOTAR

O prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano não está nada satisfeito com o vereador Rafael Peçanha (PDT), que ontem entrou com representação questionando a legalidade de compra emergencial de insumos pela secretaria de Saúde, no valor de R$ 7,4 milhões. Taxou a postura do parlamentar de "palhaçada" e disse que cansou das acusações, e por isso, vai processá-lo: "Chega! Vou tomar medidas judiciais cabíveis contra ele", revelou o prefeito ao telefone. Assim que a coluna saiu ontem, não deu cinco minutos e o prefeito ligou. E estava bastante firme nas suas posições. Falou que Rafael "chegou atrasado", pois antes de disparar os contratos com as empresas, a Prefeitura já havia apresentado documentação ao promotor André Navegas, do MP, para fazer a verificação da lisura. Até porque, a Lei de Licitações permite ao gestor cancelar ou impedir que uma empresa que não esteja em conformidade com a lei não seja contratada, mesmo tendo vencido a licitação. É o que se chama de Autotutela Licitatória. "Ele na verdade, está adiantado na eleição de 2020, mas está atrasado na hora de procurar o MP. Ainda estamos terminando o ano de 2018 e é lamentável ver a fome e a voracidade de Rafael Peçanha às eleições de 2020, quando na verdade deveria estar se preocupando com o bem estar da cidade", disparou Dr Adriano. A propósito, a foto aí é de ontem à noite, quando o prefeito foi visitar a Feira de Artesanato. Aproveitou e fez um tricozinho para acalmar os ânimos. Ficou fofo!

 

 

 

DISPUTA ACIRRADA

Em Arraial do Cabo, a turma do Beco da Fofoca não fala de outra coisa a não ser eleição para Câmara. Na competição, figuram somente o atual presidente da Câmara, Ayron Freixo (PR), e opositor, Davi Pancinha (PV). Clayton desistiu de participar, mas está apoiado colega do PV. A parada está tão frenética, que o mesmo voto está sendo disputado várias vezes, no mesmo dia. E Ayron ainda tem contra ele o regimento interno, que precisaria de mudanças antes do ano acabar. Para a turma da oposição, a questão já está praticamente definida. Mas para o grupo de Ayron, tudo pode acontecer a qualquer momento. Amanhã vai ter sessão extraordinária na Casa, às 10h, para tratar do pleito. Vamos ver o que o presidente vai arranjar para garantir a sua participação, na tentativa de se reeleger. Uma coisa é certa, Ayron e Pancinha estão como doidos de um lado para o outro. Na casa que um sai, o outro entra imediatamente. Lá no Cabo, não tem esse clima romântico de fidelidade. Se beijou uma boca de manhã, nada garante que vai beijar a mesma boca de tarde. Se é que me entendes...

 

 

 

VERÃO BOMBADO

Arraial se destacou entre as demais cidades da Região dos Lagos pela programação de fim de ano. Só se fala em vir para o Cabo por aí afora. Os shows já começaram desde a semana passada, com a diva do forró, Elba Ramalho. E a partir de amanhã, a programação é de tirar o fôlego. Sexta tem Detonautas, sábado Biquíni, domingo Ramona Rox e Melim, e no dia da virada mesmo, optaram por um artista local (Leo Parazzi), assim o custo fica menor, e a cidade já está muito acima da lotação. E a criatividade para realizar eventos através em parcerias com iniciativa privada, tem sido grande trunfo do secretário de Comunicação e Eventos, Ronnie Plácido: "Empresário não tem que vir ganhar dinheiro com evento na cidade e não deixar nada aqui", disse Ronnie num tom altamente bairrista. O secretário termina o ano com sentimento de alma lavada: "Estou feliz. Tiramos do papel este ano o primeiro Festival de Jazz e Blues, primeiro festival gastronômico com a participação do comércio local, trouxemos o Santo Samba, o "Touristórico", o primeiro encontro de Samba de Raiz, criamos a Tardezinha Musical e ainda conseguimos a liberação do estádio. Tudo isso sem usar recursos públicos. Sabemos o valor de Arraial. É Preciso boa vontade política para realizar sem usurpar dos cofres municipais", disse ele. Fica a sugestão para que Ronnie realize um workshop com os secretários dos municípios vizinhos, trocando experiência e mostrando o caminho das pedras. Afinal, os tempos são de PPP.  

 

 

 

ANTES DO RECESSO

A Câmara de Búzios vai entrar em recesso amanhã e só retorna dia 4 de fevereiro, funcionando apenas em meio expediente nesse período. Antes porém, tem sessão extraordinária nesta sexta (28), que dispõe sobre autorizar ao poder executivo a abrir crédito adicional especial no orçamento vigente, que visa criar elemento de despesa em exercícios anteriores oriundo de fonte Fundeb, no programa de manutenção de unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação. Tem ainda uma emenda à lei orgânica municipal e a criação da tarifa de desembarque do cais do centro de Búzios para barcos de passeio, escunas e similares. Essa sessão está marcada para as 20h30.

 

 

 

SESSÃO SOLENE

Dia 1º de janeiro tem sessão solene de posse da nova Mesa Diretora e Comissões Permanentes da Câmara de Araruama, para o biênio 2019/2020, marcada para as 19h. Quem vai comandar a Casa pelos próximos dois anos será a vereadora Penha Bernardes. A "Chapa Rosa", cuja eleição foi confirmada mês passado, em decisão dada pelo TJ, ainda conta com os vereadores Nelson Luiz (1º vice-presidente), José Antônio da Agrijar (2º vice-presidente), Gabriel Vargas (1º secretário) e José Rodolfo, o Buda, (2º secretário). Com certeza vai ser um período nada fácil para a prefeita Lívia de Chiquinho com o grupo opositor assumindo a Casa legislativa. A propósito, Penha foi ontem à Prefeitura para entregar o convite da solenidade a Lívia, que não estava, já que havia ido ao Rio assinar termo de posse da área do Parque Hotel (como divulgamos na BM de ontem). A pergunta que fica é: será que a prefeita vai?

 

 

APERTEM OS CINTOS... A PREFEITA SUMIU!

Iguaba Grande, como já se sabe, entrou em recesso dia 24 e retorna somente dia 3 de janeiro. E a prefeita está em recesso também. Na cidade o comentário, de fora a fora, é que Grasiella Magalhães fechou as portas da Prefeitura pra se dar de presente um passeio para o exterior. O Portal tentou contato com a assessoria de comunicação da prefeita para confirmar essa informação, mas sem sucesso. Muito provavelmente porque todos estão de férias coletivas. O fato é que povo de Iguaba às vezes até aumenta, mas não costuma mentir. Para essa informação ter tomado conta da cidade é porque as luzes da fazenda andam apagadas...

 

 

 

 

 

CONTANDO NINGUÉM ACREDITA

Parece pegadinha de final de ano mas é a mais pura verdade. A prefeitura de São Pedro da Aldeia parece que estava só esperando começar o furdunço no trânsito, com a chegada dos turistas que vêm passar o final de ano na região, para, pasmem, fazer manutenção de sinalização de trânsito. Hoje no fim da manhã - quando o fluxo de carros, ônibus e outros veículos já gerava engarrafamento no acesso à cidade - o trânsito na saída da Vialagos para a RJ-140 ficou completamente parado na altura da Praia do Centro por causa de um desvio onde estava sendo pintada faixa de pedestres. Ô prefeito! Se não houve tempo hábil para realizar a obra, era melhor ter deixado para depois... ou durante a madrugada, quem sabe.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias