Donos de quiosques e restaurantes de Búzios tentam reverter o Plano de Ordenamento nas Praias aprovado às vésperas do verão

Nas redes sociais, população apoiou medidas tomadas pelo poder público com o intuito de garantir o direito de ir e vir dos frequentadores


O Plano de Ordenamento nas Praias de Armação dos Búzios para a alta temporada, que foi elaborado em cima do verão, não agradou nem um pouco os donos de restaurante e quiosque do balneário, que estiveram na Prefeitura na quarta-feira (26) para tentar reverter a determinação de que apenas cinco guarda-sóis poderão ser colocados na areia por cada estabelecimento e apenas no momento em que estiverem sendo utilizados.

Os comerciantes afirmam que o número de mesas e cadeiras liberados pela Prefeitura é insuficiente para atender a demanda, e que idosos e crianças, por exemplo, precisam de maior comodidade para se proteger deste que deve ser o verão mais quente dos últimos anos. Além disso, os empresários afirmam que a redução drástica no número de guarda-sóis com mesas e cadeiras pode resultar na demissão de funcionários, já que os comerciantes temem uma queda considerável no faturamento previsto por eles.

O gerente de um restaurante situado na Praia de João Fernandes sugeriu que duas fileiras de cadeiras padronizadas ficassem na faixa de areia durante todo o expediente dos estabelecimentos, sendo retiradas apenas ao final do dia.

“Essa ideia de colocar o Guarda sol assim que o cliente chega e retirar em sua saída, poderá causar transtornos. Esse tira e coloca durante todo o dia pode atrapalhar a prestação do serviço e gerar mais desconforto, ao invés de reduzir. Precisamos encontrar um meio termo que seja favorável para todos” – argumentou o empresário.

 

NA REDES SOCIAIS, POPULAÇÃO DEMONSTROU APOIO ÀS MEDIDAS TOMADAS PELO PODER PÚBLICO PARA ORDENAR AS PRAIAS BUZIANAS

Se por um lado comerciantes e funcionários estão apreensivos com o choque de ordem imposto às vésperas do verão, por outro, os frequentadores veêm com bons olhos as medidas tomada pelo poder público:

“Tomara que a Prefeitura não recue quanto a isso. Uma vez fui à praia de João Fernandes e armei meu guarda-sol, e imediatamente um cara mandou eu fechar falando que ali era o espaço reservado para alugar os dele. Como um bom buziano que sou, continuei com meu guarda-sol aberto e curti com minha família mesmo assim. Esses caras só pensam em $$$, dane-se os buzianos, a começar pelos preços cobrados, né?” – disse Ramon Grativol.

”Parabéns, ótima notícia, porque chegar na praia e não ter onde colocar suas coisas é o fim. Aí você vai falar com algum garçom e ele te olha de cara feia achando que é o dono da praia. Já estava na hora mesmo de algo ser feito e mostrar que a praia é pública, e agora os quiosqueiros vem com desculpa disso e daquilo. Chegou nesse ponto por causa de vocês mesmos, que se acham donos da praia” – esbravejou Beto Bzs.

“Quantas vezes já fui na praia e ñ consegui um espaço pra poder esticar uma canga pagando um kit praia ou consumir algo sendo que minha permanência era pouco. Achei bacana essa delimitação sim” – Renata Rê.

“Eu sou de Itaboraí e estou sempre em Búzios, e pra mim, que tenho guarda sol e cadeiras, não faz sentido ter que alugar um kit em um quiosque por falta de espaço para montar o meu” – lamentou Mariana Silva.

“Tem que limitar mesmo! Eles tomam conta da praia toda e ainda cobram por isso! Deixa o cliente chegar e se quiser mesa o quiosque coloca na hora. Chega de bagunça” – disse Léo Ackerman.

“Amei esse novo plano! Eles ocupam toda a areia! Cobram um valor absurdo para quer sentar, acham que todos são turistas ricos! Aí queremos levar a nossa cadeira com guarda sol, não pode, porque eles praticamente expulsam a gente! Só os ricos têm vez nessa cidade, nós moradores não somos nada” – esbravejou Gabi Almeida.

“Fui na Praia da Azeda levar minha esposa pra conhecer e ficamos o tempo todo dentro da água, porque não tinha espaço na areia” – lamentou Edison Souto.

“Acho ótimo! Ir na praia e ter que brigar por um pedaço de areia é o cumulo. Praia pequenas, como a Azeda então, impossível levar cadeira e guarda sol próprio de tantos em aluguel que tem. Ridículo isso” – Maria Laura.

“Os caras querem tomar conta da praia toda. Vai na ferradurinha, é impossível colocar um guarda sol próprio. Concordo que o meio termo seria o mais justo. Mas as pessoas não cumprem, é isso acaba prejudicando a todos. Vocês que cumprem deveriam ajudar a fiscalização oprimindo os que não cumprem” - argumentou Johnny Torres Vago.

“Parabéns a Prefeitura de Búzios. Os barraqueiros tem que aprender que não são donos da areia, principalmente em João Fernandes. Se na Rua das Pedras tem limite de cadeiras, porque na praia não pode ter?” – declarou Gustavo Cruz.

*Matéria com base em informações e imagens do Búzios Notícias

Categorias: Armação dos Búzios Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias