BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (18)

Denuncias do vice provoca operação conjunta em Arraial; Perigo dos vices; Adriano paga 13º na sexta; Coletiva de Chumbinho cancelada; Decisão favorável à Politécnica de Araruama; E muito mais...


CUIDADO COM O VICE I

Hoje Arraial do Cabo foi varrida por uma operação do Ministério Público, Delegacia Fazendária e Tribunal de Contas do Estado. Foi uma lestada só. E quem soprou esse vento, foi o vice-prefeito Serginho Carvalho, conforme disse o próprio promotor, Dr Marcelo Arsênio. Seginho, ainda dentro do governo (entre março e abril desse ano) fez várias denúncias contra a gestão de Renatinho Vianna com objetivo de atingir ao prefeito. E atingiu. O prefeito estava bastante abatido. Acompanhou a operação na sede da prefeitura com os agentes, mas depois, ele revelou a surpresa com aquele que um dia foi seu companheiro de luta. Serginho e Renatinho eram os vereadores da oposição que conseguiram tirar Andinho do poder. Pareciam amigos para a vida toda. Nada como um dia após o outro para a realidade mudar completamente.

 

 

CUIDADO COM O VICE II

A verdade é que Renatinho e Serginho não estavam se entendendo desde que assumiram o poder. (Ah, o poder!) E mesmo antes, na campanha, pessoas próximas ao prefeito já alertavam que ele poderia ter uma experiência parecida com a da ex-presidenta Dilma Rousseff, que foi apunhalada pelo vice dela, Michel Temer. Ele duvidou. Mas a profecia se cumpriu. Renatinho revelou que sabia que Serginho estava conspirando pelas suas costas, falando mal dele por toda cidade e também  indo ao MP fazer denúncias, mas segundo disse, “acreditava que as denúncias não teriam força para seguir a diante, por ter tomados medidas de transparência no governo, como licitações on line, portal da transparência e entre outros: “Inclusive eu o desliguei da Assistência Social justamente porque ele que estava fazendo coisa errada lá. Por isso foi demitido. Só pra citar, descobrimos um freezer com 100kg de carne estragada quando ele saiu do setor. Vou provar que essas denúncias são infundadas”, desabafou Renatinho. Veja a entrevista exclusiva ao RC24h que ele concedeu explicando a versão dele dos fatos.

 

 

 

 

 

CUIDADO COM O VICE III

Uma das denúncias foi feita no setor que o vice comandava até bem pouco tempo atrás, que era a Assistência Social. Segundo os investigadores, não havia controle da entrega das cestas básicas. Questionando se a denúncia não poderia ser uma vingança pela perda de espaço no governo, os investigadores não descartam essa possibilidade, mas afirmaram que as denúncias foram investigadas e foi verificado fundamento. Ligamos insistentemente para o vice para saber a versão dele dos fatos, mas ele não atendeu. Para a INTERTV, ele negou que fosse o denunciante, embora os investigadores foram espontâneos e enfáticos na revelação do nome dele. O MP descartou a participação do prefeito Renatinho no esquema, pelo menos até essa fase das investigações.

 

 

CUIDADO COM O VICE IV

Essa situação certamente fará qualquer um escolher melhor quem irá compor sua chapa de vice. Depois do Temer, do Henrique Gomes de Búzios (vice de André Granado) e do Serginho Carvalho, a lição que fica é: não se faz mais vices como antigamente. Nos dias de hoje, o que parece é que eles não pensam duas vezes em puxar o tapete (ou cadeira) do companheiro. 

 

 

 

DEPOIS DO FECHAMENTO

Entrou mesmo em pauta da sessão plenária ordinária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (18), o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a manutenção do mandato do prefeito reeleito de Armação dos Búzios (RJ), André Granado. Há também processos referentes às Eleições de 2018. Como o julgamento estava previsto para acontecer somente após às 19h, o resultado mais ansiado da cidade será divulgado após o fechamento desta coluna.  Os agravos regimentais do MPE foram apresentados contra decisão individual do ministro relator Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que proveu recursos especiais de André Granado contra a cassação de seu mandato. Em 2017, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou o mandato de Granado por inelegibilidade decorrente de ato doloso de improbidade administrativa no qual teria ocorrido dano ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. A conduta ilegal teria sido praticada no primeiro mandato do político à frente da prefeitura. Se der ruim, a cidade passa por novas eleições em 2019. Se der bom pra André, ele governa até o fim.

 

 

 

13º À VISTA

O servidor municipal de Cabo Frio pode comemorar porque vai ter dinheiro pra compra um perú antes do Natal. Quem garante essa boa notícia é o secretário de Fazenda Antônio Carlos Cati, que informou isso pessoalmente hoje pelo telefone. Sempre muito cauteloso, na semana passada ele afirmava que pagaria o 13º somente dia 25, mesmo assim, entre 60 e 70% do total, pagando o restante somente em janeiro. Mas Cati revelou que outras receitas entraram nos cofres do município nestes últimos dias, dando margem de manobra ao governo. Por isso, Adriano mandou pagar na próxima sexta-feira (21) integral, ou seja, 100% do benefício natalino aos servidores. O secretário salientou ainda que vai mandar o dinheiro para o banco na quinta-feira (21), para que entre o depósito na conta dos trabalhadores ainda na sexta, nos mais tardar.  Esta aí o que o povo queria!

 

 

 

COLETIVA CANCELADA

Voltou atrás. O prefeito de São Pedro, Claudio Chumbinho, que havia anunciado uma coletiva, desistiu. A Comunicação enviou nota hoje informando o cancelamento e motivações: “A Prefeitura de São Pedro da Aldeia comunica o cancelamento da coletiva de imprensa, prevista para quinta-feira (20). Motivo: o prefeito Cláudio Chumbinho terá que ir ao Rio resolver assuntos relacionados a convênios de obras do município. Assim que for definida nova data para coletiva avisaremos aos jornalistas”.

 

 

 

 

 

 

POLITÉCNICA EM 2019

O vereador Zé Antônio Agrijar (PSDB), arregaçou as mangas e resolveu o problema da Politécnica de Araruama através de uma ação impetrada na justiça. A decisão saiu ontem, e foi muito comemorada no município. A juíza da 1ª Vara Civil de Araruama, Drª Alessandra Araújo determinou o seguinte: “Outrossim, determino in limine que o Município réu se abstenha de interromper em 2019 os cursos profissionalizantes em curso na Escola Politécnica, ou seja, determino que viabilize que os alunos do 1º ano aprovados em 2018 (e repetentes do 2º ano) possam cursar no início do ano letivo de 2019 (fevereiro) o 2º ano, oportunizando-os a conclusão do curso. Determino que em 24 horas adequadamente ao Corpo Docente e ao Corpo Discente da Escola Municipal Politécnica Antônio Luiz Pedrosa acerca do funcionamento de seus serviços educacionais profissionalizantes, o local onde funcionará em 2019 e qual serviço público será prestado nas atuais dependências da mesma (Av. Brasil, 10, 3º andar, Centro, Araruama).O descumprimento de qualquer das presentes tutelas de urgência importará em multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais) devida pelo Chefe do Poder Executivo de Araruama em favor dos cofres públicos do próprio Município e Estado (metade para cada), sem prejuízo de eventuais sanções que se fizerem adequadas em eventual recalcitrância. Foi uma importante vitória para os estudantes. Agora, é esperar para ver se a prefeita Lívia de Chiquinho vai acatar a decisão ou afrontar a juíza novamente.

 

 

 

TRANSPARÊNCIA EM IGUABA

Na semana passada, foi sancionada pela prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, a Lei que disponibiliza Diário Oficial Eletrônico. A Lei assegura a publicação, exclusivamente, digital no âmbito municipal. Projeto é da própria prefeita e já foi aprovado pela Câmara, Agora, a cidade tem prazo de 90 dias para adequação. Nesta terça, Grasiella e o vice Leandro Coutinho receberam o Comandante da 7ª CIA, Genilson Saraiva, e o Comandante do 25º Batalhão, Coronel Dantas, para consolidar acordo do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis), que promete um patrulhamento maior durante a alta temporada. Também, estiveram presentes o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Pablo Veras e o Coordenador da Guarda Civil Municipal, Marcel de Andrade.

 

 

 

 

Categorias: Política Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias