COLUNISTA RC24H / DR. RAFAEL ALMENARA: Lista maldita? Os 10 piores alimentos

'Concordo que os alimentos listados não são em hipótese alguma recomendados, mas daí à classificação e colocação como os 10 piores...é até difícil pensarmos em toda gama de alimentos e possibilidades que hoje são oferecidas'


Achei bastante interessante a lista que tem circulado na internet. Uma lista elaborada pela nutricionista Dra. Michelle Schoffro Cook, contendo os dez piores alimentos existentes. Por isso gostaria de acrescentar algumas observações juntamente com a profissional acima, respeitando, claro, o trabalho da profissional.

Primeiro, olhe as imagens e depois leia sobre elas, ok?

Segue abaixo a lista divulgada:

10º lugar: Sorvete. Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans., além de corantes e de sabores artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho. De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza. A nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7 º lugar: Batatas fritas. Contêm não apenas gorduras trans., que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo.

6º lugar: Salgadinhos de batata. Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon. Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente. Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colo-retal.

3º lugar: Donuts (rosquinhas). Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans., “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante. Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet. “É a minha escolha para o pior alimento de todos os tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de LynneMelcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte."

Concordo que os alimentos listados não são em hipótese alguma recomendados, mas daí à classificação e colocação como os 10 piores...é até difícil pensarmos em toda gama de alimentos e possibilidades que hoje são oferecidas. A indústria inventa algo a cada dia e, o pior, se pensarmos em qualidade e possíveis danos ao nosso organismo, sinto informar, mas nem verduras, frutas e carnes comeríamos... estão com agrotóxicos e antibióticos! A carne branca ou vermelha que comemos pode ser tão prejudicial ou mais que uma gordura trans! O antibiótico presente nela pode permanecer por até 6 meses em nosso organismo, aniquilando nossa microbiota, que é a flora de micro-organismos intestinais extremamente necessários para a saúde. Diante de tudo o que temos visto, é difícil pensarmos em piores alimentos...cada um com seus males...

Mas, a lista faz sentido, valendo apenas algumas observações. Não colocaria o refrigerante diet em primeiro lugar. O refrigerante normal é ruim pela quantidade de açúcar, mas acho o zero pior pela quantidade de sódio, que é imensa. O sódio influencia pressão, retenção hídrica e ainda prejudica a absorção de cálcio, podendo ter impacto negativo na saúde óssea. O refrigerante já é ruim pelo pH ácido que prejudica a estrutura mineral óssea e, com excesso de sódio então...pior ainda. Em relação ao refrigerante diet, ainda não temos comprovação científica suficiente que assegure a toxicidade do aspartame e, se dissermos que este produto é ruim pela presença do aspartame, teríamos também que incluir na lista todos os outros alimentos diet que, em sua maioria são a base de aspartame! E se entrarmos no mérito do adoçante, nenhum artificial é recomendado, só os naturais, a base de estévia e sucralose. 

Em relação aos Donuts, são ruins? São! Mas todos os biscoitos recheados, bolos industrializados, produtos com recheio industrial...todos esses têm gorduras trans em grande quantidade! Teríamos que incluir todos com o mesmo grau de “maldição”.

O cachorro-quente acabou pagando o pato nessa lista, mas o problema é da salsicha e, com ela encontram-se todos os outros embutidos...salame, mortadela, linguiça... todo embutido prejudica da mesma forma. O fato da salsicha ser de frango, chester...isso não quer dizer nada, viu?! É feita com gorduras de carnes e tem nitrito da mesma forma. Todos os embutidos têm nitrito de sódio, que realmente é prejudicial à saúde, não apenas a salsicha!

Quanto a pizza, sorvete, salgadinhos, todos são industrializados e, portanto, tem gordura trans e são ricos em açúcares, assim como todos os outros alimentos industrializados...Então é a mesma história...é ruim? É! Mas todos são!

A acrilamida na batata-frita é verdade, mas não temos ainda parâmetros que assegurem a quantidade em que essa substância é tolerável no nosso organismo e, portanto, não podemos associar a presença dela ao risco de câncer e outras doenças. Tudo são suposições. A acrilamida é realmente formada em carboidratos quando fritos em temperaturas acima de 120°C e, é ruim ao nosso organismo, isso é fato. Só é recente afirmar que ela está diretamente ligada ao desenvolvimento de câncer. E o óleo da fritura, quanto mais reaproveitado, quanto mais utilizado, mais acrilamida. 

Espero que tenham compreendido. Não que não concorde que esses alimentos são ruins, só não podemos listá-los como os piores, porque junto deles, existem vários...Sem contar outros que nem entraram na lista. Hoje sofremos nas mãos da indústria...quase tudo é ruim! Se pensarmos em tudo, não comemos! Claro que temos que ter bom senso e saber que determinadas coisas não têm como serem boas, em hipótese alguma, mas as pesquisas hoje abrem nossos olhos para dados que nem imaginávamos. E a margarina? E o macarrão instantâneo???? Um simples churrasco, por exemplo, pode ser cancerígeno! Pois a brasa libera uma substância tóxica chamada hidrocarboneto. Embalagens plásticas liberam fitalatos que também são tóxicos. Peixes estão com metais pesados. Hortaliças estão com pesticidas. Todos os industrializados com gorduras trans, aditivos, conservantes... É muito difícil selecionar!

Mas é interessante a iniciativa da nutricionista, até entendo que isso possa ter sido solicitado e ela encontrou uma forma de sintetizar e falar sobre alguns, mas não podemos nos deter a isso, achando que eles são a raiz de todo mal.

Temos atualmente uma grande preocupação com outra substância, a glicose de milho, que é muito consumida em produtos industrializados, especialmente nos EUA. Esse açúcar tem sido muito usado porque custa menos para ser produzido. Ele é proveniente de sementes de milho modificadas, onde o amido de milho passa por diversos processos até virar um açúcar liquido. A indústria tem usado então este produto como alternativa mais barata ao invés do açúcar de cana. A Glicose de Milho salienta o sabor de frutas e de alimentos industrializados. Faz barrinhas de cereais ficarem com textura mais macia, por exemplo. E, precisa ser sim uma preocupação atual, pois tem influenciado bastante no aumento de casos de obesidade, diabetes, dislipidemias... Sabemos que o consumo elevado de açúcares é prejudicial e, alimentos com glicose de milho são ainda mais preocupantes.

Portanto, após a análise de todos os fatos, creio ser possível concluir que vivemos em um mundo industrializado, dominado por tecnologias de ponta e, que infelizmente, só pioram a qualidade nutricional do que ingerimos. Foi tempo em que comer saudavelmente era fácil...Hoje, a feira pode não ser tão boa assim... De qualquer forma precisamos sempre usar o bom senso e, com todas essas observações, queremos que você possa tirar suas conclusões e fazer decisões conscientes. 
Até a próxima!!!

 

*Dr. Rafael Almenara - Médico, nascido no Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio. Formado em Medicina pela UNIGRANRIO em 2004. Com cursos, atualizações e certificações pela Flórida International University, USP, Mesotherapy worldwide, pela A4M, dentre outros. Atua na área de Medicina, Medicina Esportiva e Dermatologia Estética, na Cidade de São Paulo, desde 2005, onde era citado pela mídia “Médico das Celebridades”. Atualmente, atende em suas clínicas em Arraial do Cabo e Cabo Frio, Rio de Janeiro. E estreará um Programa PIONEIRO de Transformação. Seu Slogan: Cuidando do Seu Bem-Star!!! / Contatos: Instagram: @drrafael_almenara - @bemstarclinica - @belastarclinica - Facebook: https://www.facebook.com/rafael.almenara - Blog: https://rafaelalmenara.blogspot.com/ - Tels: BemStar Whats: (22) 99867-1302 - BelaStar Whats: (22)99887-2318

Categorias: Opinião Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias