Prefeitura de Búzios multa Prolagos por vazamento de esgoto na Orla Bardot

O caso foi registrado na 127ª DP como poluição e crime ambiental. Concessionária afirmou que trabalha em conjunto com o Poder Público para identificar as causas e respectivas providências a serem tomadas para a manutenção da rede de esgotamento sanitário


Na noite do último sábado (24), a Prefeitura de Búzios multou a Concessionária Prolagos pelo vazamento de esgoto ocorrido na rede em frente ao restaurante Salt, na Orla Bardot. Por volta das 21h, uma denúncia levou os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente ao local, onde constataram o despejo de esgoto por transbordamento do bueiro com grande volume de detritos seguindo em direção ao mar. O caso foi registrado na 127ª Delegacia de Polícia como poluição e crime ambiental.

No mesmo dia e horário acontecia a Night Run (corrida noturna) e centenas de atletas tiveram que passar no local, atravessando sobre o vazamento de esgoto.

Acionada, a empresa enviou um caminhão para sugar o esgoto excedente da rede, e agora a Prefeitura aguarda uma explicação para o ocorrido. O caso é reincidente. Recentemente a Prolagos foi multada pela Prefeitura pelo mesmo motivo, no mesmo local. O fato fez com que a multa aplicada desta vez dobrasse de valor, passando de 20 mil UPFM (Unidade de Padrão Fiscal do Município) para 40 mil UPFM.

Descontente com a atuação da Prolagos no município, o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Hamber Carvalho, cobra um novo posicionamento da empresa em relação ao esgoto. Falando em nome do prefeito e de toda a população de Búzios, ele discursou na última Audiência Pública da Prolagos, realizada no dia 22, em São Pedro da Aldeia, destacando a disparidade da proposta da Prolagos em apresentar a 4ª revisão tarifária quinquenal do contrato de concessão, sem contemplar Búzios com a rede separativa de esgoto nos bairros localizados na parte continental da cidade. 

‘’Como uma população que vive de seu ativo ambiental que são as praias, que tem sua economia baseada no turismo, pode aceitar esgoto jorrando no mar? E ainda pagar aumento de tarifa? Como vamos passar mais cinco anos com coleta a tempo seco, se hoje este tipo de solução já não serve mais?’’ ressaltou Hamber Carvalho.

Para a Prefeitura a questão principal é a necessidade urgente de posicionamento da Prolagos. A empresa deve se manifestar no sentido de iniciar um projeto de coleta em rede separativa de esgoto, para a parte continental do município, bem como prestar um serviço de excelência na manutenção das redes existentes, evitando acidentes que são verdadeiros crimes ambientais que ameaçam a natureza e a economia de Búzios.

Em nota, a Prolagos afirmou que já está trabalhando em conjunto com a Prefeitura para resolver a situação. "A Prolagos está trabalhando em conjunto com o Poder Público para identificar as causas e respectivas providências a serem tomadas para a manutenção da rede de esgotamento sanitário na Orla Bardot, em Búzios, uma vez que diversos fatores estão influenciando na operação do sistema, como, por exemplo, o descarte de gordura diretamente na rede", disse o comunicado.

Categorias: Armação dos Búzios Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias