CULTURA / Eventos celebram o Dia da Consciência Negra em Cabo Frio e Búzios

Movimentos culturais da região irão realizar atividades em Cabo Frio e Búzios


Em função do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), movimentos culturais da região irão realizar atividades para celebrar a data. As celebrações começaram no sábado (17), com o Projeto Cultural AFROnta Lagos promovendo um evento em Cabo Frio com Feira Afro, desfile, roda de conversa e muita música.

Nesta terça (20), o Dia da Consciência Negra será comemorado em Búzios com extensa programação na Escola Municipal Lydia Sherman. Situada no bairro de Baía Formosa, a escola quilombola concentra o estudo da cultura afro à prática de atividades como danças típicas e jongo, entre outras.

Logo pela manhã, às 9h, as comemorações iniciam com a inauguração da Quadra Poliesportiva, uma estrutura coberta, que servirá também à comunidade local. Convidados especiais do evento, integrantes dos Quilombos de Baía Formosa e da Rasa estarão presentes mostrando sua arte e cultura.

Durante todo o dia, apresentações de alunos participantes de diversos projetos da Prefeitura de Búzios vão ocupar o espaço da escola. Jovens do programa Dançarte que oferece aulas de Balé Clássico para 150 estudantes da Rasa, se apresentam sob a coordenação do professor Adriano Labis.

Quem também estará presente com sua arte circense e teatral é o Circolo de Criação, orientados pelos professores Marina e Papi. As apresentações seguem com danças esportivas como a Ginástica Rítmica praticada pelos estudantes da própria escola Lydia Sherman, que também farão apresentações de Jongo.

Também nesta terça (20), o Espaço Cultural de Convivência Afrocentada (Ecoa Afro), localizado na Rua Jedhiel Duarte de Azevedo, no Portinho, em Cabo Frio, promove nesta terça-feira (20), a partir das 10h, um café da manhã seguido de roda de conversa e apresentações de capoeira. No próximo domingo (25), das 10h às 16h, acontece o Encontro de Pretas, com debates sobre o Feminismo Negro.

Ainda no domingo (25), a partir das 17h, o Closet Pub, localizado no Boulevard Canal, em Cabo Frio, promove o Fresh Baile Charme, festa organizada com o intuito de resgatar e enaltecer a cultura afro-raiz na região; promovendo a integração das pessoas e seus movimentos/ideologias, refletidos nas danças, nas roupas, diversidade e prezam, originalmente, pelas cores e faz referências ao caráter afro dos penteados e acessórios, livremente inseridos no contexto cultural.

Idealizado pelo ator, jornalista e produtor cultural Vitor Pires, o Fresh Baile Charme foi o pioneiro em Cabo Frio no resgate de diversos estilos que formaram a Black Music, nos anos 70/80, influenciados ao movimento com variadas vertentes dentro deste mesmo estilo, como o new jack swing e o hip hop.

O evento terá os DJs Lucas Macedo e Iverson como atrações convidadas apresentação das coreografias dos grupos de passinho, característico ao baile charme.

Categorias: Diversão Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias