BÚZIOS / Instituto Brasileiro de Biodiversidade promove seminário sobre conservação marinha dias 22 e 23 de novembro

O seminário é gratuito e tem como objetivo divulgar os resultados obtidos durante a realização do Projeto Ecorais


O Projeto Ecorais do BrBio promove nesta quinta (22) e sexta (23) o Seminário "Dialoga com os Búzios" na Pousada Pontal da Ferradura, em Búzios. Começa às 9h e vai até as 19h e tem como tema "Subsídios para a Conservação Marinha".

O encontro é aberto ao público e contará com palestras sobre os seguintes temas: aplicação do conhecimento científico, turismo sustentável, políticas públicas, iniciativas socioambientais e educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha.

A diretora executiva do BrBio, Simone Oigman-Pszczol diz que desde 2000, o projeto avalia e monitora a saúde dos ambientes coralíneos em Búzios. Simone Oigman também destaca que "através de campanhas e cursos de qualificação, promovemos a sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação ambiental da região, visando o uso sustentável desses ecossistemas marinhos. O principal objetivo do seminário é divulgar os resultados obtidos durante a realização do Projeto, reunir os diferentes atores e tomadores de decisão da região, para dialogar e contribuir com subsídios às políticas públicas".

Entre os palestrantes confirmados estão Simone Oigman-Pszczol, Emiliano Calderon, vice-presidente do Instituto Coral Vivo.

"Temos forte interação com os atores locais de Búzios, entre eles comerciantes, governo, moradores e turistas. Já desenvolvemos campanhas de sensibilização, encontros, reuniões e cursos de qualificação. O seminário também faz parte dessa nossa meta de aplicar o conhecimento científico, engajar a sociedade e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do ambiente marinho", diz Fabiana Santos, gerente do Projeto Ecorais.

Durante o evento, o BrBio lançará o "Guia para Turismo Sustentável, Búzios, RJ" e o filme "Projeto Ecorais", que conta o que são os corais, sua importância, ameaças e como o Projeto vem atuando.

PROJETO ECORAIS

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. O Ecorais tem o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

Categorias: Armação dos Búzios Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias