Empresa espanhola vai instalar fazenda de maricultura no Peró, em Cabo Frio

Projeto prevê criação de 2mil novos empregos na área de cultivo de mexilhões


Uma empresa hispano-brasileira está em negociações com a Prefeitura de Cabo Frio para a implantação de uma fazenda de maricultura, voltada ao cultivo de mexilhões, no canto esquerdo da Praia do Peró. O projeto já tem licenciamento ambiental do Inea e está em fase de final de tratativas com o governo municipal e a Marinha do Brasil.

A fazenda da Mexilhões Sudeste do Brasil (MSB), especializada na produção e venda de moluscos bivalves (mexilhões e vieiras), trará para a região a MSB Inovação Ambiental, braço do grupo que trata do desenvolvimento, importação e representação comercial exclusiva no Brasil de tecnologias relacionadas com a aquicultura, sustentabilidade, energia renovável, monitorização marinha e processo de resíduos. A implementação com sucesso implica na criação total de um novo setor estratégico na economia brasileira, com um grande número de oportunidades positivas, como converter o Brasil em uma referência mundial na aquicultura ecológica, exportando a plataforma a outras áreas costeiras e outros tipos de espécies. 

A previsão é que sejam criadas 500 novas oprotunidades de emprego diretas e 1500 indiretas, além do impacto positivo na economia local e fomento da indústria de turismo, com a formação de recursos humanos necessários para a implementação do plano tanto a nível técnico/universitário, como em nível de operacional, com convênios com universidades e escolas.

A empresa planeja criar o selo "Mexilhão de Cabo Frio", que certificará o mexilhão produzido, processado e elaborado na cidade, como sendo de alta qualidade.

Categorias: Cabo Frio Economia

Fotos da notícia




Outras notícias