BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (10)

Divulgados nomes dos secretários do prefeito eleito de Cabo Frio; Lista não tem nome do procurador, presidente da Comsercaf, Postura e Ordem Pública; Lançamento da pré-candidatura de Janio Mendes; Prefeito e secretário de Saúde de Arraial em Brasília; Sessão de Descarrego em São Pedro; Reunião com sindicatos em Búzios; Inaugurações em Araruama; E muito mais...


LISTA DAS PATENTES ALTAS

Enfim acabou o mistério. O prefeito eleito de Cabo Frio, Dr. Adriano, divulgou na tarde desta terça-feira (10), os nomes dos “patentes altas” do governo dele. A lista dos secretários e coordenadores que vão compor o primeiro escalão do governo saiu via redes sociais, sem coletiva de imprensa e explicações. São 16 nomes, uns já conhecidos, como o de Cláudio Leitão (o único dado como certo desde a época da campanha), Radamés Muniz, Flavio Rebel, Duca Monteiro. Outros apareceram na lista confirmando as especulações, como os de Mário Flávio e Fernando Chagas.  A lista, que foi anunciada 16 dias após a eleição, ao que parece, não está completa. Falta o procurador geral do município, cuja identificação não consta da listagem divulgada pelo prefeito.

 

Veja os nomes:

Cláudio Peres Leitão - Secretário de Educação
Antônio José Macabu Gouvêa - Secretário de Saúde
Marta Maria da Silva Bastos - Secretária Municipal de Assistência Social
José Bulcão da Silveira Filho - Secretário de Obras
Luiz Eduardo Tavares Monteiro - Secretário de Governo
Radamés Muniz Costa - Secretário de Turismo
Mario Flavio Moreira - Secretário de Maio Ambiente
Antônio Carlos Nascimento Vieira - Secretário de Fazenda
Felipe de Oliveira Araújo - Secretário de desenvolvimento da Cidade
Elicéa da Silveira - Secretária de Administração
Fernando Luiz Silva Chagas - Secretário de Cultura
José Dias Teixeira Junior - Secretário de Agricultura
Jorge Luiz Queiroz - Coordenadoria de Comunicação 
Tamires Carneiro Mendes - Sub Prefeitura de Tamoios 
Leandro Tomáz - Secretário de Mobilidade Urbana 
Flavio Rebel - Secretário de Esportes

 

 

SEM PROCURADOR

A diplomação de Dr. Adriano e Felipe Monteiro vai ocorrer dentro de dois dias, no Fórum da cidade. A transição de governo está ocorrendo em alguns setores ou já rolou em outros. No caso da Procuradoria, funcionários da equipe do Dr. Paulo Lage, procurador municipal no governo de Marquinho Mendes/ Aquiles Barreto, informaram ao Portal RC24h, que na semana passada, um grupo liderado pelo advogado Dr. Hélio Gualberto, esteve na sede da Procuradoria para a transição. “Estiveram aqui e elogiaram muito nosso trabalho, liderado pelo Dr. Paulo. O Dr. Hélio disse que está tudo muito organizado e isso é verdade. Quando chegamos, não teve transição e encontramos o setor todo bagunçado, com problemas de organização e estrutural”, disse o servidor que preferiu não se identificar. O curioso é que o nome do novo procurador ainda não foi divulgado. Mas, como tudo é na base da especulação, segue a valsa.

 

 

 

AINDA FALTAM NOMES

Mas não é somente o nome do procurador municipal que ainda não foi divulgado. Também não estão na tão esperada lista quem vai administrar a Comsercaf, a Fiscalização de Posturas e a Ordem Pública, que são pontos nevrálgicos do governo. Há quem diga que Luiz Cláudio Pires foi cogitado para continuar à frente da Comsercaf. As demais ainda não há informação, nem mesmo a Ordem Pública, cujo nome do coronel Ruy França foi destacado para a função. Ou seja, ainda tem muito mistério para ser desvendado neste governo.

 

 

TRANSIÇÃO DA CULTURA

Na manhã desta terça feira (10), o vereador Miguel Alencar, que ocupou interinamente o cargo de secretário municipal de Cultura de Cabo Frio, recebeu o futuro secretário da pasta, Fernando Chagas, para a transição dos trabalhos. Miguel apresentou ao novo gestor as instalações da secretaria, que funciona no Charitas, e a equipe de trabalho atual. Após a conversa, a equipe de transição seguiu para a visitação dos equipamentos culturais. A previsão é de que a nova equipe gestora assuma a pasta ainda esta semana.

 

 

PIADA DO DIA

Depois da divulgação dos nomes do 1º escalão do governo de Dr. Adriano, os comentários capciosos feitos no evento do PDT, na noite de segunda-feira (10), se confirmaram. A turma estava dizendo que, nem se Rafael fosse eleito teria tanto pedetista no governo dele, como tem no de Dr. Adriano. Davam como certo oito nomes, mas depois da lista divulgada, confirmadas foram cinco (faltou Mario Flavio na foto) pessoas que têm ligação direta ou indiretamente com Rafael Peçanha. Mas... como ainda faltam nomes para completar a turma do doutor, quem sabe a previsão da turma do PDT se concretiza.

 

 

PRÉ-CAMPANHA LANÇADA

Janio Mendes lançou a pré-candidatura dele na noite de segunda-feira (9), no Clube Santa Helena, que aliás estava lotado. Habilidoso nas palavras, fez discurso dizendo que quer ser julgado pela história política dele e não por erros que cometeu ao longo da caminhada, reconhecendo que na carreira política como deputado teve posturas que, muitas vezes, irritou o eleitor mais crítico. Clube cheio e apoiadores, dentre eles, políticos tradicionais como José Bonifácio, Mirinho Braga, o pré-candidato a governador Pedro Fernandes, além de vereadores como Rafael Peçanha (Cabo Frio), Gabriel Vargas (Araruama), Marciley Lessa (Iguaba), Ton Porto (Arraial), Ediel (São Pedro), entre outras autoridades como os deputados Iranildo Campos, André Lazzaroni, Fernando Lopes...

 

NOVO PRESIDENTE

O Democratas de Arraial do Cabo tem novo presidente, trata-se do empresário e subsecretário de Turismo, Mariel Dantas, que reassume a liderança do partido com os apoios do presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia, do deputado estadual, Milton Rangel e do coordenador do partido na Região dos Lagos, Vinícius Lavalle. O DEM participa ativamente da base de apoio do prefeito Renatinho Vianna.

 

 

 

 

EMBARCANDO PARA BRASÍLIA

E por falar no prefeito Renatinho Vianna, ele embarca para Brasília nesta quarta-feira (11) à noite. Tem reunião logo pela manhã, para sacramentar a questão dos transatlânticos em Arraial do Cabo. Renatinho passa o dia em Brasília e retorna na sexta-feira (13). Mas não é só o prefeito que vai para Brasília, o secretário de saúde, Antonio Carlos Oliveira, o Kafuru, já está na capital federal, atrás dando seguimento ao processo de construção da UPA de Arraial do Cabo e também para tentar arrumar mais emendas para a saúde dos municípios.

 

 

 

 

REFORÇO NO POLICIAMENTO

O bairro Pedreira, em Iguaba Grande, vai ganhar uma base integrada da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. O anúncio foi feito após a reunião entre o prefeito em exercício, Balliester Praguer, o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel André Henrique e o capitão Fábio Ibrahim, da 7ª Cia da PM. A instalação da base foi tema da reunião depois de várias denúncias informando que moradores da Pedreira estariam deixando o bairro com medo da violência. É preciso aguardar para ver o desdobramento desta parceria que prevê ampliação do policiamento na região, monitoramento e a presença de projetos sociais. Não se sabe muitos detalhes sobre o projeto, pois o governo não divulgou mais informações sobre o mesmo.

 

 

GUERRA FRIA

Em Iguaba Grande, além da disputa eleitoral que está por vir, outra situação tem movimentado o cenário político na cidade, a guerra fria entre o presidente da Câmara, Jeffinho do Gás, e o prefeito em exercício, Balliester Praguer. O comentário na Praça Edila Pinheiro é que um está tentando minar o outro. Enquanto Jeffinho tenta barrar Balliester no Legislativo, anulando a eleição em que ele foi reeleito presidente da Câmara, o prefeito em exercício faz o que pode para segurar o colega. A última foi desautorizar a realização de evento social na praça, que é organizado por Jeffinho. Isso foi motivo de discurso com tom de revolta na tribuna e até desafio. “Vou atuar nos quatro cantos da cidade”, disse o presidente da Câmara, mandando recado para o prefeito. É parece que será uma verdadeira briga de foice entre estes dois.

 

 

REUNIÃO DE PROGRESSISTAS

O deputado federal Júlio Lopes se reuniu no fim da tarde de segunda-feira (9), com lideranças políticas da Região dos Lagos, no escritório dele no Rio. Participaram da reunião o coordenador do PP na Região dos Lagos, Alcimar Caldas, presidente progressista de Cabo Frio, a primeira presidente do PP de Búzios, vereadora Joice Costa, o pré-candidato a deputado estadual, Alan Silva, e Mario Junior. O grupo esteve com Júlio Lopes para solicitar emendas e recursos para a saúde de Cabo Frio e Búzios.

 

 

 

 

 

COMISSÃO DA EDUCAÇÃO

Depois de tanto bafafá sobre a merenda, é a vez de se discutir as reivindicações dos profissionais da Educação. Nesta terça-feira (10), pela manhã, vereadores de Búzios que compõe a Comissão da Educação se reuniram com representantes do SindBuzios e Sepe Lagos, além de representantes da comunidade escolar. No encontro foram abordados tópicos sobre a educação buziana, adversidades e soluções para a pasta. 

 

 

 

INAUGURAÇÕES NA FAZENDINHA

A Prefeitura de Araruama inaugura nesta quinta-feira (12), às 17 horas, a Clínica Animal, no bairro da Fazendinha. O projeto foi instituído visando Programas de Educação em Saúde, Guarda Responsável e Esterilização Cirúrgica ou não, desde que ofereça ao animal o mesmo grau de eficiência, segurança e bem-estar, com a finalidade de controle populacional. A Clínica conta com consultórios veterinários, centro cirúrgico e canil. O atendimento será realizado por uma equipe altamente qualificada composta por médicos veterinários e cirurgiões. Outra inauguração será a da Policlínica da Fazendinha, que fica na Rua Antônio da Cunha. A superintendente de Turismo de Araruama, Danieli Correia Braz, que acumula também a função de coordenadora de Comunicação, fez questão de entregar pessoalmente o convite. Ela destaca que a prefeita Lívia pretende melhorar a comunicação do governo com a imprensa e que a partir de agora o canal vai ser mais direto e facilitado. Assim torcemos!
 

 

REUNIÃO COM MOTORISTAS DA SAÚDE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, junto com os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, de Saúde, Francislene Casemiro, de Administração, Antônio Carlos Teixeira, e o procurador geral, Cristiano Oliveira, se reuniram com os profissionais que trabalham na função de motorista na Secretaria Municipal de Saúde. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura, na tarde de segunda-feira (9), depois de protesto da categoria. Durante a reunião, foram esclarecidas dúvidas acerca de questões como diárias, pagas mediante legislação específica, os direitos ao adicional de insalubridade, piso salarial, também estabelecido na legislação municipal, e escala de serviços do servidor público, além da arrecadação municipal, dentre outros pontos. Na ocasião, o prefeito Chumbinho destacou o compromisso da administração pública em manter os salários dos servidores rigorosamente em dia.

 

 

SESSÃO DO DESCARREGO

A sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia desta terça-feira (10) foi, definitivamente, de descarrego. Serviu para os nobres vereadores descarregar as reclamações que tem recebido dos cidadãos aldeenses no plenário. Pena que o assessor parlamentar do prefeito Chumbinho, o famoso seu Francisquinho não estava presente, pois o descarrego seria todo para ele. A principal reclamação foi o precário serviço de troca de lâmpadas que vem sendo feito na cidade, do qual o vereador Ediel Teles tem criticado constantemente na tribuna. Bairros como a Rua do Fogo, Parque Estoril, Baixo Grande e muitos outros estão às escuras. O discurso de Ediel foi reiterado por Claudinha Gregório e Denilson Guimarães. Eles foram além e disseram que o serviço de patrolamento das ruas deve ser intensificado e melhorado. A vereadora Leni Santos foi além e solicitou que o Executivo solucione o problema de vazamento de esgoto da Avenida Agenor Beltrão, no Porto da Aldeia, está com esgoto a céu aberto prejudicando os moradores e o comércio. “Uma vergonha. Passar a pé é impossível”, destacou a vereadora.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias