BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (9)

Diplomação e posse de Dr. Adriano tem datas definidas; Prefeitura cabista anuncia cortes; Requerimento contra anulação de sessão em Iguaba; Paralisação e muitos problemas na Saúde de São Pedro; Miguel Jeovani reverte inelegibilidade na Justiça; Regresso de secretária de Educação de Búzios não pegou bem; E muito mais...


POSSE E DIPLOMAÇÃO

Está marcada para a próxima quinta-feira (12), às 13h, no Fórum de Cabo Frio, a diplomação do prefeito eleito, Dr. Adriano, e do vice Felipe Monteiro. Já a posse está prevista para a semana que vem, entre a terça-feira (17) e a quinta-feira (19), na Câmara Municipal. O presidente da Casa Legislativa, vereador Jefferson Vidal informou ao Portal RC24h, que amanhã (10), a mesa diretora vai se reunir, às 16h, para definir a data da posse. No fim de semana, Adriano, usou as redes sociais para pedir calma à população de Cabo Frio e informar que a transição de governo já está em andamento. Quanto ao secretariado, ele também pediu paciência, pois só vai anunciar oficialmente os nomes quando todos estiverem fechados. O prefeito eleito tem que se ligar que a partir de agora começa a contagem regressiva para a posse. Então, toda população aguarda que até semana que vem ele já tenha anunciado quem vai compor o primeiro escalão do governo dele. Quem sabe até lá, ele encontre um tempinho para atender a imprensa.

 

 

TE ESPERO EM 2020

Neste fim de semana, Anthony Garotinho, pré-candidato ao governo do Estado esteve em Cabo Frio, em ato para novas filiações ao PRP, organizado pelo vereador e pré-candidato a deputado federal, Edilan Ferreira, na Câmara Municipal. Evento que o ex-prefeito Alair Corrêa participou e aproveitando os holofotes, ele anunciou que é pré-candidato a deputado estadual e candidatíssimo a prefeito em 2020. Para um internauta, Alair disse que pretende se eleger para a Alerj, ficar no mandato por dois anos e depois concorrer para prefeito de Cabo Frio. “Vou me reciclar e depois volto para governar minha cidade”, disse o ex-prefeito. Quanto ao apoio a Dr. Adriano, ele disse que o apoiou sim e nas contas dele, isso fez a diferença nas urnas. “Apoiei porque era o candidato com chances de vencer Marquinho Mendes, meu principal adversário. Adriano acabou se elegendo sem compromissos com os políticos antigos, como eu. Espero concorrer com ele em 2020”, disse o ex-prefeito.

 

 

PRÉ -SELECIONADA

Na últma quinta-feira (5), aconteceu anúncio dos municípios pré-selecionados no Programa Avançar Cidades do Governo Federal. O Secretário de Governo de Iguaba Grande, Felipe Nogueira representou o prefeito Balliester Werneck na ALERJ. Participaram do encontro o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy; o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza; e o Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Rodrigo Maia. “Conversei com o Ministro sobre a necessidade de liberação de recursos para a continuidade das obras de pavimentação em nosso município, passei também os números dos nossos contratos de repasses que estão pendentes de liberação de recursos, acredito que em breve teremos boas notícias", afirmou o secretário Felipe. O Programa Avançar Cidades Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos com financiamento de ações voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo sobre pneus, ao transporte não motorizado (transporte ativo) e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.

 

 

REQUERIMENTO DE TIKINHO

Na semana passada, o vereador de Iguaba Grande, Adriano Mairink, o Tikinho, deu entrada com requerimento contra o ato do atual presidente da Casa, Jeffinho do Gás, que anulou a sessão do dia 12 de junho, em que foi votada a formação da mesa diretora da Casa, para os próximos dois anos. O comentário na Praça Edila Pinheiro é que essa é uma tentativa de reverter a anulação da eleição e manter Balliester Praguer na presidência da Casa, já que a manobra que ele mesmo fez, antes de assumir o Executivo, não deu certo. Mas, nos bastidores, comenta-se que nesta terça, Jeffinho deve devolver o requerimento, alegando que os questionamentos de Tikinho não têm fundamento. Ou seja, se o vereador e atual prefeito Balliester quiser a cadeira de presidente do Legislativo, deverá questionar a anulação na Justiça. Vamos ver qual será a cena do próximo capítulo da nova iguabense.

 

 

APOSTAS PARA A SUPLEMENTAR

Ainda sobre Iguaba Grande, a Justiça Eleitoral ainda não marcou a data para a eleição suplementar. Mas para os advogados especialistas em direito eleitoral é quase certo que o pleito seja marcado para a mesma data do segundo turno das eleições para presidente e governador, que será em 28 de outubro. Essa é a aposta de Dr. Pedro Canellas. Vamos ver se isso se confirma.

 

 

 

 

PEDINDO LICENÇA

E por falar em Dr. Adriano, nesta tarde ele esteve em Búzios, na Prefeitura e foi recebido pelo prefeito em exercício, Henrique Gomes, e pelos vereadores Josué Pereira, Lorram Silveira e Valmir Nobre. Adriano foi à península para dar entrada com o pedido de licença. Ele é servidor efetivo de Búzios e, como estará em mandato eletivo a partir de quinta, se licenciou da função de médico. Aproveitando que estamos falando de Búzios, Henrique Gomes embarca para Brasília nesta semana, rumo ao Ministério do Turismo, onde se reunirá com o ministro Vinícius Lummertz, para tratar de assuntos de interesse do município de Búzios.

 

 

 

FEZ ESFORÇO, MESMO ASSIM APANHOU BASTANTE

A secretária municipal de Educação de Búzios, Deisemar Gonçalves, até fez um esforço e logo que voltou da viagem à Rússia, foi visitar escolas da Rasa, para verificar como estava a merenda. A Prefeitura, por meio da Comunicação, até tentou dar uma aliviada, divulgando a visita nas redes sociais. Mas, o que conseguiu foi só apanhar mais ainda. Não pegou bem e os internautas crivaram de críticas a secretária e o governo. Os comentários nas postagens demonstraram a insatisfação dos moradores.  

 

 

CORTE EM ARRAIAL DO CABO

A Prefeitura de Arraial do Cabo emitiu nota oficial nesta segunda-feira (9), informando que a partir da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), foram identificadas impropriedades no pagamento de servidores. Deste modo, o governo municipal vai cumprir as determinações do órgão de controle, devendo para tanto, suspender o pagamento de parcelas de insalubridade e periculosidade, da gratificação denominada médico-socorrista, bem como de horas extras anteriormente concedidas. O governo destaca que as suspensões não foram realizadas por vontade própria do prefeito ou de qualquer gestor público municipal. “Foram medidas necessárias para o cumprimento das recomendações feitas pelo TCE-RJ por equívocos encontrados em exercícios anteriores e que vem sendo descumpridas desde o ano de 2013. Assim, a fim de evitar novo descumprimento e, contribuindo sempre pela melhor qualidade da gestão pública municipal, os procedimentos necessários para a regularização do pagamento dos servidores já estão sendo tomadas pelo município , através das Secretarias de Administração, Compras e Licitações, e também pela Procuradoria Geral, de maneira que a municipalidade não cometa as mesmas falhas das gestões anteriores, evitando, deste modo, prejuízos irreparáveis ao gestor público, aos servidores municipais e à coletividade”, informa a nota.

 

 

BUSCANDO SOLUÇÕES

Apesar da complexidade para administrar com tantas dívidas herdadas, o governo de Arraial do Cabo segue buscando alternativas para levantar a cidade e uma delas é recorrer a Agência Nacional de Petróleo (ANP) para que regularize a distribuição de royalties no município. Na última semana, o secretário de Fazenda, Reinaldo Martins e o Tesoureiro, Flaviano Sateriano, estiveram na ANP, onde se reuniram com o superintendente adjunto de Participações Governamentais, Maurício Almeida e com o coordenador de Distribuição de Royalties, Roney Afonso Poyares. De acordo com Reinaldo, as perspectivas são as melhores e já neste mês, Arraial deve receber o acréscimo da produção no Poço de Atlanta, que começou a movimentar em maio.

 

 

 

PARALISAÇÃO NA SAÚDE ALDEENSE

Conforme adiantamos na última Boca Miúda, o governo do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, começa a semana com paralisação dos motoristas da Secretaria de Saúde, que não estão satisfeitos com o corte das diárias. Nesta segunda-feira (9), eles cruzaram os braços em protesto. Mas não é só isso que pode tirar as noites de sono de algumas pessoas do governo. A turma do Canhão está achando muito suspeita a locação de ambulâncias de uma clínica particular da cidade para suprir a demanda do município, tendo em vista que São Pedro da Aldeia tem ambulâncias próprias (mais de uma aliás). Outro questionamento na Aldeia e sobre a história da secretária uma vez na semana se ausentar para trabalhar em Macaé, como técnica de enfermagem. Ou seja, com tantos questionamento e protestos, a Saúde de São Pedro da Aldeia segue na berlinda nesta semana.

 

NÃO TEM MOTIVO PARA PARALISAR

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia esclarece que os salários de todos os profissionais da Saúde estão rigorosamente em dia e que as diárias são pagas mediante legislação específica, após auditoria do Tribunal de Contas do Estado. Portanto, não existe, por parte do Poder Público, conduta que justifique a paralisação dos motoristas da Secretaria de Saúde. No entanto, mesmo não dando causa à paralisação, o prefeito Cláudio Chumbinho determinou a realização de uma reunião nesta segunda para tratar do assunto, tendo em vista que a população que tanto necessita do serviço não pode ser prejudicada.

 

DEMORA NAS TRANSFERÊNCIAS

Ainda sobre São Pedro... A turma do Canhão está indignada com a demora nas transferências de pacientes do Pronto Socorro para os hospitais. Desde a semana passada, pelo menos três pessoas aguardam a remoção, que tem demorado dias para acontecer. Mas, o agradecimento de um filho, funcionário da Prefeitura, cujo pai teve pronto atendimento no sistema público de saúde, graças à interferência de pessoas do alto escalão do governo, deixou a turma da Aldeia ainda mais furiosa. A pessoa recorreu às redes sociais para agradecer secretários, vereadores, ex-vereadores e até candidato a deputado federal, pelo pronto atendimento e operação do pai. Pronto! Isso foi o suficiente para acender a luz de alerta na turma do canhão, que vai ficar de olho bem atento aos acontecimentos dos próximos dias, para a transferência dos pacientes que estão na fila.

 

 

 

CANDIDATO A FEDERAL

Carlos Victor Mendes entrou em contato para reafirmar a pré-candidatura dele a deputado federal pelo PSDC. A convenção estadual do partido vai acontecer no próximo dia 24 de julho, no Rio de Janeiro, em seguida, até 5 de agosto, ele lançará oficialmente a candidatura dele em Cabo Frio.

 

 

 

 

 

LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURAS

Quem lança a pré-candidatura a deputado estadual é Janio Mendes. O evento está marcado para às 19h, na Sociedade Musical Santa Helena, na Praia do Forte, em Cabo Frio. Outra que vai lançar a pré-candidatura a deputada estadual é a vereadora de Búzios, Gladys Costa. O lançamento está marcado para o próximo dia 19 de julho, às 18h30, no Clube Vila Rica.

 

 

 

JULGAMENTO DAS CONTAS ANULADO

A Justiça anulou integralmente o julgamento das contas do ex-prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, referente à gestão de 2015, realizado pela Câmara em maio do ano passado. A decisão saiu nesta segunda-feira (9) e livra MJ dos oito anos de inelegibilidade, previstos em lei, para gestores que têm as contas reprovadas pelo Legislativo. Em 2017, os vereadores de Araruama reprovaram as contas, seguindo o parecer do TCE-RJ. Mas, segundo o advogado de Miguel Jeovani, Dr. Estevão Botas, ‘’ o julgamento da Câmara Municipal foi realizado ao arrepio das normas constitucionais e administrativas, incorrendo em flagrantes nulidades, e ferindo notoriamente os princípios do contraditório e ampla defesa. Ainda que respeitada a soberania das decisões do Poder Legislativo, em sua função fiscalizatória, não pode esta sobrepor os regramento legais, em afronta ao devido processo legal, sendo, portanto, devidamente rechaçada pelo Poder Judiciário’’, disse o advogado. Agora MJ está liberado para concorrer a qualquer cargo eletivo. Por enquanto, ele segue sem pretensões de se candidatar a nada (segundo informações de pessoas próximas), pois pretende ajuda a campanha da esposa, Marcia Jeovani, que é pré-candidata a deputada estadual pelo DEM.

 

TEM DADO O QUE FALAR EM ARARUAMA

O caso dos cães da Guarda Civil Municipal de Araruama tem dado o que falar nas redes sociais. O vereador Oliveira da Guarda postou vídeo em que mostra um cão bem magro, que segundo ele é pertence ao Grupamento de Operações com Cães da GCM de Araruama. As imagens viralizaram e renderam muitos compartilhamentos, visualizações e discussão no Facebook. Ainda segundo o edil, a única viatura do Canil da Guarda Civil de Araruama foi entregue à Clínica Animal da Prefeitura, com isso o transporte dos cães para patrulhamento, fica comprometido.

 

 

GUARDA CIVIL DESMENTE

Em resposta à denúncia do vereador Oliveira, a Guarda Civil Municipal de Araruama garante que é tudo mentira. "Caro Vereador Oliveira, é muito triste para uma corporação ver uma pessoa que pertence ao quadro e também à Câmara, fazer estes tipos de calúnias. O senhor poderia estar somando com a instituição e não inventando mentiras e difamando os profissionais que atuam no grupamento de cães. Profissionais esses que promovem não só alimentação e bem-estar físico dos animais, assim como, dedicam amor aos mesmos. O comando da Guarda Civil de Araruama está de portas abertas para atender a qualquer reclamação e esclarecimento", afirma o comando da GCM em nota publicada no Facebook, com fotos dos cães.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias