BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (6)

Transição da Educação de Cabo Frio começa na segunda-feira (9); Pagamento dos comissionados, até juiz se posicionou; Mais um nome do PDT no governo de Adriano; Escultura do prefeito de Cabo Frio na Praia do Forte; Secretário de Fazenda de Arraial volta da ANP otimista; Secretária da Educação de Búzios volta da Rússia; Iguaba vai ganhar verba para saúde; Ameaça de greve em São Pedro; MP na cola da Câmara de Araruama; E muito mais...


TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO

A primeira reunião de trabalho do processo de transição de governo na Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio aconteceu nesta quinta-feira (5), no gabinete da pasta, com a presença do secretário Alessandro Teixeira, da secretária adjunta Joana D’Arc de Souza, do futuro secretário, Cláudio Leitão, da futura secretária adjunta, Denize Alvarenga, além de superintendentes e assessores da atual gestão. Os trabalhos de transição serão iniciados na manhã da próxima segunda-feira (9).

 

 

PAGAMENTO DOS COMISSIONADOS

O prefeito em exercício de Cabo Frio, Aquiles Barreto, entrou em contato para esclarecer a Prefeitura sob a gestão dele pagou aos comissionados o referente a 6/12 avós do décimo terceiro salário referente ao ano de 2018. E só. Não houve pagamento da quinzena, apenas o compromisso dos funcionários com cargo em comissão que todos irão trabalhar os 15 dias de transição do governo. Aquiles disse ainda que: “Quem Dr. Adriano aproveitar terá o seu salário garantido, quem não continuar já cumprimos com o adiantamento do 13º”.

 

 

NOTA DO JUIZ

O juiz de Cabo Frio, Dr. Vinícius Marcondes, enviou nota para o Portal RC24h, dizendo que não teve participação na decisão de pagar o 13º dos comissionados. “Tendo em vista notícias publicadas de que a antecipação de pagamento de 13º salário a funcionários comissionados da prefeitura de Cabo Frio teria sido comunicada a este magistrado, registro que tal não corresponde à realidade. Recebi, a pedido, o prefeito interino e o prefeito eleito para reunião, oportunidade em que deixei claro que não possuo competência para interferir em atos de governo ou de transição de governo, tampouco na ocasião foi ventilada a hipótese de pagamento de 13º adiantado, até porque, repito, essa providência não se encontra dentro da esfera de minhas atribuições”, explicou o juiz.

 

MAIS UM NOME

Outro nome que foi dado como certo para compor o governo de Dr. Adriano foi o do violonista clássico, ator e professor Fernando Chagas, ex-presidente do ponto de cultura da Associação Tribal. Não saiu a confirmação disso ainda, assim como de nenhum outro nome. O curioso é que Fernando sempre caminhou com o PDT e com o vereador e ex-candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha. Mas agora é mais um do grupo cooptado pelo prefeito eleito para compor o governo. Verdade seja dita, Rafael deve estar bem feliz com esse estilo Adriano de ser, né? Só que não!

 

NAS AREIAS DA PRAIA

O escultor Rafael Tavares resolveu fazer uma homenagem ao prefeito eleito de Cabo Frio, Dr. Adriano, e esculpiu uma escultura dele nas areias da Praia do Forte, no trecho em frente à Praça das Águas. Uma boa oportunidade para os cabo-frienses verem a figura do prefeito, que desde a vitória nas urnas não tem tido muito tempo para circular pela cidade.

 

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Foi realizado nesta quinta-feira (5), o lançamento do Portal da Transparência da APAE Cabo Frio. O site estará no ar em até 10 dias. De acordo com o Movimento Ecoar Pela Transparência e Cidadania, todas as instituições que recebem verba pública devem prestar contas à sociedade de como estão sendo gastos os recursos recebidos e dar esclarecimentos sempre que for solicitado. Assim determina a Lei de Acesso à Informação.

 

CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Antes de deixar o Executivo e voltar às atividades na Câmara de Cabo Frio, o prefeito interino Aquiles Barreto, definiu os trâmites para o retorno das atividades do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O órgão é responsável por fomentar políticas públicas para as pessoas com deficiência em âmbito municipal. O Conselho realizou eleição dos novos membros no último dia 21. Até o fim desta semana Aquiles vai baixar um decreto nomeando os membros do governo e da sociedade civil no Conselho.

 

AGENDA DO PSOL

O PSOL está com intensa agenda em toda a Região dos Lagos. Em Cabo Frio, no dia 7 de julho (sábado), às 18h, será realizado o lançamento da pré-candidatura de Jullia Turrini a deputada federal, no Teatro Quintal. Já no dia 18 de julho (quarta-feira), às 17h, será a vez da Roda de Conversa do Setorial de Mulheres, na Praça Porto Rocha, no Centro da cidade. No dia 30 de julho (segunda), às 17h, Será a vez do evento “Se o Estado fosse nosso”, um bate papo com figuras conhecidas do PSOL como Tarcísio Motta, Chico Alencar, Talíria Petrone, Jullia Turrini, Rogério Carvalho, Beto Jr, e Dani Monteiro. O evento será na Praça Porto Rocha.

 

AGENDA EM ARARUAMA

Já em Araruama, o PSOL vai realizar no dia 21 de julho (sábado),10h30, a Roda da Juventude, com o tema: “Violência nas Comunidades” com Orlando Zaccone, orla da Laguna de Araruama em frente à Praça João Hélio. Já no dia 11 de agosto (sábado), às 15h, será a vez da Formação do Novo Diretório do PSOL Araruama, Rua Mobral, 200, no Parque Hotel. E no dia 26 de agosto (domingo), às 10h, será realizada Roda de Conversa com Talíria Petrone, na Praça da Bíblia.

 

 

PRÉ-CAMPANHA DE JANIO

O lançamento da pré-candidatura de Janio Mendes (PDT) à reeleição para deputado estadual, acontecerá na segunda-feira (9), às 19h, na Sociedade Musical Santa Helena, em Cabo Frio. O evento será aberto ao público e na oportunidade o deputado estará falando sobre o trabalho dele na Alerj e as conquistas que ele ainda pretende alcançar.

 

 

CHEIOS DE OTIMISMO

Renaldo Barreto, o Naldinho, secretário de Fazenda de Arraial do Cabo, esteve nesta quinta-feira (5), na Agência Nacional do Petróleo, no Rio, e voltou de lá saltitante tamanho o otimismo. Ainda não se sabe com exatidão qual é a boa notícia que o secretário fez questão de passar ao prefeito Renatinho Vianna, tão logo chegou na cidade. O que se sabe é que seja o que for, deixou o chefe do Executivo muito satisfeito.

 

TUTUCA EM ARRAIAL DO CABO

Quem teve em Arraial do Cabo foi o deputado estadual, Gustavo Tutuca. Ele iniciou a prestação de contas de recesso parlamentar pelo município cabista, em evento realizado na noite de quinta-feira (5). O parlamentar visitou também a Unidade Faetec de Arraial do Cabo. “A mudança para um prédio no centro era uma reivindicação da população atendida por nós através do mandato. Esta alteração já está refletindo na procura por cursos e vagas. Desta forma, vamos avançando na qualificação profissional no Estado do Rio”, postou o deputado no Facebook.

 

MAIS SAÚDE PARA IGUABA

O deputado federal Júlio Lopes Após se reuniu com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em Brasília, para fechar os detalhes da liberação de mais uma emenda de relatoria, no valor de mais de R$ 1 milhão, destinada para a construção da UPA e a aquisição de uma ambulância para Iguaba Grande. Segundo o deputado, a solicitação foi feita a ele pela ex-prefeita Grasiella Magalhães, que está sendo atendida agora. “Neste mandato, através dessa soma de esforços pude destinar ao município, dentre emendas parlamentares e recursos da União, cerca de 3 milhões de reais a Saúde, Infraestrutura e Tecnologia”, destacou Júlio Lopes.

 

DE VOLTA A BÚZIOS

E como se nada tivesse acontecido, a secretária de Educação de Búzios, Deise Gonçalves, visitou as unidades escolares do bairro Rasa, na tarde de quinta-feira (5). Ela esteve também na escola de tempo integral Lydia Sherman, onde acompanhou a entrega de merenda, fiscalizou os materiais, além de visitar a quadra e a horta feita pelos alunos. De volta ao Brasil, após passear pela Rússia, Deise desembarca em Búzios como se nada tivesse acontecido e tenta mostrar que as escolas estão abastecidas de comida de boa qualidade. É a tentativa do governo de amenizar o desgaste, mesmo assim, a comunidade escolar ainda quer a saída da secretária, basta saber se André Granado vai ceder.

 

REVISÃO ANUAL DOS SERVIDORES

O Projeto de Lei 51/2018, que concede a revisão geral anual aos servidores públicos de Búzios, foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Municipal, nesta semana. De iniciativa do Executivo, ele fixa o percentual da revisão dos salários e vencimentos básicos dos empregados públicos e servidores ocupantes de cargos efetivos e em comissão em 1,8%. Conforme a proposição, essa revisão geral anual será extensiva aos contratados por tempo determinado, aos inativos e aos pensionistas do Poder Executivo. Se for aprovada, a lei entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos desde 1º de março de 2018. A Lei Municipal 332 de 2002 determina que 15 de março é a data base para revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos municipais de Armação dos Búzios.

 

REAJUSTE DO LEGISLATIVO

Enquanto o Executivo quer reajustar o salário dos servidores municipais em 1,8%, a Câmara Municipal de Búzios concedeu reajuste salarial com acréscimo de 5% nos vencimentos dos servidores públicos do Legislativo a partir de abril, com retroativo à data base. Dessa forma a revisão geral anual tratada no PL 51/2018, será restrita aos servidores do Poder Executivo. Durante a sessão da última terça-feira, o presidente da Câmara esclareceu que a revisão geral anual dos servidores do Executivo competem ao prefeito. “No cartaz diz que querem o reajuste igual ao da Câmara, o da Câmara foi dado por mim. Agora o da prefeitura não é dado pela Câmara. A gente não pode aumentar isso.”, explicou João Carlos Alves de Souza, o Cacalho. Protestos e impasses entre os servidores e o Executivo estão por vir.

 

MOÇÃO DE APLAUSOS

O vereador de São Pedro da Aldeia, Naldinho Linhares, vai conceder moção de aplausos para o prefeito eleito de Cabo Frio, Dr. Adriano. Essa história, é claro, já deu o que falar na cidade, já que a turma do Canhão não dorme no ponto e não deixa passar nada em branco, estão dando uma zoada no nobre edil. Naldinho não gostou nada. Ele esclarece que sempre apoiou Dr. Adriano, inclusive durante a campanha da eleição suplementar. Então, por essa razão, vai homenagear o prefeito da cidade vizinha. O engraçado é que ontem foi Robinho do RX que esteve em Cabo Frio atrás de Adriano, agora é Naldinho. Curioso, não?

 

AMEAÇA DE GREVE

Ainda sobre São Pedro da Aldeia, os motoristas da Secretaria de Saúde ameaçam fazer uma paralisação na segunda-feira (9). O motivo é a redução no valor pago nas diárias, por parte do governo, sem aviso prévio. De acordo com a categoria, o valor já está defasado e agora a Prefeitura pretende pagar R$ 30 pelo dia trabalhado. Os condutores de carros e ambulâncias a saúde aldeense não estão nada satisfeito e reclamam ainda do salário sem reajuste.

 

MP NA COLA DA CÂMARA DE ARARUAMA

Quantos funcionários da Prefeitura de Araruama estão a disposição dos vereadores? Que funções eles exercem? Em quais gabinetes? Que dias trabalham? Foram essas as perguntas que os agentes do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP) fez à direção da Câmara de Araruama. O Ministério Público quer saber se a Prefeitura tem cedido funcionários para a Casa Legislativa, para atender a vereadores da bancada governista. Segundo informações do Jornal dos Municípios, os agentes estiveram na Câmara nesta quinta-feira (5), com uma lista de nomes. A informação é que pelo menos 65 funcionários efetivos da Prefeitura estariam a serviço dos nobres edis.

 

ONDE ESTÃO OS CÃES?

O bate-boca sobre os cães da Guarda Civil Municipal de Araruama continua nas redes sociais. A GCM emitiu nota, em resposta à denúncia feita pelo vereador Oliveira da Guarda, de que os cães estariam subnutridos. E, é claro, desmentiu que os animais estejam sendo maltratados. Na tréplica, o vereador fez um desafio: “Se não tem problema, cadê os cães? Por que não estão nas ruas patrulhando junto com os guardas?”. Veja o vídeo que ele postou no Facebook, dando continuidade à polêmica:

 

GAROTINHO EM CABO FRIO

Anthony Garotinho vai estar em Cabo Frio neste sábado (6). Ele é pré-candidato ao governo do estado do Rio pelo PRP e vai participar de evento às 11h, na Câmara Municipal. Garotinho também vai conceder entrevista a um programa de TV. Quem está trazendo Garotinho à cidade é o vereador e vice-presidente do PRP de Cabo Frio, Edilan Ferreira.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias