BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (4)

Pagamento do 13º de comissionados gera polêmica em Cabo Frio; Prestação de contas da campanha de Dr. Adriano cai em exigência; Saúde cabo-friense tem 15 ESFs descredenciadas; Escracho da Educação em Búzios; IPTU Verde em Arraial do Cabo; Votação às claras na Câmara de Iguaba; E muito mais...


PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO

A notícia do pagamento de parte do 13º salário dos comissionados da Prefeitura de Cabo Frio, nesta quarta-feira (4), rapidamente se espalhou pelas redes sociais, gerando muitos comentários, principalmente dos efetivos, que ficaram de fora (e nada contentes) e dos vereadores de oposição. Mas de acordo com o prefeito em exercício, Aquiles Barreto, o pagamento dos comissionados foi uma decisão tomada em conjunto com a equipe de transição do governo, fato que foi comunicado ao juiz Dr. Vinícius Marcondes. O motivo é que a continuidade de tais servidores, dependem da decisão do novo prefeito (Dr. Adriano). Mas caso ele opte por não continuar com os mesmos comissionados, os servidores poderão ser dispensados, mas não ficariam sem pagamento. Quanto aos efetivos e contratados, Aquiles disse ainda que, “evidentemente, todos receberão o salário e o 13º nas datas previstas”. O prefeito exercício quer entregar o governo, voltar para a Câmara sem nenhuma ranhura na imagem dele, por isso tem feito o que pode para sair bem e sem fama de caloteiro.

 

O QUE SERÁ, QUE SERÁ?

Ainda no campo das especulações, não se sabe ao certo o dia em que o prefeito eleito tomará posse. Até lá, o que se sabe são conjecturas, ou seja, possibilidades de datas. Nesta quarta-feira (4), soubemos que o Cartório Eleitoral notificou a equipe de Dr. Adriano sobre falhas na prestação de contas da campanha, que caíram em exigência. E isso leva alguns dias para que tudo seja regularizado e a Justiça Eleitoral libere o doutor para a posse. Enquanto isso, cozinha-se o galo. O vice-prefeito eleito, Felipe Monteiro, conversou conosco rapidamente pelo Whatsapp e afirmou que esteve com Dr. Adriano nesta quarta e que eles aguardam a decisão da data de diplomação e, enquanto isso, tratam do planejamento estratégico para a cidade. “Será um governo técnico e para todos”, afirmou. O jeito é esperar pacientemente.

 

ESSE TEM CERTEZA

Enquanto Cabo Frio vive momentos de incertezas, uma das poucas pessoas que estão certas da função que vai desempenhar no próximo governo é Radamés Muniz. Ele foi a Teresópolis para participar da cerimônia de posse do prefeito eleito, Vinícius Claussen, “na condição de futuro secretário de Turismo de Cabo Frio, representando Dr. Adriano”, postou Radamés no Facebook. Ele aproveitou para tirar foto acompanhado Vinícius e a primeira dama, Paula Claussen.

 

DESCREDENCIADAS

O Ministério da Saúde, por meio da Portaria Nº 1.717, de 12 de junho de 2018, descredenciou 15 Equipes de Saúde da Família (ESFs) por não cumprimento do prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica. Da região, o município cabo-friense foi o que mais teve equipes descredenciadas. Arraial do Cabo e Búzios tiveram uma cada um. O responsável pelos postos de saúde de Cabo Frio nos últimos 18 meses, durante o governo do ex-prefeito Marquinho Mendes, foi o médico e cirurgião plástico, Rafael Almenara.

 

 

 

 

 

 

CANDIDATO A DEPUTADO

O delegado da Polícia Federal, Felício Laterça, deu entrevista ao Programa Sidnei Marinho, na Rede Litoral News, nesta quarta-feira (4). Ele anunciou que é candidato a deputado federal pelo PSL. Dr. Laterça ficou conhecido pela Operação Basura, que investiga fraudes na Comsercaf, em Cabo Frio. E segundo ele, a história ainda não acabou. “Tinha gente com foro privilegiado e que agora não tem mais. O desencadear das investigações vai provar que muitos ainda podem ir para a prisão”, disse o delegado na entrevista.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO

Quem aniversaria nesta quarta-feira (3) é o vereador de Cabo Frio, Luis Geraldo, futuro presidente da Câmara, para o biênio de 2018/2019. A equipe do Portal RC24h o parabeniza pela data, desejando muita saúde e paz.

 

 

 

ESCRACHO DA EDUCAÇÃO

Sob o coro de pais, alunos e professores, a sessão da Câmara de Búzios, na noite de terça-feira (3), teve tom de protesto do início ao fim. A plenária começou com a vereadora Gladys Nunes pedindo para que os demais colegas assinassem um abaixo assinado, pedindo ao prefeito André Granado, a exoneração da secretária de Educação, Deisemar Gonçalves dos Santos de Jesus. A edil começou falando os motivos pelos quais a viagem da responsável pela Educação buziana, para a Rússia, é ilegal e configura como ato de improbidade administrativa. De acordo com Gladys, a secretária recebeu pelas férias nos meses de janeiro e março e saiu do país num período fora da programação da secretaria, numa época em que toda a pasta apresenta sérios problemas. A assistência estava repleta e pessoas que tinham acabado de sair de protesto, realizado nas ruas da cidade. O presidente Cacalho deu a palavra para que eles se pronunciassem na tribuna. Todos falaram sobre: falta de professores, de merenda, de estrutura, de material. Escolas sucateadas, com vasos sanitários quebrados, rombos nos tetos, com ratos e cobras. Professores desvalorizados, sem PCCR, enquadramento e outros direitos. E os vereadores? Se defenderam até onde puderam, no mais, tiveram que ouvir a tudo calados. Dizer o que neste momento? Nada!

 

ESCRACHO DO FACHEL

Nesta quarta-feira (4) foi dia do jornalista Flávio Fachel, apresentador do Bom Dia Rio, da Rede Globo, dar um escrachada na secretária de Educação de Búzios, Deisemar Gonçalves, no ar. A equipe dele leu a nota da Boca Miúda, com o vídeo dela na Rússia, onde aproveita para assistir à Copa do Mundo de Futebol. Veja o vídeo na íntegra:

 

 

MARIA JOAQUINA

Quanto ao caso do bairro Maria Joaquina. O presidente da Câmara de Búzios, João Carlos Alves dos Santos, o Cacalho, solicitou à Procuradoria para entrar com petição no Tribunal de Justiça, para que o desembargador aceite que a Casa Legislativa ingresse na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) como “amicus curiae”. Ou seja, caso o desembargador consentir, a Câmara buziana poderá fornecer subsídios que ajude o tribunal a julgar o processo.  A casa defende que o limite entre os municípios de Cabo Frio e Búzios sejam definidos pelo Rio Uma e não por uma linha imaginária, que deixa Maria Joaquina na área pertencente ao município cabo-friense. No último dia 22 de junho, o T-RJ suspendeu a lei que passava de Cabo Frio para Búzios.

 

CAÇA FANTASMAS

Em Iguaba Grande, foi descoberta a existência de mais de 400 fantasmas na Prefeitura. Tem até morador de Araruama que recebia salário todo mês sem nunca ter pisado na sede do Executivo de Iguaba. Na Praça Edila Pinheiro estão dizendo que é melhor o prefeito interino chamar os Caça Fantasmas para dar jeito nessa situação. Já os 'analistas políticos' frequentadores da praça mais famosa da cidade, os mais ferrenhos, já dão como certo a produção do filme Caça Fantasmas 2, em Iguaba Grande.

 

 

CHEGA DE VOTAÇÕES SECRETAS

Em Iguaba Grande, o vereador da oposição, Alexandre da Farmácia apresentou um projeto de lei que visa terminar com as votações secretas da Câmara. Segundo o edil, o PL tem o apoio dos demais vereadores e deve entrar para votação na pauta da próxima sessão. "Vivemos em um momento que exige total transparência nos atos políticos e será de extrema importância para a nossa Cidade que esse projeto seja parte do Expediente da próxima Sessão Legislativa. O que demonstra o comprometimento dessa Casa com o Povo", afirmou o vereador em postagem no Facebook.

 

BOA REUNIÃO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, voltou do Rio de Janeiro bastante animado. Ele esteve na capital para se reunir com diretores da empresa Queiroz & Galvão e tratar da possibilidade da corporação instalar uma sede em Arraial do Cabo, para que desta forma, passe a pagar impostos no município. Renatinho afirmou que a reunião foi muito promissora e que dentro de 60 dias deve aparecer o bônus desta reunião.

 

IPTU VERDE

E por falar em Arraial do Cabo, o prefeito acaba de enviar à Câmara a Mensagem Executiva Nº 32, de 3 de julho de 2018, com o Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição do IPTU Verde no âmbito do município, cujo objetivo é fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente, ofertando em contrapartida benefícios tributário ao contribuinte. A mensagem deve entrar na pauta de votação da Casa Legislativa nas próximas sessões.

 

 

 

 

 

NOTA OFICIAL

A Comunicação da Prefeitura de São Pedro da Aldeia entrou em contato conosco para se pronunciar sobre o caso da menina agredida, próximo ao Pronto Socorro Municipal, na última segunda-feira (2), após o jogo do Brasil. Em nota oficial, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia esclarece que entrou em contato com a 125ª DP, que informou não haver registro do caso citado. Também não foi realizado nenhum atendimento no Pronto-socorro municipal com natureza semelhante ao fato que foi exposto. A Secretaria de Ordem Pública da cidade, a Comunicação e o gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho e estão empenhados na busca por mais informações sobre a situação, porém não há nenhum registro acerca da vítima além da postagem feita na internet, por meio de redes sociais. “Ressaltamos que a Guarda Municipal, por meio da secretária Leila Regina, tem feito um trabalho integrado com todos os órgãos de Segurança Pública atuantes no município e destacamos a importância da vítima de um crime registrar um boletim de ocorrência, para que os órgãos competentes possam trabalhar de forma estratégica nos locais de maior incidência”, destaca a nota.

 

MAL ALIMENTADOS

Em Araruama, o vereador Márcio Oliveira denunciou que os cães que pertencem à Guarda Civil Municipal estão sendo mal alimentados, apresentando quadro de desnutrição, por falta de ração adequada. E segundo ele, por essa razão os animais não estão sendo utilizados nas ruas. A denúncia é grave, já foi noticiadas pelos sites, blogs e páginas do Facebook. Um caso para os protetores dos animais averiguarem.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias