BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (28)

Rebel no Esporte, Radamés no Turismo, Kati na Fazenda, são as novas confirmações do secretaria de Dr. Adriano; Esquadrão Antibomba em ação na Câmara de Cabo Frio; O convite de Marquinho para Rafael Peçanha; Mais um processo para a conta de André Granado; Título de Cidadão Cabista; Paradeira em São Pedro da Aldeia; Fiscalização dos gastos públicos em Iguaba; E muito mais...


MAIS SECRETÁRIOS DE DR. ADRIANO

O professor de Educação Física e técnico de futsal, Flávio Rebel aceitou o convite de Dr. Adriano para assumir a Secretaria de Esportes de Cabo Frio. Quem revelou isso foi o próprio Rebel, na manhã desta quinta-feira (28), no Café Parada Obrigatória, um dos mais movimentados pontos de encontros e discussão política da cidade. Quem assume o Turismo é Radamés Muniz, que foi candidato a vice na chapa de Rafael Peçanha. Ele é empresário do setor hoteleiro. Na Fazenda, o propenso a assumir é Antônio Carlos Nascimento Vieira, o Kati, que já foi diretor do Bozano Simonsen e trabalhou na Bolsa de Valores. Segundo a turma de Adriano, Kati é um profissional com larga escala no mercado financeiro que tende a trazer a experiência da iniciativa privada para o governo. O prefeito eleito ainda não anunciou oficialmente nenhum nome, a não ser o de Cláudio Leitão para a Secretaria de Educação. Os nomes que estamos anunciando aqui são confirmações dos próprios profissionais convidados por Dr. Adriano para compor o governo.

 

OUTROS NOMES DE SECRETÁRIOS

O blogueiro professor Chicão, em postagem feita nesta quinta, divulgou outros nomes de secretários. Seriam eles: Felipe Araújo, no Planejamento; Dr. Hélio Wagner Gualberto, Procuradoria Geral; Jorge Queiroz, na Comunicação; Duca Monteiro, Governo. Além dos quais já adiantamos aqui na Boca Miúda (Cláudio Leitão, Fabrício Valladares, Flávio Rebel, Radamés Muniz e Kati). Ainda segundo Chicão, outros nomes estão sendo cotados para as vagas, Coronel Ruy França, Ordem Pública; Mário Flávio, Meio Ambiente e Fernando Chagas, Cultura. O Portal RC24h tentou, por diversas vezes, conversar com Dr. Adriano na expectativa de confirmar as informações sobre os secretários, mas foi em vão.

 

ESPORTE E CIDADANIA PARA TODOS

E por falar em secretários, Átila Motta, antes de deixar a secretaria de Esportes de Cabo Frio lançou o Projeto Esporte e Cidadania para Todos, que vai atender crianças e adolescentes de Cabo Frio e Tamoios com aulas de futebol, karatê, vôlei e futsal, gratuitamente e sem custo para a Prefeitura, em parceria com o Ministério dos Esportes. “Quero agradecer o atual Ministro dos Esportes, Leandro Cruz, o deputado federal Leonardo Picciani por atenderem nosso pedido. Fico muito feliz em poder trazer mais esse importante projeto para nossa cidade, tivemos que aguardar o lançamento por causa das eleições suplementares, mas agora a população, em especial as nossas crianças ganham mais esse benefício por meio da Secretaria de Esportes. Esperamos que a próxima gestão possa da continuidade a esses trabalhos, vou está acompanhando e cobrando, pois entendo quem ganha com isso serão nossas crianças e adolescentes”, afirmou Átila Motta.

 

ESQUADRÃO ANTIBOMBA

O comentário nos corredores da Câmara de Cabo Frio é que tem vereador fazendo às vezes do Esquadrão Antibomba. Trata-se de Vinicius Corrêa que tem feito o que pode para desarticular as tentativas de armar uma “pauta bomba” para quando o prefeito eleito assumir a Prefeitura. De acordo com a “rádio corredor” da Casa Legislativa, assim como os edis da base tem feito encontros casuais para trocar ideias, Vinícius tem se articulado como pode para tentar desarmar a cama de gato que espera por Adriano em julho. E pelo jeito, já conseguiu levar alguns para formar a base do novo prefeito.

 

SEJA MEU VICE EM 2020?

No dia do resultado da eleição, Marquinho ligou para Rafael Peçanha para parabeniza-lo pela votação expressiva que obteve nas urnas. Ainda disse mais: que em 2020 será candidatíssimo a prefeito de Cabo Frio e convidou o vereador (que sempre foi oposição ao governo dele) para ser vice na chapa. Rafael sorriu, agradeceu, mas falou que prefere seguir a caminhada sozinho. O mais curioso é que Marquinho ligou para o candidato do PDT, que ficou em terceiro lugar na votação e só. Dr. Adriano está esperando até agora o parabéns pela vitória, que ainda não veio.

 

CHEGA DE FANTASMAS

Até na hora de tratar de assuntos sérios, o Brasileiro consegue levar no humor. Prova disso foi o cabo-friense que aproveitou um dia de sessão na Câmara de Cabo Frio para mandar o recado dele: "Chega de Fantasmas". Aposto que esta é a mensagem que a maioria do povo apoia e clama. 

 

 

MAIS UM PROCESSO PRA GRANADO

Está marcada para o dia 24 de julho, às 14h, no Fórum de Armação dos Búzios, a Audiência de Instrução e Julgamento (AIJ), do prefeito André Granado. Trata-se de processo criminal da 2ª instância que, para dar celeridade, a relatora da Ação Penal nº 0064645-44.2014.8.19.0000, desembargadora Suely Lopes Magalhães, delegou ao Juiz Criminal da Comarca de Armação dos Búzios a realização da AIJ. Cartas de ordem criminal foram expedidas com as intimações devidas que os envolvidos compareçam na audiência. A Ação Penal originou-se de denúncia do Ministério Público que se baseou no processo TCE-RJ 211.995-0/2008 e na Tomada de Contas Especial instaurada logo a seguir. O processo foi instaurado para apuração de possíveis irregularidades na contratação pelo município de várias empresas para prestação de serviço na área de saúde – dentre elas a ONEP, no ano de 2007. O corpo técnico do TCE-RJ concluiu pela ilegalidade da dispensa de licitação relativa ao contrato n° 36/2007 (Processo Administrativo 11451/2006) e a Tomada de Contas Especial, instaurada na Prefeitura de Armação dos Búzios – Processo TCE-RJ n° 201.756-7/10, entendeu pela existência de danos ao erário decorrente das mencionadas contratações. Estão arrolados no processo, além do prefeito Buziano, Antonio Carlos Pereira da Cunha Coutinho, Josias Rodrigues Lopes e Paulo Fernando Martins da Silva.

 

DEUS SALVE O REI

Que os memes alegram as redes sociais, disso ninguém tem dúvida. Mas são também uma forma, bem humorada de fazer críticas sociais e políticas Brasil a fora. Nos grupos de Iguaba Grande, Cabo Frio, Araruama sempre tem um meme bem humorado sobre o momento político que a cidade está passando. Agora é a vez de Búzios e o foco é a relação dos vereadores da bancada governista com o prefeito André Granado... que é (na visão do autor do meme) estilo "Deus salve o Rei".

 

NÃO POUPARAM NEM AS JANELAS

O presidente do PRB de Búzios, Alexandre Martins, fez um desabafo nas redes sociais, mostrando o quanto a cidade está sofrendo com a falta de segurança pública. “Um absurdo que está acontecendo em Búzios, não só roubam bens como carro, moto, dinheiro, levam também janelas. Foi isso que aconteceu em uma casa na Marina”, disse ele no vídeo em que mostra o imóvel que teve as janelas levadas. Nos comentários, os buzianos demonstram não só o descontentamento com o clima de insegurança, mas também com as ações do governo municipal, entre elas, as blitz da Guarda Municipal para apreender veículos com impostos e documentação atrasados. Veja o vídeo abaixo:

 

 

TÍTULOS DE CIDADÃO CABISTA

A Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo realiza nesta sexta-feira (29), às 18h, a sessão solene de entrega de títulos de Cidadão Cabista. Neste ano, a Casa não realizará grande festa como de costume, mas apenas a solenidade no plenário com a entrega das honrarias. O motivo, segundo o presidente da Câmara cabista, Ayron Freixo, é o momento de dificuldades financeiras do município. Na ocasião, a redatora que vos fala, será agraciada com o título de cidadã cabista, indicação ao vereador Sppencer Cardoso.

 

 

 

 

 

 

PARADEIRA É GERAL

Em São Pedro da Aldeia, a turma do Canhão está boba de ver a paradeira na cidade. Na visão dos comentaristas mais ferrenhos da política aldeense, tudo está parado no município, tudo mesmo. Na Câmara, na sessão desta quinta-feira (28), o deputado Silas Bento deu explicações sobre a CPI da Prolagos, que está sendo realizada pela Alerj. Ele compareceu na Casa Legislativa atendendo ao requerimento verbal da vereadora Leni Santos. Silas foi lá e explicou o motivo que o levou a dar entrada com o pedido para a instauração da CPI, que foi aprovado e está em andamento na Assembleia Legislativa.

 

FISCALIZANDO GASTOS PÚBLICOS

A oposição em Iguaba Grande conseguiu aprovar dois requerimentos na sessão de terça-feira (26). Um deles cobra que o prefeito interino, Balliester Praguer, remeta à Casa Legislativa cópia da folha de pagamento do Executivo, de fevereiro a junho deste ano. O outro, requer informações sobre a disponibilidade financeira encontrada em caixa e também as dívidas existentes no município, como folha de pagamento, fornecedores e ainda prestadores de serviço como Enel e Prolagos. Os requerimentos foram de Vantoil Martins, Marciley Lessa e Alexandre da Farmácia. Mas eles tiveram reforço de Miqueias Gomes, Roberto Antunes e Elifas Ramalho, que votaram a favor da aprovação dos requerimentos. Contra foram: Alessandro Grimauth, Adriano Mairink e Alan Rodrigues. A verdade é que Balliester com a articulação para se reeleger presidente da Casa, acabou dividindo a base e aproximando Miqueias e Roberto da oposição. Agora, no governo transitório, ele acabou ficando com o apoio restrito a três edis.

 

EM CLIMA DE PRÉ-CAMPANHA

Ainda na terça-feira (26), o prefeito interino de Iguaba Grande esteve nos bairros Parque dos Desejos, Ubás e Balneário dos Signos, acompanhado dos vereadores Alessandro Grimauth, Adriano Mairink e Alan Rodrigues. Segundo eles, a visita foi para que o chefe do Executivo pudesse ver de perto a situação caótica das localidades. O curioso é que não se tem notícias de Balliester visitando bairros assim, nem quando era vereador. Mas agora, com a eleição suplementar batendo na porta, vale tudo, até arrastar poeira e amassar barro na periferia. É a pré-campanha, né minha gente?

 

HOMENAGEM À JUÍZA

Em Araruama, o vereador Oliveira da Guarda, refeito do disse-me-disse da turma do governo, no episódio da intimação da Polícia Federal remetida ao homônimo dele, entregou na sessão de terça-feira (26), Moção de Aplausos para a juíza titular da 1ª Vara Cível de Araruama, Alessandra de Souza Araújo, pelos excelentes serviços prestados nos sete anos em que ela está atuando na cidade.

 

BENEDITA DA SILVA NA REGIÃO

A deputada federal Benedita da Silva esteve na Região dos Lagos nesta quinta-feira (28). Em Araruama, ela se encontrou com o vice-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Marcelo Amaral. A parlamentar esteve também em Iguaba Grande. É a campanha para a eleição de 2018, que começa a ficar mais intensa. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias