BOCA MIÚDA EXTRAORDINÁRIA: Os bastidores da política de Cabo Frio na véspera da eleição suplementar deste domingo (24)

Pesquisas apontam empate técnico entre Marquinho e Dr. Adriano; Abstenção pode ser grande; Indecisos ainda são 15%; Eleição Suplementar mostrou grandes surpresas; Movimentação da reta final; E muito mais...


CABEÇA COM CABEÇA

A eleição suplementar em Cabo Frio pode ter empate técnico, segundo as últimas pesquisas, divulgadas neste sábado (23). Apesar do Dr. Adriano ter conseguido se manter na liderança, desde que foi deflagrado processo eleitoral, às véspera da votação ele estacionou. E as sondagens eleitorais indicam que Marquinho Mendes conseguiu tirar a diferença com a televisão e a rua. A aposta é que hoje os dois estão empatados.

 

ABSTENÇÃO

Ainda segundo as pesquisas, a abstenção dos eleitores será em torno de 50% e os votos brancos e nulos por volta de 10%. Essas são as últimas apostas e são fundamentadas no fato da eleição ser no domingo, dia de jogo da copa do mundo, quando a votação concorrer com a folga e o churrasco. Desse universo de 50% de abstenção, a tendência é que os eleitores de Marquinho Mendes compareçam, pois muitos são servidores públicos e, além do fato de MM saber envolver mais o eleitorado dele do que Dr. Adriano, por exemplo. Então, o fantasma da abstenção ronda e bate na porta da turma da Rede Sustentabilidade e do PCdoB.

 

INDECISOS E BRANCO/NULOS

Outro dado curioso é que, na véspera da eleição, segundo os dados das pesquisas, ainda existe um universo de 15% de pessoas que não escolheram em qual candidato vão votar. Então, nesta reta final, estes eleitores, os indecisos, podem ser muito importante para todos os lados. Outra situação que mostra as sondagens eleitorais, é que 10% insiste em votar em branco ou nulo, ou seja, nenhum dos seis candidatos deu representatividade para 10% dos eleitores, em torno de 14.500 pessoas. Mais do que isso, essa figura ou personagem é o que falta para ganhar esse eleitorado. Então, para 2020, a classe política pode começar a avaliar como ou quem pode conquistar essa fatia da sociedade cabo-friense.

 

DUAS NOVAS LIDERANÇAS

A eleição suplementar serviu também para mostrar aos eleitores figuras como Leandro Cunha do PSOL que é economista, professor universitário e ficava mais nos bastidores da política do partido e teve a oportunidade de botar a cara e mostrar que é uma nova liderança que surge. Rafael Peçanha também. Ele é outro importante destaque da disputa eleitoral, que no fim deste pleito suplementar despontará como importante liderança política. Aliás, o vereador e candidato a prefeito pelo PDT pode ser a grande surpresa da eleição. Aliás, se ele e Dr. Adriano tivesse se unido, Marquinho Mendes não teria a votação que o grupo dele espera para amanhã. Claro que isso é um palpite, mas o crescimento dele nas sondagens eleitoral é algo a se considerar seriamente.

 

DO DESEMPENHO

E por falar em formação de lideranças. Cristiane Fernandes (PSDB) mostrou que tem capacidade, mas, a questão da candidatura dela ser controversa, criticada e muitas vezes apontada como a serviço de criticar o adversário Dr. Adriano, atrapalhou bastante. Isso atrapalhou o desempenho dela, que poderia ser de excelência. Tem também a questão do registro de candidatura dela, que está indeferido pela Justiça. Carlão do PHS mostrou o mesmo desempenho da eleição de 2016, aparecendo na pesquisa com 1% e em outras sondagens nem pontuou. Quem sabe na próxima ele se sai melhor.

 

ÚLTIMOS MOMENTOS

Na reta final a movimentação do grupo de Marquinho Mendes foi enorme. Na noite de sexta-feira (22), o comício no Jardim Esperança ficou lotado. Na manhã deste sábado (23), a caminhada pela Avenida Ézio Cardoso da Fonseca reuniu pelo menos mil pessoas. O candidato da Rede não divulgou agenda. Segundo a coordenação da campanha, a militância está nas ruas visitando diversos bairros. Já na rede social, a disputa é grande e cada um tenta atingir como pode o maior número de eleitores com as postagens no Facebook e nos grupos de Whatsapp.

 

TENSÃO NAS RUAS

O clima nas ruas nas últimas horas antes da votação é de pura tensão. As polícias civil, militar e até a federal estão nas ruas atrás da prática de crime eleitoral. Na tarde deste sábado (23), teve gente da coordenação da campanha de Marquinho Mendes detida e levada para a 126 DP, sob suspeita de compras de votos. A alegação dos coordenadores foi que ninguém estava comprando eleitores, mas sim pagando a turma que está trabalhando na campanha. O clima na delegacia ficou tenso, pois a justiça está investigando e marcando em cima. Na internet as denúncias de compra de voto é grande. O TRE está fiscalizando e proibiu a turma de MM fazer carreata nesta tarde. O evento estava marcado para às 15h, mas teve que ser cancelado porque a justiça mandou.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias