COLUNISTA RC24H - SILAS BENTO / Candidato Ficha Suja está fora do Jogo Democrático

"O voto, numa democracia, é uma conquista do povo, e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento"


O voto é a principal arma do cidadão, uma vez que a cada quatro anos o eleitor tem uma chance de aprovar ou desaprovar a forma como o político conduz sua vida pública. No caso de Cabo Frio, no domingo, dia 24 de junho, teremos a oportunidade de corrigir um erro cometido na última eleição para prefeito elegendo um candidato ficha suja.

E para reforçar meu sentimento quero analisar com vocês o primeiro pronunciamento do ministro Luiz Fux, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que irá coordenar as eleições nacionais de 2018. Ele iniciou o discurso afirmando que a atuação do Tribunal Superior Eleitoral estará alicerçada em aplicar sem hesitação a Lei da Ficha Limpa.

Segundo o ministro Fux os órgãos eleitorais, na qualidade de fiscais da moral procedimental do pleito, devem rejeitar toda e qualquer postulação em desconformidade com o espírito de civismo trazido pela Lei da Ficha Limpa; o que vale dizer que: “Ficha suja está fora do jogo democrático”.

Assim como o cidadão tem que tomar as devidas precauções na hora de escolher em quem vai depositar o futuro da sociedade nas eleições de outubro, afirmo que o eleitor cabo-friense deve ter a mesma preocupação no próximo domingo. Temos testemunhado, nos últimos anos, o desencanto da sociedade com seus representantes. As reações às denúncias de corrupção são cada vez maiores. No entanto, a responsabilidade pela degradação da política não pode ser atribuída apenas aos eleitos, embora lhes caiba responsabilidade diferenciada, mas também a quem os elegeu.

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. Então, no próximo domingo, vamos ficar bem atentos na hora de escolher o futuro de nossa cidade, pois não podemos escolher um prefeito ficha suja, que não têm compromisso com o que diz. 

O voto, numa democracia, é uma conquista do povo, e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter consequências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias