BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (12)

Iguaba Grande: reeleição de Balliester pode ser questionada na Justiça; Marquinho afirma que não está fugindo dos debates; Dr. Adriano lota Clube Progresso; Marcelo Freixo vem a Cabo Frio em comício do PSOL; Serginho Carvalho agora é Democratas; Liminar mantém transporte coletivo em Araruama; Lívia dá alfinetadas em vereadores; E muito mais...


REELEIÇÃO NA JUSTIÇA

A reeleição de Balliester Praguer para presidente da Câmara de Iguaba Grande para o próximo biênio, poucos instantes antes dele ser empossado prefeito interino da cidade, vai render muito ainda. Os três vereadores que foram contra a antecipação da eleição para a mesa diretora, Miqueias Gomes, Jeffinho do Gás e Roberto Antunes, vão questionar o caso na Justiça. Quem afirmou isso ao Portal RC24h, na tarde desta terça-feira (12), foi Miqueias que na hora da votação deixou o plenário com os outros dois. Para ele, o processo foi arbitrário e Balliester poderia ter sido mais cauteloso na condução da questão. “O momento de instabilidade política pelo qual o município está passando deveria ser levado em consideração”, afirmou Miqueias. Ele disse ainda que estranhou o que chamou de aliança entre a oposição e a situação, para reeleger Balliester. “Lançaram uma chapa de última hora, só para dar quórum à sessão”, disse Miqueias que sempre afirmou ter interesse em concorrer à presidência da Casa. A oposição nega qualquer tipo de aliança. Agora, o vereador prefere esperar as cenas dos próximos capítulos, para ver como vai ficar essa situação. A verdade é que o cenário político em Iguaba Grande está pegando fogo, deixando até os comentaristas mais fervorosos da Praça Edila Pinheiro de cabelo em pé.

 

PROGRESSO BOMBADO

Para quem achava que só Marquinho consegue promover eventos com muita gente, eis que Dr. Adriano faz uma reunião no Clube Progresso, em São Cristóvão, na noite de segunda-feira (11), com mais de duas mil pessoas. O espaço ficou lotado, o trânsito no entorno complicado e detalhe, não teve ônibus para levar a galera. Segundo os organizadores, quem não tinha carro pegou carona. Mas como os adversários não perdoam, os comentários foram que quem ajudou a turma da Rede a organizar o evento foi Vanderlei Bento. Um dos coordenadores da campanha de Dr. Adriano, Cláudio Leitão, não negou que tenha recebido uma ajuda do vereador. Segundo ele, Vanderlei ajudou, mas não foi o cara da reunião.

 

NÃO FUGIU DOS DEBATES

Marquinho Mendes diz que não fugiu do debate do Sepe Lagos e da sabatina realizada pela Acia e Asaerla, com os candidatos a prefeito de Cabo Frio, nesta segunda-feira (11). A assessoria de imprensa dele entrou em contato conosco para dizer que nem mesmo confirmou presença nos dois eventos, já que tinha agenda para cumprir e não poderia faltar. Essa é a versão dele. Mas a ausência de Marquinho nos debates tem aberto espaço para as críticas dos demais candidatos. Na sabatina, o presidente da Acia, Dado Terra, reforçou o coro de críticas e também foi bem duro nas ponderações com relação ao ex-prefeito.

 

MARCELO FREIXO EM CABO FRIO

O PSOL de Cabo Frio realizará comício do candidato a prefeito, Leandro Cunha, e para dar uma ajudinha, o deputado estadual Marcelo Freixo, figura icônica do partido, virá à cidade para participar do evento. O comício, que acontecerá na próxima segunda-feira (18), às 17h, na Praça Porto Rocha, marcará o encerramento da campanha do PSOL na eleição suplementar de Cabo Frio.

 

 

 

 

 

 

AGORA É DEMOCRATAS

Políticos da Região dos Lagos participaram do encontro do Democratas, realizado no fim de semana, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pré-candidato a presidente da república, do presidente nacional do partido e prefeito de Salvador, ACM Neto, dos ex-prefeitos do Rio Eduardo Paes e César Maia. A deputada Marcia Jeovani, acompanhada do marido e ex-prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, participaram do evento. O vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Arraial do Cabo, Serginho Carvalho, também foi. Aliás, ele saiu do PHS e agora faz parte dos quadros dos Democratas. Ao Portal RC24h, Serginho disse que após divergências partidárias optou por seguir com o DEM, mas ainda reserva boas relações com a turma do PHS. Quem assinou a ficha de filiação do vice-prefeito cabista foi o próprio Rodrigo Maia.

 

LIMINAR NO TRANSPORTE

A prefeita de Araruama, Lívia Bello, publicou vídeo no Facebook dela, informando que a Prefeitura conseguiu uma liminar na Justiça, determinando que a Auto Viação Montes Brancos mantenha os serviços, permitindo ao governo tempo hábil para a realização de nova licitação para o transporte público de Araruama. Em maio, a empresa informou à prefeita que no prazo de 90 dias, rescindiria o contrato de concessão. Lívia tentou negociar, mas não teve jeito. A alegação da Montes Brancos é a queda na arrecadação e no número de passageiros por conta da falta de fiscalização do transporte clandestino e da regulamentação do projeto táxi ponto a ponto. Aliás, desde que a prefeita conseguiu criar, aprovar na Câmara o projeto, para colocá-lo em pratica, só tem dado problema. A empresa que faz o transporte público desistiu do contrato e até os taxistas protestaram nesta terça-feira (12).  

 

PROJETO "MAIS VALIA"

E por falar em Araruama e na prefeita... Lívia convidou a população para participar da sessão desta terça-feira, da Câmara da cidade, quando s vereadores vão apreciar o Projeto de Lei "Mais Valia", de autoria do Executivo. De acordo com a prefeita, o objetivo do PL é beneficiar a população mais carente do município na legalização dos imóveis. 

 

ALFINETADAS PRA TODO LADO

Em tempo... Desde que boa parte dos vereadores de Araruama resolveram assinar a carta de alforria do governo, ou melhor, do marido da prefeita, a relação entre o Executivo e o Legislativo anda um tanto quanto abalada. Os edis reclamam da falta de diálogo com o governo, muitos dizem que Lívia nunca os recebeu no gabinete dela. Por essa razão resolveram romper com o silêncio e botaram a boca no trombone, esculhambando o primeiro cavaleiro da cidade. Agora o que não faltam nas sessões legislativas são críticas e cobranças. A resposta da prefeita veio em alfinetadas para todos os lados. Lívia já mandou avisar que dialoga só com o líder do governo na Câmara e até pediu para a população acompanhar mais o trabalho do Legislativo, para ver quem são os edis que realmente trabalham. O caldo está entornando. Para ajudar, o presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Russo vai se afastar por conta da campanha eleitoral, pois ele é candidato a deputado. No lugar dele vai entrar Magno Dheco. Na Praça do Blindex, a turma já cogita a possibilidade do novo presidente do Legislativo tentar anular a eleição da mesa diretora. Ou seja, mais fogo na fogueira.

 

TROPA DE ELITE

Depois que o presidente da Câmara de Búzios bateu o pé e disse que só vai liberar o pedido do prefeito para se ausentar do país, para votação em plenário, após resolvido o problema da falta de merenda nas escolas, o governo mandou o esquadrão de elite para a Casa Legislativa. O objetivo é tentar resolver a situação. O líder da tropa de choque é o vereador Lorram Silveira, a quem foi dada a incumbência de contornar a situação e liberar a autorização do prefeito para viajar para a Rússia, ver a Copa do Mundo. E daí que a situação das escolas está russa? A turma da Rua das Pedras está de olho na movimentação. O pedido de autorização não consta na pauta da sessão desta terça-feira (12). Vamos ver o que a bancada governista vai alegar para convencer Cacalho de que está tudo certo com a merenda nas escolas.

 

NO CLIMA DA COPA

É tanto bafafá nas cidades da Região dos Lagos, seja por conta da política, da crise ou outros fatores, que a Copa do Mundo de Futebol está passando despercebida. O único município que se movimentou e fez alguma decoração foi São Pedro da Aldeia, onde a Rua Professor Cordelino Teixeira Paulo (Rua da Parra) recebeu bandeirinhas e pinturas temáticas com as cores da bandeira brasileira. No resto das cidades nem bandeirinhas, verde e amarelo, nem nada.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias