COLUNISTA RC24H/ MARISTELA OLIVEIRA: Transtornos da aprendizagem

'A Dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Causa dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização. Os sinais de dislexia variam dependendo da idade'


No artigo anterior falamos sobre a contribuição da Neurociência à aprendizagem e da importância de
se fazer uma investigação logo na infância a fim de descartar qualquer necessidade especial de intervenção ou até mesmo começar o auxilio ao aprendente.

Podem ocorrer percalços no caminho da aprendizagem como dificuldades (quando algo externo
atrapalha) e transtornos que são caracterizados por uma disfunção do sistema nervoso central. Ele recebe as informações, porém há uma falha na interação, processamento e armazenamento resultando em problemas na saída das informações sejam pela escrita, leitura ou cálculo.

A Dislexia

É um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Causa dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização. Os sinais de dislexia variam dependendo da idade. 

Geralmente o pequeno pronuncia suas primeiras palavras por volta de 1 ano e as primeiras frases por volta de 1 ano e meio a 2 anos. Um atraso na fala deve acender um sinal de alerta – pode ser o
primeiro indicativo de dislexia.

O fracasso do desenvolvimento da leitura fluente (capacidade de ler um texto não somente com precisão, mas com rapidez e expressão adequada) também é uma característica do distúrbio que persiste na adolescência e idade adulta. Trata-se de uma condição hereditária, com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Se notar a presença de algum sinal de dislexia, é fundamental conversar com o professor de seu filho. Mas não fique dependendo somente da escola para realizar uma avaliação. O pediatra pode fazer o encaminhamento para que seja feito um teste.

O diagnóstico e o tratamento da dislexia exigem a participação de equipe multidisciplinar, com
profissionais como neurologista, psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo.

É fundamental que os pais, professores e principalmente a criança, adolescente ou adulto entenda a
natureza do problema de leitura, para que se desenvolva uma opinião positiva sobre si mesma.

Confira abaixo alguns famosos disléxicos:

- Albert Einstein
- Alexander Graham Bell
- Henry Ford
- John Lennon
- Leonardo da Vinci
- Muhammad Ali
- Pablo Picasso
- Walt Disney

 

Maristela Oliveira – Professora e Psicopedagoga, Especialista em "Estudos da Língua Portuguesa", Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Reabilitação Cognitiva (Instituto Sinapses). Contatos: Tel/whatsapp (22) 992323366 – e-mail: maristelapsiconeuro@gmail.com

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias