BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (8)

Iguaba Grande, a cidade sem prefeito; A reunião bombada de Jefferson Vidal em Cabo Frio; Nova sede do Meio Ambiente; Rafael Peçanha se reúne com Associação dos Blocos;Deputada Marcia homenageia "delegata"; Lei de preservação ambiental sancionada em Arraial do Cabo; Processo contra vereador de São Pedro é extinto; STF veta mãe da prefeita de Araruama no governo; E muito mais...


CIDADE SEM PREFEITO

Autoridades passaram por tremenda saia justa no desfile cívico dos 23 anos de Iguaba Grande, na manhã desta sexta-feira (8). Acontece que, apesar do afastamento de Grasiella Magalhães do cargo de prefeita, determinado pela Justiça, ela participou do evento como se nada estivesse acontecendo. Impondo constrangimento ao cerimonial, que a anunciou como chefe do Executivo e também às autoridades presentes, que tiveram que cumprimenta-la como tal. Mas a verdade é que Iguaba Grande, pelo menos neste fim de semana, é uma cidade sem prefeito. Apesar de Grasiella afirmar que ela continua na função. O presidente da Câmara, Balliester Praguer está pisando em ovos. Ele inclusive afirmou ao Portal RC24h que, na terça-feira (12), será empossado, em solenidade na Câmara. Ainda sobre o desfile cívico... O deputado federal Júlio Lopes estava no evento junto com toda a cúpula do PP. Como presidente estadual do partido ele, Alcimar Caldas, coordenador regional, Anderson Moura e cia ltda... fizeram o papel deles, já que Grasiella e Balliester são do PP. Nos bastidores o comentário é que a cúpula do partido já está costurando a sucessão e preparando o terreno para a suplementar, mesmo que dina Grasi bata o pezinho. 

 

TCHAU QUERIDA!

Porém... A estratégia de Grasiella Magalhães, a de fazer-se de desentendida, não colou. No desfile, por exemplo, muita gente comentava sobre a “cara de pau” dela. Tinha até gente com a frase “Tchau Querida”, estampada em camisetas. Na Praça Edila Pinheiro, a turma comentava que Grasi está tendo extrema dificuldade em admitir que acabou. Ela não está aceitando deixar o cargo. Inclusive, em entrevista à Intertv, afirmou que os advogados dela já entraram com agravo regimental no STF e uma medida cautelar, na tentativa de rever a decisão monocrática da Justiça. Mas em nenhum momento ela admitiu que foi afastada do governo. Na mesma reportagem, uma cidadã disse que Grasiella tem que sair para a cidade andar. Vale destacar que, não há a mínima possibilidade dela permanecer no cargo, pois os recursos não suspendem o efeito da decisão. Ou seja, ela pode recorrer sim, mas fora da Prefeitura.

 

 

 

EM CLIMA DE PRÉ-CAMPANHA

A verdade é que Iguaba Grande já vive clima de pré-campanha eleitoral. Os pré-candidatos já estão organizando as campanhas. E, além das pesquisas fakes que invadiram as redes sociais, a turma do SOS Iguaba já estava no meio do povo, na manhã desta sexta, no desfile cívico, como quem não quer nada, cumprimentando as pessoas e se mostrando presente.

 

 

 

 

 

MAESTRO MARQUINHO

Conferir de perto a reunião que o presidente da Câmara, Jefferson Vidal organizou para Marquinho Mendes, é entender o que é de fato um “bicho político”. Pode parecer uma expressão estranha,mas significa tão somente aquele que tem vocação para política, no amplo sentido da palavra. Jefferson bateu recorde, conseguindo atrair público estimado em 1.500 pessoas. E Marquinho correspondeu à altura. Mesmo todo enrolado na justiça, parece um maestro regendo seu povo. E convence todo mundo que lhe der 5 minutos de atenção. Tem tesão como poucos pra fazer campanha. Sabe empolgar seu eleitorado deixando todos tinindo por pedir votos.  Outra importante habilidade dele é conseguir fazer qualquer pessoa se sinta importante, valorizado e incluído no processo. Ele seduz o eleitor como poucos. Tem seu valor, e isso é inquestionável. Sem entrar no mérito dos imbróglios que ele enfrenta na justiça eleitoral. As novas lideranças deviam estudar mais o estilo do Marquinho. Nos seus erros e acertos. Não se menospreza uma liderança como ele jamais. A única certeza daquele encontro, é que ali, havia dois importantes líderes e o mesmo desejo: vencer a eleição!

 

 

 

 

REUNIÃO COM ENTIDADES

O candidato a prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PDT), participa nesta sexta-feira (8), de reunião com a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf). O encontro é importante, pois tem o objetivo de apresentar a carta de intenções para a organização do Carnaval de rua da cidade. E a condição sine qua non é o retorno do desfile dos blocos mais tradicionais àorla Malibu, na Praia do Forte. Todos os candidatos a prefeito estão sendo convidados a participar de reuniões com esta mesma pauta. Ainda sobre Rafael, ontem ele participou de sabatina com engenheiros e arquitetos da Asaerla, que também estão se reunindo com os candidatos, ouvindo as propostas. Hoje, ele também estará com servidores para apresentar as propostas dele para o funcionalismo público.

 

 

 

DEU NA BERENICE

O caso do jornal fake news que circulou por Cabo Frio no início da semana foi destaque na coluna da jornalista Berenice Seara, do Jornal Extra. Segundo ela o TRE e o Ministério Público Eleitoral (MPE) começaram a investigar o jornal misterioso, que não tem circulação regular e é alvo de inquérito na justiça criminal em Quissamã, no norte do estado. Ainda segundo a jornalista do Extra, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio também prometeu agir e o movimento LGBTI pediu a abertura de inquérito criminal, além do eleitoral. Ou seja, a chapa vai esquentar ainda mais em Cabo Frio.

 

 

 

 

 

 

SEDE DEFINITIVA

O meio Ambiente deu importante passa na gestão de Aquiles Barreto como prefeito. Foi feito hoje o marco fundamental para a nova sede as secretaria de Maio Ambiente que passará a ocupar o Horto Municipal. Escolha assertiva. A nova sede será construída com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Serão dois gols num chute. Ocupar o lugar, evitado abandono como no passado recente, e ainda encontra um espaço que é compatível com a agenda política. Na cerimônia discreta, estavam o prefeito interino Aquilles, o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Claudio Bastos, o coordenador de Meio Ambiente, Eduado Pimenta e o vereador Guilherme Moreira. Falando em Claudio Bastos, hoje ele se reuniu com 15 proprietários de quiosques para resolver as demandas que envolvem banheiros, barracas e apresentar o novo Superintendente de Postura, Augusto Salvador.

 

 

 

HUMOR DO ZEL

O genial Zel Humor, como sempre, brindando a todos com as charges bem humoradas da política de Cabo Frio. Não poderíamos deixar de registrar o trabalho incrível deste profissional. E nos divertir um pouco também, né?

 

 

 

 

 

 

MULHERES PODEROSAS

A delegada titular da 132 DP (Arraial do Cabo), Dra. Flávia Monteiro, recebeu a medalha Tiradentes, em solenidade realizada na Câmara cabista, na última quarta-feira (6). A deputada estadual Marcia Jeovani (DEM) foi quem entregou uma das maiores honrarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio para a delegada da Polícia Civil. Duas mulheres fortes e empoderada, com representatividade e atuação consistente no cenário regional. Marcia teve muita habilidade ao prestar a homenagem à Dra. Flávia, que hoje é símbolo do empoderamento da mulher na Região dos Lagos. Aliás, por onde ela passa ganha respeito e carinho da população, como aconteceu em Cabo Frio e atualmente em Arraial, onde ela chefia a delegacia desde 2015.

 

 

 

 

AMAR, CUIDAR E PRESERVAR

Em Arraial do Cabo foi aprovada e sancionada a Lei Municipal Nº 2.100, que dispõe sobre a proibição de utilização e distribuição de canudos plásticos pelos bares, quiosques e ambulantes que atuam nas praias do município. A autoria da lei é do prefeito Renatinho Vianna que está atento à preocupação mundial, quanto à questão dos canudos plásticos que matam animais marinhos e degradam o meio ambiente. Segundo ele, trata-se de mais uma medida de preocupação com a preservação do meio ambiente no município cabista.

 

 

 

 

 

 

CAMINHÃO NOVO PARA ARRAIAL

E por falar em Arraial do Cabo, conforme adiantamos na Boca Miúda de ontem, o prefeito, Renatinho Vianna, recebeu na manhã desta sexta-feira (8), o deputado estadual, André Corrêa. O parlamentar entregou o caminhão de coleta seletiva que será implantada, em breve, no município. A cerimônia de recepção foi realizada em frente à Prefeitura cabista e contou com a presença de vários representantes de setores públicos da cidade e também de integrantes do INEA. Na ocasião, Renatinho aproveitou para falar das dificuldades que o município enfrenta atualmente, principalmente na questão salarial, mas que está trabalhando junto com toda a equipe para resolver o problema. Estiveram presentes no evento, a superintendente regional do INEA, Márcia Simões e demais representantes do órgão, além do presidente da Câmara de Vereadores, Ayron Freixo.

 

 

 

 

POSSE DOS CONCURSADOS

A Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Administração, formalizou, na manhã desta sexta, a posse de nove motoristas aprovados no concurso público vigente. Ao todo, 15 nomes foram convocados para a função. O secretário de Administração, Kal Alemão, empossou os novos servidores efetivos pessoalmente.

 

 

 

 

 

BANCO DE EMPREGOS

Em Búzios, foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o Projeto de Lei 42/2018, de autoria da vereadora Gladys Nunes, que visa criar o banco municipal de empregos no portal da transparência do município. De acordo com o projeto, o Poder Executivo deverá disponibilizar um link para acesso e cadastro dos currículos dos interessados. E poderá ainda promover medidas de incentivo a empresas que se cadastrarem e oferecerem vagas de empregos e/ou trabalho nesse banco de empregos. O PL 42/2018 foi encaminhado para a CCJ para ser analisado, quanto à constitucionalidade do mesmo. Se for aprovado, o Poder Executivo deverá regulamentar a lei em 30 dias, após a publicação.

 

 

 

PROCESSO EXTINTO

A Justiça julgou improcedente o pedido de cassação de diploma contra o vereador de São Pedro da Aldeia, Naldinho Linhares. No início da noite de quinta-feira (7), a juíza Elisa Pinto da Luz Paes, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mandou extinguir o processo. Naldinho respondia na Justiça por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral. Agora ele segue mais tranquilo com o arquivamento do processo. E como é sexta-feira, vai comemorar a vitória!

 

 

 

RECURSO SOBRE NEPOTISMO NEGADO

Em Araruama, a prefeita entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) tentando reverter a afastamento da mãe dela da Prefeitura. No início do mandato Lívia Bello nomeou a própria progenitora, Geovania Soares Bello da Silva, para cargo comissionado de assessora de assuntos estratégicos. A Justiça barrou e mandou exonerar a matriarca. Não satisfeita, Lívia tentou colocar a mamis como secretária de Governo. Novamente o caso foi parar na Justiça e o ministro do STF, Edson Fachin, que negou o provimento ao pedido de liminar feito pelos advogados da prefeita de Araruama. Segundo o desembargador, a Lívia não deu informações sobre a formação profissional da mãe, comprovando que a mesma é habilitada para exercer a função.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias