BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (7)

Iguaba Grande faz aniversário sem prefeito; Impugnação da candidatura de Marquinho na grande imprensa; Condenação de Mirinho Braga deixa classe política apavorada; Deputado André Corrêa entrega caminhão para Arraial nesta sexta; Araruama faz licitação de remédios; E muito mais...


SEM PREFEITO?

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encaminhou ofício mandando intimar o presidente da Câmara de vereadores de Iguaba Grande, Balliester Praguer, a tomar posse como prefeito, assumindo o poder executivo municipal. Considerando que nesta sexta-feira (8) é feriado no município, será a primeira vez na História de Iguaba que a cidade comemora a emancipação sem prefeito à frente.  Inclusive, a oposição ameaça entrar com mandado de segurança para não permitir que Grasiella Magalhães participe das celebrações como prefeita. Que coisa, hein?! Grasiella fazendo história.

 

PESQUISA FAKE

Em Iguaba Grande, foi uma loucura nesta quinta, por conta de uma pesquisa fake, que está circulando nas redes sociais, em que os ‘fakeadores’ dizem ser do Gerp, instituto de mais de 30 anos de história, de extrema credibilidade, com sede em Niterói. O Portal RC24h entrou em contato com o Gerp para saber se a pesquisa é verdadeira e o presidente da empresa, Gabriel Passos, foi bem enfático ao afirmar que não esteve em Iguaba fazendo sondagem eleitoral recentemente. Detalhe: a pesquisa é tão falsa que diz que realizou amostragem com 200 entrevistados entre segunda e quarta-feira. É logico que isso deve ter sido feito e compartilhado nas redes sociais por quem lidera a famigerada pesquisa. Começa mal, mentindo antes mesmo do processo eleitoral começar. A mentira só interessa ao mentiroso. Essa é a verdade. O eleitor de Iguaba deve ficar bem atento a isso.

 

NA GRANDE IMPRENSA

A impugnação da candidatura da chapa do ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB), foi destaque na grande imprensa nesta quinta-feira (7). O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) divulgou para a mídia que conseguiu por meio da 96ª Promotoria Eleitoral de Cabo Frio a impugnação da chapa, alegando que Marquinho é o causador da anulação da eleição de 2016, portanto, não poderia se candidatar ao novo pleito, marcado para o dia 24 próximo. O assunto foi parar em jornais como Extra, na coluna da Jornalista Berenice Seara, Jornal do Brasil e O Dia. É bom destacar que, a impugnação é a que saiu no último sábado e não é a de segunda instância. O recurso impetrado pelos advogados de MM no TRE ainda não foi julgado. Aliás, cabe comentar aqui que a Justiça Eleitoral indeferiu o registro do ex-prefeito cassado de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar. O caso dele, que é idêntico ao de Marquinho, também sobre para o TRE do Rio.

 

CRISTIANE INDEFERIDA

A Justiça Eleitoral indeferiu os requerimentos individuais de Registro de Candidatura de Cristiane Fernandes, ao cargo de prefeita do Município de Cabo Frio, e de Carmem Almeida, ao cargo de vice-prefeita da mesma chapa, nas eleições suplementares de 2018. O juiz julgou procedente o pedido de impugnação feito pelo PSDB à Justiça. O advogado de Cristiane, Dr. Tiago Santos, entrou em contato conosco para informar que está entrando com o recurso ainda hoje no TRE. “Estamos confiantes que iremos conseguir o Deferimento no colegiado do Tribunal Regional Eleitoral, até mesmo, porque a discussão será em torno do prazo da Convenção, esse foi o único motivo do indeferimento em 1° instância”, afirmou o advogado.

 

PESQUISA SÉRIA

O proprietário do Instituto Brasileiro de Pesquisa Opiniun, de Rio Bonito, Rogério Helayel, veio a Cabo Frio nesta quinta-feira (7), especialmente para conversar comigo. Ele se sentiu extremamente incomodado com a tentativa de desqualificar o instituto, mostrando a foto de uma casa em Rio Bonito, que pertence a mãe dele, que foi o primeiro endereço do registro da empresa, há seis anos. Rogério informou que hoje, o Instituto Opiniun tem sede no Centro de Rio Bonito. Ele ficou aborrecido pelo fato de terem usado um imóvel para desqualificar a pesquisa da empresa dele e afirma que os dados são verdadeiros. E mais: que hoje e manhã ele está fazendo nova pesquisa eleitoral em Cabo Frio, que está sendo registrada na Justiça Eleitoral e ele vai passar os dados exclusivos para o Portal RC24h. Rogério afirma que não tem medo de ninguém confrontar os dados cooptados por ele. É importante destacar que, para uma pesquisa ser registrada no TRE, o instituto tem que ser registrado no Conselho Nacional de Estatísticos, no Tribunal Superior Eleitoral, tem que ser uma empresa legalizada, com os tributos e certidões em dia. Além disso, a metodologia do instituto é avaliada pelo próprio TRE que se não for aprovada, repudia e não registra a pesquisa no site e ainda a empresa toma multa e é banida do sistema eleitoral.

 

CLASSE POLÍTICA APAVORADA

A condenação do ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga, a 21 anos e oito meses de prisão e devolução de R$ 10 milhões aos cofres públicos, pelo juiz Gustavo Fávaro Arruda, titular da 1ª Vara da Comarca do município, deixou a classe política da região apavorada. O fato demonstrou que a Justiça tem se mostrado implacável na aplicação da lei. A decisão é de primeira instância e se ele for condenado na instância superior, pode ser preso. Essa situação provocou consternação em muitos políticos da cidade e da região. O vereador Lorram Silveira, na sessão desta quinta-feira (7), da Câmara buziana, expressou solidariedade ao ex-prefeito.

 

SITUAÇÃO ESTÁ RUSSA

Ainda sobre Búzios, a falta de merenda nas escolas tem causado o maior bafafá na cidade. O debate na sessão da Câmara desta manhã foi grande. Os vereadores da bancada governista até tentaram explicar a situação, mas não há muito o que justificar, o erro do Executivo no processo licitatório foi grande, ao ponto do contrato ser cancelado. Agora, uma licitação emergencial está sendo feita. Os vereadores estão correndo as escolas para ver a situação. A vereadora Gladys Nunes, do jeito que lhe é peculiar, foi para o Inefi arrumou confusão e parou na delegacia. Niltinho de Beloca disse que os membros da Comissão da Educação vão percorrer as escolas para trazer mais informações para a Casa Legislativa. O presidente Cacalho, entendendo que a situação está insustentável, bateu a mão na mesa e disse: “O pedido do prefeito para sair do país está em minhas mãos e só vou liberar quando o problema da merenda estiver resolvido”. Ou seja: ou Granado resolve a falta de merenda, ou vai ver a copa de casa mesmo.

 

ENTREGA DE CAMINHÃO

Nesta sexta-feira (8), às 8h, o deputado estadual, André Corrêa, estará em Arraial do Cabo para fazer a entrega do caminhão de coleta seletiva. O parlamentar será recepcionado pelo prefeito, Renatinho Vianna, na frente da Prefeitura, onde fará a entrega das chaves para o chefe do executivo. De acordo com Renatinho, o caminhão era uma das peças importantes que faltavam para dar andamento no projeto de coleta seletiva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O recebimento do veículo e o início das obras do cinturão fecham com chave de ouro a comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente e Arraial do Cabo recebe dois grandes presentes.

 

REUNIÃO OMPETRO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, recebeu no gabinete dele, na tarde de quarta-feira (6), os chefes do executivo de cidades vizinhas que fazem parte da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás (OMPETRO). Entre as pautas em discussão foi discutida a proposta de pagamento da contribuição dos municípios referentes ao período de 2012 a 2017 e 2018, assinatura do termo de rescisão de funcionários da OMPETRO, entre outras questões da Organização.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

O vereador de São Pedro da Aldeia, Zezinho Martins, na sessão desta quinta-feira (7), da Câmara aldeense, parabenizou a equipe do 25º Batalhão da PM, que faz o patrulhamento do bairro Porto do Carro, onde criminosos portanto armas de grosso calibre, fizeram vídeo e postaram nas redes sociais. O vereador afirmou que, como autoridade, não poderia se calar diante de um fato tão alarmante quando o que ocorreu. “A situação está insuportável, estamos chegando ao ponto em que não dará mais para sair de casa. Quero parabenizar os policiais que foram ao mesmo local e fizeram vídeo do patrulhamento, pedindo à população denunciar a ação dos bandidos. Espero que esse vídeo seja compartilhado tanto quanto o dos marginais foram. Temos que tratar o assunto segurança pública com seriedade e sem hipocrisia”, destacou o vereador.

 

LICITAÇÃO DOS REMÉDIOS

Em Araruama, foi realizada na manhã desta quinta-feira (7), a licitação dos remédios para abastecer a Secretaria Municipal de Saúde. O processo complexo, que atraiu participantes de vários estados, aconteceu na Câmara. Dez empresas se increveram. A licitação ainda não terminou e, por essa razão, é claro, ainda não tem ganhador. A expectativa é que tudo seja fechado amanhã a tarde. A prefeita Lívia Bello anunciou no facebook dela que o processo aconteceria hoje, convidando a toda a população para participar. Porém, apesar do apelo da chefe do Executivo, que ressaltou a importância da licitação, nenhum cidadão apareceu para acompanhar a licitação.

 

PARABÉNS PRA VOCÊ

O vereador de Cabo Frio, Miguel Alencar, está fazendo aniversário. E na condição de secretário de Cultura, a equipe fez aquela surpresinha pra o chefe que adorou. Teve  bolo, refrigerante e parabéns pra você. Ele merece! Apesar do pouco tempo a frente da pasta, já cativa e mostra que tem atitude e carisma para fazer um trabalho consistente e respeitável, como o pai dele Milton Alencar, que foi um dos mais progressistas secretários de Cultura de Cabo Frio. Parabéns Miguelzinho!

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias