SEM CLIMA PARA FESTA / Copa do Mundo não empolga população da Região dos Lagos

Além do trágico 7 x 1, crises política e econômica são apontadas por moradores e comerciantes como o principal fator para o desinteresse pelo maior torneio de futebol do planeta


Faltando uma semana para a Copa do Mundo da Rússia, as ruas da Região dos Lagos nem de longe lembram o clima de euforia que contagiava o Brasil há 4 anos.

Além do trágico 7 x 1 contra a Alemanha, que acabou com o sonho da seleção canarinho de conquistar o Hexa em casa, as crises política e econômica vividas no país, acentuadas nos últimos anos, são apontadas por moradores e comerciantes como o principal fator para o desinteresse da população pelo maior torneio de futebol do planeta e que sempre mobilizou milhões de brasileiros.

Bairros como São Cristóvão e Jardim Caiçara, em Cabo Frio, onde tradicionalmente postes e muros eram pintados e bandeirinhas eram penduradas, formando um verdadeiro túnel verde e amarelo, não registram mais a empolgação do povo que sempre foi apaixonado por futebol.

Um dos raros locais onde é possível ver ruas pintadas é o bairro Ponta do Ambrósio (foto em destaque), na divisa entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, onde a população tenta manter a tradição da decoração em verde amarelo e da confraternização entre vizinhos durante os jogos, apesar do desanimo de alguns.

“O consciente coletivo nesses tempos se ocupa com outras coisas. O brasileiro anda de cabeça baixa. As pessoas estão tristes” – lamentou Sergio Friess.

“Um Brasil de vergonha. Ninguém mais tem vontade de torcer para esse país. O futebol ficou sem graça por causa de tanta desgraça para o povo provocada por esses governantes” – disparou Juliana Mercedes dos Santos Vieira.

“Nem as lojas estão investindo em enfeites pra copa. O povo está desanimado com tanta coisa errada acontecendo” – declarou Roselene Loyola Terra Soares.

“Aqui na entrada do Peró as ruas estão super enfeitadas de buracos, cada cratera linda. Com a chuva então fica até com efeito especial” – ironizou Ana Paula Melo.

 

COMÉRCIO DA COPA AINDA NÃO ENGRENOU

Se pelas ruas dos bairros cabo-frienses pouco ou nada se vê de pintura ou objetos decorativos da Copa do Mundo, no comércio a situação é praticamente a mesma. Tanto nas vitrines quanto na oferta de produtos verde e amarelo. Fora as lojas especializadas em produtos esportivos - que vendem camisas de marcas mais caras, os demais estabelecimentos ainda não engrenaram. Ou desanimaram...

Nas lojas do centro comercial cabo-friense, como o calçadão da Érico Coelho, a Avenida Teixeira e Souza e Rua Silva Jardim, por exemplo, quase não se encontra uma camisa verde e amarela, ou mesmo chapéus e outros adereços igualmente patrióticos. Pelo contrário, nem parece que o maior campeonato de futebol do planeta está a uma semana de começar. O investimento do comércio varejista está sendo mesmo para as festas juninas e Dia dos Namorados (12 de junho).

A crise econômica e a conjuntura política desanimaram o consumidor de enfeitar a casa e comprar camisetas e cornetas, segundo os comerciantes. Nas lojas que apostaram nesse nicho é esperado crescimento no movimento da ordem de 20%.

Na última copa, segundo contaram alguns lojistas, a procura já era bem grande, meses antes de começarem os jogos. No entanto, o baixo-astral com a política, e os escândalos de corrupção, além, é claro, do fiasco do 7 a 1 na semifinal contra a Alemanha esfriaram os ânimos.

Categorias: Cabo Frio Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias