BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (5)

Dr. Adriano aparece mais afinado e afiado; Marquinho sem plano B; Blau-Blau na oposição; Declaração de voto de Alair; Presidente da Câmara de Cabo Frio realiza café da manhã para a imprensa; Oposição pede prestação de contas ao Executivo de Iguaba; Vitinho ganha recurso na Justiça; Escolas de Búzios sem merenda; E muito mais...


AFIADO E AFINADO

Dr. Adriano concedeu entrevista à Rádio Litoral nesta manhã e, diferente do início da campanha (quando parecia o Forrest Gump - contador de Histórias), se mostrou mais motivado e preparado. Sabia números de cor e apresentou projetos na ponta da língua. Respondeu a todas as perguntas de forma precisa e direta. Sem gaguejar. Podemos dizer que o candidato da Rede está mais afiado e afinado no discurso. Parece que está estudando e se preparando mais. A melhora foi gritante em comparação com outras entrevistas. Vamos ver como ele se saí na debate do Sepe Lagos que acontece nesta terça-feira, às 19h. Evento do qual vão participar todos os candidatos a prefeito de Cabo Frio.

 

 

GRAVANDO E ANDANDO

Marquinho teve uma agenda digna de candidato certo de que vai conseguir o deferimento no TRE.  Três reuniões, gravação de programa de TV e ainda confirmou presença no debate do SEPE desta noite. E o que mais impressiona as lideranças e correligionários do ex-prefeito, é a tranqüilidade com que ele vem se comportando. Parece até que nem tem um “pepinão” na justiça eleitoral pra resolver. E essa calma acaba contagiando os seus eleitores, que passam a ter convicção, tanto quanto ele, de que Dr. Magno vai dar um jeito em tudo na reta final. De qualquer forma, ontem se esgotou o prazo para indicação de outra pessoa no lugar de MM. Com a entrada do recurso no TRE, conclui-se que realmente não há plano B. E mais que isso, falando com o advogado de Marquinho, ele manda avisar que não há, nem nunca houve plano B: “Minha defesa se baseia em decisões do TSE de abril e março. Tenho certeza do que estou fazendo. Meu direito é tecnicamente ótimo!”, explicou Dr. Magno numa tranqüilidade de fazer inveja. E essa tranqüilidade deles, sejamos realistas, é o que intimida os adversários.

 

 

 

 

QUEM BOTA MAIS GENTE

Está rolando uma competição entre os vereadores de Cabo Frio para ver quem bota mais gente nas reuniões em que o ex-prefeito Marquinho Mendes apresenta o plano de governo dele. O próximo a promover o evento é o presente da Câmara, Jefferson Vidal, que na quinta-feira (7), vai fazer uma reunião com MM, no Jardim Caiçara. Antes disso, o chefe do Legislativo vai promover um café da manhã na Câmara, às 8h, desta quarta-feira (6). O objetivo é apresentar aos jornalistas a sala nova da imprensa e o prêmio que Jefferson criou para a mídia falada, escrita e internet.

 

 

 

PULOU PARA A OPOSIÇÃO

Numa passada rápida na Câmara, nesta terça-feira (5), para saber das novidades do conturbado cenário político de Cabo Frio, verifiquei primeiro que, o tão famoso café da Casa Legislativa acabou. Pois é, depois da confusão da licitação do pó de café, a licitação foi suspensa e a bebida anda coisa rara na casa. Mas nem foi preciso um cafezinho para adoçar o bico de uns e outros e saber das fofocas dos corredores. Eis que me deparo com o vereador Silvio Blau-Blau que rapidamente já me informou que agora faz parte da oposição. E olha que enquanto andei pelas dependências da Câmara, descobri que essa novidade já é até caduca. A justificativa de Silvio foi direta: “Meu povo está com Dr. Adriano e eu também”. Saí de lá concatenando as ideias e percebi o quão curiosa é a decisão de Blau-Blau de apoiar a oposição, ainda mais depois que Augusto Salvador foi para a Fiscalização de Posturas. Será apenas uma coincidência?

 

 

 

FAKE NEWS NÃO PARA

Com pouco tempo e dinheiro para mobilizar o maior número possível de eleitores, a campanha da eleição suplementar de Cabo Frio migrou para as redes sociais. E no Facebook, Whatsapp, Twitter o fake News não para. O último foram fotos de um suposto perfil do ex-prefeito Alair Corrêa, com fotos da campanha de Dr. Adriano, dando a entender o apoio dele ao candidato da Rede Sustentabilidade. De fato o ex-prefeito tem vários perfis na rede social. Mas o que ele anda usando é a fanpage dele, que aliás, tem um banner bem grande, informando que Alair Corrêa é candidatíssimo a deputado estadual.  Ou seja, mais um perfil falso usado só para confundir os internautas. E o que tem de gente caindo nessa pegadinha, não está no gibi.

 

 

 

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Na sessão desta terça-feira (5), da Câmara de Iguaba Grande, o vereador e líder da oposição, Vantoil Martins, diante dos últimos acontecimentos na cidade, pediu que o Executivo se manifeste e faça uma prestação de contas. Segundo o edil, o governo deveria pelo menos apresentar à população o quanto o município arrecadou e qual é o verdadeiro quadro financeiro da Prefeitura. “O Executivo deveria apresentar quanto arrecadou de tributos como IPTU, ISS entre outros. Mostrar também qual é a dívida existente e como está a execução orçamentária deste ano”, propôs Vantoil. Ele lembrou que, depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski suspendeu o efeito da liminar que mantinha a prefeita Grasiella Magalhães no cargo, a saída dela é certa. “Apesar dela ter recorrido com um agravo regimental, esse recurso não suspende os efeitos da decisão. Desta forma, o processo vai tramitar com a prefeita fora do mandato. Desta forma, o presidente da Câmara deve estar ciente do que vai encontrar pela frente, até porque também será responsabilizado pelos atos do Executivo no período em que for prefeito”, disse Vantoil.

 

 

SUSPENSÃO DA ELEIÇÃO

Na onda da instabilidade provocada pela queda da prefeita, o vereador Miqueias Gomes, propôs aos colegas vereadores e ao presidente da Câmara, Balliester Praguer, que a eleição da mesa diretora, marcada para 12 de junho, seja adiada. Na visão dele, já que o prazo vai até 30 de dezembro, não tem porque adiantar o processo, levando em conta o momento de instabilidade política que a cidade está passando. Os vereadores Alberto Antunes e Jeffinho do Gás concordaram com o colega, mas Adriano Mairink, o Tikinho, e Alessandro Grimauth discordaram. Para eles, não há problemas em adiantar a eleição, pois isso deixaria os parlamentares e o presidente da Casa mais tranquilos. Na verdade, os vereadores que são a favor do adiamento viram no momento de crise, uma oportunidade de anular a eleição que já estava fechada, da qual eles foram deixados de lado. Basta agora saber se vai colar o argumento, uma vez que o adiamento é prerrogativa do presidente da Casa.

 

 

 

 

PENDURANDO ALMOÇO

O vice-prefeito e secretário de Ação Social de Arraial do Cabo esteve na sessão desta terça-feira, da Câmara cabista, para responder o questionamento do vereador Sppencer Cardoso. Aliás, ele foi muito ligeiro, diga-se de passagem. O parlamentar denunciou na plenária que viu servidores da secretaria almoçando em restaurante da cidade, em clima bem animado, e no final, mandaram colocar tudo na conta da secretaria. Serginho foi avisado do comentário e rapidamente seguiu para a Câmara a fim de se explicar. Ele disse que "nenhum servidor tem autorização de pendurar nada na conta da secretaria, que não tem dinheiro para pagar". Considerou um absurdo num momento como este, "em que a Prefeitura está atrasando os salários, gastar com almoço para alguns funcionários". Serginho convidou Sppencer para ir com ele no restaurante pegar a nota e identificar quem foi que pendurou a dívida. Aproveitando a deixa, Serginho ainda aproveitou o ensejo e meteu o pau do governo. Mas Sppencer confirmou o fato e disse que fez apenas seu papel de fiscalizador. O vuco-vuco foi comentadíssimo lá na Praça do Guarani.

 

 

 

VITINHO GANHA NA JUSTIÇA

Acabou a novela. O vereador de São Pedro da Aldeia, Vitinho de Zé Maia, ganhou o Recurso Eleitoral Nº 23-33.2017.6.19.0059, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O julgamento aconteceu nesta segunda-feira (4), quando foi anulado o pedido de cassação de diploma, impetrado pelo 2º suplente da vaga, Gilcelio de Souza Santos. Vitinho enfrentava problemas com a Justiça, com relação à prestação de contas da campanha. Com a decisão de ontem, a vaga dele na Câmara aldeense está assegurada até o final da legislatura. Que susto, hein?! Já pensou perder o mandato por causa de uma prestação de contas? Fica a lição!

 

 

 

 

MAIS UMA POLICLÍNICA

Em Araruama, a prefeita Lívia Bello anunciou nesta terça que vai inaugurar a Policlínica da Fazendinha no dia 12 de julho. Mais uma unidade para atender à população construída ou reformada pelo atual governo. Mas, apesar de tantas inaugurações, as reclamações quanto ao atendimento e das extensas filas não param. Nesta madrugada, internautas postaram fotos da fila na Policlínica do Mataruna, para marcação de consultas. A população não vê a hora da prefeita conseguir solucionar os problemas da Saúde, conforme vem prometendo desde que assumiu o governo.

 

 

 

 

 

 

 

SEM MERENDA NAS ESCOLAS

Em Búzios, desde que o Ministério Público mandou a Global Alimentos parar de fornecer para a Prefeitura, as escolas estão sem merenda e os funcionários sem receber salários. Em muitos colégios, os estudantes estão na base do biscoito seco. O comentário na Rua das Pedras é que, enquanto a situação está russa na Educação buziana, o prefeito André Granado está partindo para a Rússia, para ver a Copa.  

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias