LBV promove palestra sobre o Alzheimer na quarta-feira (6) em Cabo Frio

Evento é aberto ao público em geral e acontece a partir das 14h


Na próxima quarta-feira (6), a Legião da Boa Vontade (LBV) de Cabo Frio promove uma palestra informativa sobre a Doença de Alzheimer, direcionada aos idosos que participam do programa Vida Plena e demais atendidos. O evento acontece às 14 horas, no Centro Comunitário de Assistência Social, em São Cristóvão.

O encontro será realizado por estagiários de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, com a finalidade de orientar aos idosos Orientar e prevenir os idosos quanto às alterações físicas e dificuldades na coordenação motora. Além disso, haverá orientações quanto às causas, sintomas, tratamentos atuais, complicações e cuidados para a prevenção à doença.

A palestra é aberta ao público.

O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Avenida Joaquim Nogueira, 772, bairro São Cristóvão. Outras informações podem ser obtidas por telefone, no número (22) 2648-9000.

SOBRE A DOENÇA

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de Demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos. Ela é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras), acarretando prejuízos na atividade ocupacional e social.

Nas fases iniciais, os sintomas da Doença de Alzheimer podem ser muito sutis. Todavia, começam frequentemente por lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do quotidiano. Estes sintomas agravam-se à medida que as células cerebrais vão morrendo e a comunicação entre estas fica alterada.

Qualquer pessoa pode desenvolver a Doença de Alzheimer. No entanto, é mais comum acontecer após os 65 anos. A taxa de prevalência da demência aumenta com a idade. Em nível mundial, a demência afeta 1 em cada 80 mulheres, com idades compreendidas entre os 65 e 69 anos, sendo que no caso dos homens a proporção é de 1 em cada 60. Nas idades acima dos 85 anos, para ambos os sexos, a Demência afeta aproximadamente 1 em cada 4 pessoas.

Categorias: Cabo Frio Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias