BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (29)

O chumbo trocado na eleição suplementar de Cabo Frio; Janio pede escoltas para caminhões chegarem à Região; Transmissão ao vivo de licitações; Crise do desabastecimento gera cancelamento de serviços e eventos; Cinturão da Praia dos Anjos aprovado; Eleição da Câmara de Araruama na Justiça; E muito mais...


CHUMBO TROCADO

A campanha da eleição suplementar de Cabo Frio tem atingido níveis cômicos, se não fossem trágicos. Ataques seguido de bombardeios nas redes sociais. Nos últimos dias, por exemplo, postagens davam conta de uma carreata realizada pelo ex-prefeito Marquinho Mendes, no fim de semana, ápice da crise do desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros. Não demorou muito para que a turma do MDB desmentisse a postagens. Mas o revide apareceu rapidamente, nova postagem, desta vez dando conta de evento realizado por Dr. Adriano no Parque Aquático Riala, do ex-prefeito Alair Corrêa. A reação da turma da Rede não foi diferente, rapidamente lançaram banner desmentindo tudo na rede social. Enquanto a greve dos caminhoneiros e a falta de gasolina desaquece a campanha nas ruas, a disputa fica ainda mais quente na internet.

 

 

APELO PELO ABASTECIMENTO DA REGIÃO

Já o deputado estadual Janio Mendes nesta terça-feira (29), fez apelo ao Comando Geral da Polícia Militar, para que priorize a organização de um comboio, para abastecimento dos postos da Região dos Lagos. “Argumentei, que a rede hoteleira, sofre com o cancelamento de reservas, que em alguns casos chega 90%, com muitas Pousadas e Restaurantes fechados. A notícia da normalização do abastecimento de hoje para amanhã, nos garantirá uma retomada da economia local com o feriado prolongado, uma vez que somos uma região turística e carecemos de programação e garantia que os serviços essenciais estejam normalizados para a população e turistas e que as pessoas tenham combustível para o retorno à suas casas”, disse o parlamentar. Janio informou ainda que pedido oficial de escolta deve ser dirigido pelos proprietários de postos aos seguintes e-mails: cicc@gmail.com c/cópia para ccegrj@gmail.com. Esta terça foi marcada por extensas filas nos postos onde chegaram caminhões tanques escoltados pela polícia.

 

 

AO VIVO

A Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta terça a primeira transmissão ao vivo da Tomada de Preços 016/2018 para a reforma da Escola Municipal Maestro Rui Capdeville, no Guarani. A iniciativa demonstra que o prefeito em exercício, Aquiles Barreto, está colocando em prática o que pretendia fazer quando assumiu o Executivo – dar transparência ao governo. A licitação contou com a participação de três empresas: E.S.Pereira Construtora Eireli – ME, representada por Arildo da Silveira Pereira; J.M. de Oliveira Construtora Eireli – ME, representada por Lucas da Silva Soares; e RS Brasil Construtora LTDA – ME, representada por Rômulo da Silva Sales. A segunda transmissão já está marcada: será nesta quarta-feira (30), às 10h, durante a abertura dos envelopes para a reforma da Escola Municipal Professora Lair Dias Gago Pereira, no bairro Jardim Peró.A transmissão ao vivo das tomadas de preço e licitações não é uma prerrogativa de Cabo Frio, a Prefeitura de Arraial do Cabo transmite tudo ao vivo nas redes sociais há algum tempo.

 

SERVIÇOS SUSPENSOS

Após decretar o estado de emergência em Iguaba Grande, devido à crise de abastecimento decorrente à Greve dos Caminhoneiro, a Prefeitura de Iguaba Grande, suspendeu os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A Central de atendimento do SETAS e do Centro de Referência do Idoso (CRI), estão funcionando normalmente. O governo suspendeu também o atendimento ao público amanhã, em todas as Unidades Básicas de Saúde, Academia da Saúde, Flore´Ser, Centro de Reabilitação e Geriatria, Farmácia Municipal, Materno Infantil, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Setor de Radiologia, Vigilância Ambiental e Policlínica Municipal. 

 

CINTURÃO DA PRAIA DOS ANJOS

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) aprovou na manhã desta terça-feira (29), a construção do cinturão da Praia dos Anjos. Com o aval da agência, a Prolagos já pode dar início às obras. O projeto atende as inúmeras cobranças da atual gestão municipal, que desde que assumiu vem tentando minimizar os problemas referentes ao esgoto na cidade. De acordo com a Prolagos, serão implantadas 22 unidades de capacitação em tempo seco, 2.356 metros de rede coletora de esgotos, 389 metros de redes auxiliares e 08 unidades de poços de visita, no bairro Praia dos Anjos. Em breve, a concessionária deve divulgar a data de início das obras.

 

UM CAMINHÃO

Em Búzios, o prefeito André Granado anunciou que, após negociação, o governo conseguiu que um caminhão tanque chegasse ao Posto da Brava, nesta terça-feira (29), para começar a regularizar o abastecimento de combustível na cidade. A prioridade de abastecimento foram os veículos que prestam serviços essenciais, para manter o bom funcionamento e atendimento à população. “Aguardamos a qualquer momento o contato do Gabinete de Intervenção/RJ para a liberação de mais tanques de combustível, para atender nossa cidade”, afirmou o prefeito. A notícia da chegada de um caminhão a Búzios levou muita gente e gerou grande fila na cidade.

 

TAPETES CANCELADOS

A crise de desabastecimento tem provocado uma série de cancelamentos na Região dos Lagos. Em São Pedro da Aldeia, por exemplo, a tradicional confecção dos tapetes de sal, da festa de Corpus Christi, que aconteceria nesta quinta-feira (31), foi cancelada pela Paróquia de São Pedro. O cancelamento se deve ao fato que, apesar de todos os esforços empreendidos pela Prefeitura aldeense, os suportes necessários com relação à cessão de material e apoio ao pós-evento tornaram-se inviáveis. É! Parece que o tombamento dos tapetes, como patrimônio histórico cultural da cidade, aprovado por meio de projeto de lei, pela Câmara aldeense, não adiantou muita coisa.

 

PEDIDO DE ANULAÇÃO

Os advogados da Prefeitura tentam a anulação da eleição para a mesa diretora da Câmara de Araruama na Justiça. O processo já está nas mãos da juíza, Dra. Alessandra Araújo. A eleição em que foi eleita a vereadora Maria da Penha Bernardes por 9 x 8, foi cheia de lacunas e escândalos. Após a sessão, em que ganhou o grupo contrário à intervenção do marido da prefeita no Legislativo, vários episódios, incluindo briga, sumiço de ata e ocorrência registrada na delegacia. Isso sem falar doas áudios que vazaram via Whatsapp, que geraram grande desgaste entre o grupo de Penha e a corte de Araruama. Todas as atenções da Praça do Blindex estão voltadas para a decisão da juíza.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias