A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session5eb3d29e4b499260aafc5838952aff2b1bb2e214): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

#MODARC24H / PAOLA SIMÕES: Moda e Política | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

#MODARC24H / PAOLA SIMÕES: Moda e Política

"As mensagens passadas pelas roupas que vestimos podem ser complexas, são comunicações de posições ou servem apenas de declarações ousadas afim de gerar grandes reações"


Em meio a tantos protestos acontecendo pelo Brasil, parece tão fútil falar sobre moda, não é mesmo?! No entanto, devemos lembrar que moda não é só look do dia. Mas sim, uma atividade comercial, que como qualquer outra, visa o lucro e que assim como a passagem do ônibus ou o pagamento de impostos, está presente na vida de todos nós. Em tempos onde a politica é um tema abrangente, logico que a propia não poderia ficar de fora. Desde os tempos antigos a politica e a moda andam juntas, os lideres mundiais usavam a forma de se vestir para se comunicar com a população, isso devido ao fato da moda mover a economia do mundo.

Em diversos momentos históricos a moda teve seu papel. Foi assim na Revolução Francesa, onde a burguesia usou calças sem culotes para se diferenciar da nobreza, os chamados “sans-culotes”. Coco Chanel cortou as madeixas e vestiu calças simbolizando a busca da independência feminina. Sutiãs foram queimados. Sapatos de salto e batons também. Os punks, além de customizarem suas roupas cortando-as e colocando alfinetes, escreviam mensagens nelas.

Isso mostra o papel da moda em refletir a sociedade e hoje em dia os estilistas aproveitam para expressar de melhor forma. As mensagens passadas pelas roupas que vestimos podem ser complexas, são comunicações de posições ou servem apenas de declarações ousadas afim de gerar grandes reações.

Temos diversos problemas no sistema da moda. No Brasil, podemos facilmente levantar dois sérios: o trabalho escravo e as altas cargas tributárias. Exportar moda brasileira além de ser um trâmite complicado é muito caro, ou seja, pouquíssimas são as marcas que conseguem sair do país. Para as que conseguem exportar, isso significa muito mais um investimento na identidade e valor da marca do que em retorno financeiro. Ou seja, o “povo das modas” também têm problemas e precisam lutar pelo fim deles... Nosso país realmente precisa passar por grandes transformações.

A moda tem ajudado em alguns processos de transformações muito significantes no momento, sua colaboração no impulso da sustentabilidade, etica e inclusão tem promovido um movimento artistico fortissimo...Estamos presentes nas evoluçoes atuais.

O importante mesmo que quero dizer hoje sobre moda, é que podemos nós transmutar em um grande canal de comunicação sociocultural atravês de nossas lentes...desmistificando a imagem futil.

Entendemos os grupos sociais e conseguimos imprimir e comunicar sua ideologia.

Enfim, esse papo é muito acadêmico, e antes que me perca, vamos então nos ater aos acontecimentos atuais, de transformações que serao beneficas a todos os campos economicos, sociais e culturais desse país. 

Somos todos um!

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias