VÍDEOS / DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTO - Postos de 15 estados vão vender gasolina com descontos de até 40%

Iniciativa, promovida anualmente pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), não abrange a Região dos Lagos, que já sofre as consequências da alta dos combustíveis


Postos de gasolina de pelo menos 40 municípios de 15 estados e do Distrito Federal venderão 100 mil litros do combustível com 40% de desconto nesta quinta-feira (24), exatamente a alíquota de impostos que compõe o valor final do produto. A iniciativa, promovida anualmente pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e conhecida como o Dia da Liberdade de Impostos, acabou coincidindo com os protestos dos caminhoneiros realizados, nesta semana, contra o aumento do preço do diesel.

No entanto, a medida que beneficia os consumidores não irá chegar aos municípios da Região dos Lagos, que já sofrem as consequências da alta dos combustíveis. Em São Pedro da Aldeia, um posto no bairro Estação está com o estoque quase zerado nesta quarta (23), em virtude da greve nacional dos caminhoneiros que se encontra no terceiro dia. Neste estabelecimento, o consumidor só encontra Gás Natural Veícular (GNV) disponível. A cidade possui cerca de oito postos de combustíveis, que registram longas filas desde as primeiras horas do dia.

Postos de Cabo Frio também registram filas intermináveis, e o abastecimento em algumas unidades também está bastante comprometido. Alguns estabelecimentos afirmam que só possuem combustível suficiente para no máximo esta sexta-feira (25).

 

ENTENDA O DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS

A iniciativa da CDL também irá abranger supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veículos, que oferecerão descontos de até 70%. A proposta é que, por um dia, os comerciantes deixem de repassar ao consumidor o porcentual que pagam em impostos.

“Inicialmente, a gente trabalhava apenas com postos de gasolina, mas agora também contamos com a participação de outros estabelecimentos comerciais. Nossa meta é unir dois objetivos. O primeiro é o protesto contra a alta carga tributária brasileira e o segundo é criar um dia de oportunidades de vendas aos clientes com preços mais justos” – explica Lucas Pitta, coordenador nacional da CDL Jovem.

Ele acrescenta que não haverá sonegação dos impostos. "Queremos que os impostos sejam mais justos e também revertidos à população em saúde, transporte e segurança, por exemplo. Mas agora eles estão 'estrangulando' os empresários e impedindo o desenvolvimento comercial. A alta carga tributária provoca o fechamento de lojas. Na campanha desta quinta-feira (24), o comerciante banca a diferença do desconto oferecido aos clientes" - esclareceu Lucas Pitta.

*Com base em informações de matéria da Uol Economia

Categorias: Economia País

Fotos da notícia




Outras notícias