BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (22)

Eleição suplementar de Cabo Frio e o poder do desejo; O imbróglio do PSDB; Arraial na rota dos transatlânticos; Jantar na casa de Rodrigo Maia, em Brasília, reúne prefeitos da Região dos Lagos; Merenda pobre de Iguaba; Entrega de concessão em Araruama; E muito mais...


PODER DO DESEJO

Como dizia o filósofo, “o desejo move o mundo!” Partindo-se dessa premissa, não podemos deixar de questionar: será que Dr. Adriano quer mesmo ser prefeito de Cabo Frio? Pergunto isso porque comparar a postura dele com outros candidatos é natural. E neste sentido, percebemos que ele parece estar no clima do “se Deus quiser.” Na verdade, Deus quer tudo o que queremos. Desde que nosso desejo seja forte e lutemos por ele. Nesse aspecto, vemos que o médico está extremamente apático e aquém do desenrolar de uma campanha de tiro curto. Não há sequer propaganda dele nas redes sociais. E como um candidato que está há um ano e meio se preparando para esse momento, chega na hora H, não tem nada? Sequer planejamento. É de surpreender.  Isso denotaria falta de desejo? Quase um temor em vencer a eleição? Talvez, isso gere uma auto sabotagem no inconsciente de Dr. Adriano, que explique as trapalhadas dos primeiros dias de campanha. Espera-se que o candidato da REDE repense sua postura e honre o sonho dos seus eleitores. Por enquanto, só demonstra apatia, mesmo com a faca e o queijo na mão.

 

 

PODER DO DESEJO II

Por outro lado, ver o Marquinho Mendes com um super desejo de vencer novamente a eleição, assusta e intimida qualquer um na cidade. E Marquinho sabe bem e conhece como poucos o poder do desejo.  Não se dúvida nem se desafia um homem com a capacidade dele, tampouco com o tesão que ele tem para fazer campanha. Às vezes, temos a impressão que Marquinho gosta mais de fazer campanha do que governar. Uma força de presença impressionante, que contrasta com seus adversários. Mesmo sabendo de todos os problemas enormes que enfrenta na justiça, ninguém duvida do que ele pode fazer. Tem uma disposição arrebatadora e um desejo que parece mover Deus e o mundo. Alguém duvida disso?

 

 

PODER DO DESEJO III

Ainda divagando sobre o poder do desejo, vejamos o exemplo de Rafael Peçanha. Mal entrou no ônibus, já quer sentar na cadeira de piloto. Garoto abusado! Por isso, tem situações que ele parece arrogante.  Mas quem disse que ele não pode desejar isso? O desejo inconsciente (ou consciente) de Peçanha em ser um dia chefe do executivo é tamanho, que mal conquistou uma cadeira de vereador, já está de olho na vaga de prefeito que pinta no meio do caminho. Receios? Pelo jeito, nenhum! Se vencer, aplica-se a máxima, “quem não arrisca, não petisca”. E se perder, nada perdeu. Apenas ganhou experiência e maior notoriedade.

 

 

IMBRÓGLIO DO PSDB

O presidente do diretório municipal do PSDB, Alessandro Nico da Praia do Siqueira fez questão de anunciar que o partido não vai participar da eleição e entrou com pedido de impugnação da candidatura de Cristiane Fernandes. Segundo ele, a determinação da executiva estadual é para que a sigla fique isenta e não influencie em nada a eleição suplementar. O advogado da Rede Sustentabilidade, Hélio Gualberto, é outro que sinalizou que vai entrar com ação de impugnação da candidatura de Cristiane. Na manhã desta terça-feira (22), o marido de dela, Emanoel Fernandes, divulgou que o registro foi feito, a candidatura liberada com CNPJ e que ela segue fazendo campanha, até que o registro seja julgado e deferido pela Justiça.

 

 

MUDANÇA DE PLANOS

O deputado estadual Janio Mendes disse na segunda-feira que iria montar banquinha na Praça Porto Rocha, para distribuir petições para o cidadão que quiser entrar na Justiça pedindo a impugnação da candidatura do ex-prefeito Marquinho Mendes. Mas ele mudou de ideia, pois foi orientado por advogados a não fazer isso, para não incorrer em vício e indução do eleitor. Janio não vai para a praça, mas já tem a petição pronta e manda avisar que, quem quiser o documento para dar entrada na Justiça, é só procurar por ele.

 

 

NA ROTA DOS TRANSATLÂNTICOS

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, chegou a Brasília nesta terça. Lá na capital federal ele esteve na sede do Ibama, adiantando a liberação das licenças do Porto do Forno. Inclusive, Renatinho adiantou que o município cabista tem 99% de chances de entrar na escala de transatlânticos no próximo verão. Nos dias 5 e 6 de junho, uma equipe vai vistoriar a cidade. Ainda sobre Brasília, o prefeito cabista participou de jantar na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

 

 

 

JANTAR COM MAIA

Por falar no jantar na casa de Rodrigo Maia... Foi um evento estratégico, realizado na noite de segunda-feira (21), para apresentar o pré-candidato a governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que chegou a discursar na residência oficial do pré-candidato à presidência da república. Aliás, poucos foram os prefeitos do Estado que não compareceram ou não mandaram representantes. Da Região dos Lagos estavam Renatinho Vianna (Arraial do Cabo), Grasiella Magalhães (Iguaba Grande); Antônio Peres, primeiro cavaleiro de Saquarema; Eron Bezerra, secretário de Governo de São Pedro da Aldeia; e a vereadora de Cabo Frio, Letícia Jotta, líder do governo, que representou o prefeito em exercício Aquiles Barreto.

 

 

REUNIÃO SOBRE A MARINA

Ainda sobre Arraial do Cabo, Renatinho adiantou que vai convocar uma reunião com a Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (Fipac) para tratar do questionamento do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro que quer saber sobre a cobrança pelo acesso à Marina dos Pescadores. O prefeito cabista afirma ser a favor da colocação de catracas eletrônicas para controlar o acesso ao local, mas vai esclarecer e fechar todos os detalhes p mais rápido possível.

 

 

ARROZ, FEIJÃO E OVO

Em Iguaba Grande, na sessão desta terça, na Câmara Municipal, os vereadores da oposição, Vantoil Martins, Alexandre da Farmácia e Marciley Lessa apresentaram requerimento solicitando à Prefeitura cópia dos processos licitatórios para a compra de merenda no período entre 2016, 2017 e 2018. Segundo Vantoil, líder da oposição, em visita à Escola Municipal Cláudio Moacyr, no bairro Iguaba Pequena, ele foi surpreendido com as crianças almoçando arroz, feijão e ovo cozido. “No almoço de sexta-feira tinha sido servido só arroz doce. Como pode isso? Trata-se de grande incoerência, já que este ano a Prefeitura fez licitação de R$ 2.624.000 para compra de merenda. Queremos saber o que está acontecendo. Queremos mais humanidade e respeito com nossas crianças”, afirmou o vereador.

 

 

DESABAFO DE MIQUEIAS

Ainda na sessão desta manhã da Câmara de Iguaba, o vereador Miqueias Gomes, desabafou. Disse que o bairro Sapeatiba Mirim pode estar sendo prejudicado pelo governo, por causa dele e de Marciley Lessa. Os dois são de lá e na visão de Miqueias, a prefeita Grasiella Magalhães pretende atingir os edis, não realizando os serviços que cabem à Prefeitura em Sapeatiba. Segundo o edil, as indicações que os dois apresentam na Câmara acabam virando papel para rascunho quando chegam à Prefeitura. O motivo? Miqueias não anda lendo a cartilha de Grasi e Marciley não aceita integrar a base de apoio ao governo. “Estão querendo queimar nossa imagem. Mas não vão conseguir”

 

 

ENTREGA DE CONCESSÃO

A empresa que faz o transporte público em Araruama, a Auto Viação Montes Brancos, informou à Prefeitura que vai entregar a concessão e retirar 28 linhas que opera no município. A empresa notificou o Executivo no dia 14 de maio, informando que dentro de 90 dias retiraria todas as linhas municipais. A alegação é desequilíbrio econômico ocasionado por conta do transporte clandestino e do táxi compartilhado. Com o fim da concessão, cerca de 350 funcionários serão demitidos. No documento, a empresa chama o poder público de omisso, por não fiscalizar o transporte pirata e ainda regularizar um meio de transporte concorrente. O Sindicato dos Rodoviários está tentando marcar uma reunião com a prefeita Lívia Bello, que até agora não recebeu ninguém.

 

 

BRONCA DOS CONCURSADOS

Em São Pedro da Aldeia, a saga dos concursados para tomar posse dos cargos continua. Segundo eles, já fizeram todos os exames, mas até agora não foram convocados para tomar posse. A falta de informações do Executivo é outro fator que tem estressado a todos. Em postagem no Facebook, em grupo da cidade, uma internauta lançou a bronca: “Vamos ao RH da Prefeitura e nada é dito. Vamos na clínica é a mesma coisa. Estamos até agora aguardando o exame ortopédico e nos informaram que não tem médico. Queremos uma posição, pois sabemos que os contratos estão ocupando nossas vagas. Uma coisa que é de direito nosso”, postou a internauta. Como é prefeito? Como vai ficar a situação dos concursados?

 

 

ULTRAPASSANDO OS LIMITES

A campanha eleitoral extemporânea em Armação dos Búzios está a todo vapor. Não há como negar. A turma da Rua das Pedras, de olho em tudo o que acontece, manda avisar: tirar foto ao lado de buracos na rua, da mata atlântica e filando uma boia ao lado dos peões, é apelar demais do bom senso do eleitor, além de ser de extremo mau gosto. Tem gente na península que está, definitivamente, extrapolando os limites na tentativa de ganhar a simpatia do eleitor e os votos deles. Está ficando feio já.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias