BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (21)

PSDB diz não para candidatura de Cristiane Fernandes; Oposição pronta para entrar na Justiça contra candidatura de Marquinho; Primeiro dia de campanha em Cabo Frio; FPM bloqueado em Arraial; Granado no Maracanã; E muito mais...


MOVIMENTO POPULAR PARA IMPUGNAÇÃO

A judicialização da eleição suplementar de Cabo Frio já começou e vai tomar proporções inimagináveis. O deputado estadual Janio Mendes ingressou no fim da tarde desta segunda-feira (21), com petição requerendo a impugnação da candidatura do ex-prefeito Marquinho Mendes, na Justiça. Mas não é só isso, a partir de amanhã, ele vai estar com a equipe dele na Praça Porto Rocha, com petições prontas para a pessoa assinar e entregar no TRE. O objetivo é criar movimento popular para que cada pessoa possa entrar com o pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito. A expectativa de Janio é conseguir centenas e quem sabe até milhares de adesões. Além disso, os adversários de Marquinho Mendes, também já estão com tudo pronto para ingressar na Justiça. O advogado do PDT, Dr. Victor Martins, o mesmo que conseguiu convencer o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassar o registro de MM, vai entrar com petição nesta terça (22). O mesmo acontece com o advogado da Rede, Dr Hélio, que estava apenas aguardando a divulgação da relação dos candidatos pelo TRE, que aconteceu hoje. 

 

 

 

PSDB DIZ NÃO PARA CRISTIANE

Cristiane Fernandes até conseguiu registrar a candidatura dela a prefeita de Cabo Frio, no cartório eleitoral, na noite de domingo (20). Aproveitando a brecha na lei, que prevê prazo de 48h para que o candidato escolhido em convenção requeira individualmente o registro de candidatura, caso o partido político ou a coligação não o tenha requerido, na forma prevista no art. 29 (Lei nº 9.504/1997, art. 11, § 4º). Porém, a executiva estadual acabou com a festa, rejeitando a decisão dela. A ata e o ofício da reunião da Executiva foi entregue ao diretório municipal nesta segunda (21), determinando que Cristiane não registre candidatura, pois o partido vai ficar neutro na eleição suplementar. O presidente do diretório municipal, Nico da Praia do Siqueira, esteve no cartório eleitoral, no fim da tarde desta segunda-feira (21), para registrar a ata. Desta forma, ela não poderá mais se candidatar, pelo menos pelo PSDB.

 

 

PRIMEIRO DIA DE CAMPANHA

O domingo (20) foi o primeiro dia de campanha política na eleição suplementar de Cabo Frio. Cinco dos seis candidatos foram para a feira do Mercado Municipal Sebastião Lan, no Jardim Caiçara. Lá, cumprimentaram e conversaram com os eleitores. Muitos candidatos se esbarraram na feira, como foi o caso de Dr. Adriano e Rafael Peçanha, que ao se encontrarem trocaram abraços. O comentário entre as pessoas que lá estiveram foi que a naturalidade com que o médico chegou à feira tocou mais o eleitor. Trajando bermuda, camisa e chinelo, Dr. Adriano andou entre os feirantes, comprou frutas e fez até degustação. Agiu como todo cabo-friense que vai ao local fazer compras. Marquinho estava com a esposa Kamilla e a vice Rute. Já Leandro Cunha e Carlão passarem meio que despercebido por causa da baixa notoriedade. O candidato Rafael, (junto com Bonifácio e Olney Vianna), fez o estilo sindicalista, com caixa de som na entrada do mercado, discursando como forma de se apresentar melhor aos eleitores.

 

 

AINDA FALTA O DEFERIMENTO/ INDEFERIMENTO

O ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, registrou a candidatura dele no cartório eleitoral de Cabo Frio no sábado (19). Isso é fato! Tanto que o nome dele consta na relação de candidatos registrados para concorrer na eleição suplementar, divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral, nesta segunda-feira (21). Agora, ele precisa do deferimento do registro. Ou seja, é necessário que o TRE autorize, que o tribunal valide o registro para que ele seja candidato efetivamente. Todos os pedidos de registro de candidaturas para a eleição suplementar, mesmo os impugnados, deverão estar julgados pelo Juiz da 96ª Zona Eleitoral e as respectivas decisões publicadas até o dia 8 de junho de 2018. Mas, enquanto a Justiça não embarrera a candidatura de MM, ele segue a todo vapor com a campanha. Nesta segunda, ele fez caminhada bombada no Jardim Esperança, com Nenel e Tio Zé, duas importantes lideranças da localidade. Nenel, por sinal, acaba de assumir uma vaga de vereador.

 

 

“NUNCA FUI FANTASMA”

O vice de Dr. Adriano, Felipe Monteiro, deu explicações sobre as insinuações dos adversários, que nas redes sociais, o acusam de ter sido funcionário fantasma da Prefeitura de Cabo Frio, no governo de Alair Corrêa.  Segundo ele, o partido dele, o PCdoB, era da base aliada ao ex-prefeito, e por essa razão, ele trabalhou em cargo comissionado por dois anos. Porém, quando o partido desembarcou do governo, ele foi exonerado e saiu definitivamente da prefeitura. “Nunca fui fantasma”, afirmou Felipe que estava na manhã desta segunda, caminhando pela Praça Porto Rocha, acompanhado do presidente do PCdoB de São Pedro da Aldeia, Ordack Araújo.

 

 

 

 

 

 

FPM BLOQUEADO

Arraial do Cabo vive mais um mês de dureza. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), novamente ficou bloqueado. Há um ano o recurso fica retido na fonte para pagar o parcelamento das dívidas previdenciárias acumuladas na administração anterior, com o recolhimento do FGTS. Ou seja, a herança deixada pelo ex-prefeito Andinho ainda assombra o governo de Renatinho Vianna. Aliás, o prefeito cabista está em Brasília nesta segunda, tentando resolver o problema, bem como a legalização do Porto do Forno que ainda está impedido das atividades portuárias.

 

 

FIGUEIRA CENTÁRIA NO CINEMA

Quem se lembra do projeto de lei da vereadora Claudinha Gregório, aprovado pela Câmara, que instituiu o dia da Figueira Centenária em São Pedro da Aldeia? Pois bem, a data que celebra a existência da árvore do Boqueirão, serviu para a edil ser convidada para participar de documentário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os cineastas estiveram em São Pedro para gravar com a vereadora na Câmara aldeense, para gravar o curta metragem – Iroko. De acordo com Claudinha, o filme vai servir para contar a história do patrimônio cultural da cidade, que é a figueira do Boqueirão.

 

 

GRANADO NO MARACA

O prefeito de Búzios, André Granado, foi ao Maracanã para assistir ao jogo do Flamengo com o secretário de Ordem Pública Dom. Os dois foram ver o Mengão jogar e pelo visto deram uma quase sorte ao time, que empatou. Aliás, Granado também viu Dourado correr até Búzios para comemorar o gol anulado.

 

 

 

 

 

 

 

TAXISTAS NA CÂMARA DE BÚZIOS

Na manhã desta segunda-feira (21), os vereadores da Câmara de Búzios receberam representantes da Associação de Taxistas, que propõem que seja feita a regulamentação do transporte remunerado privado individual de passageiros através de aplicativos (como exemplo o Uber) ou outras plataformas de comunicação em rede. Além de propor a inclusão das regras da Lei Federal 13.640, o grupo apontou algumas sugestões para a regulamentação municipal, como a obrigatoriedade dos carros serem emplacados em Búzios, o motorista ter comprovante de residência no município por três anos e a obrigatoriedade de autorização do município para exercer a atividade. Os representantes de Taxistas também irão apresentar as sugestões ao Poder Executivo. Os vereadores presentes na reunião foram Joice Costa, Josué Pereira dos Santos, Adiel Vieira, Lorram Silveira e Nilton César Alves de Almeida. A procuradora do Legislativo Dra. Laony Franco e o advogado e técnico Legislativo Rafael Dominguez também estavam presentes.

 

 

 

DENÚNCIA ARQUIVADA EM IGUABA

Em Iguaba Grande, o Ministério Público mandou arquivar a denúncia formulada por alguns vereadores do mandato anterior. Segundo os membros da Câmara Legislativa na época, prefeita Grasiella Magalhães não estaria repassando à Previdência Social os valores pertinentes às contribuições previdenciárias, tanto em relação às recolhidas pelos servidores, como em relação às verbas patronais. Em documento enviado ao subprocurador-geral de Justiça, Alexandre Araripe Marinho, o MP “constatou que já não existe mais qualquer razão que ampare a continuidade da presente investigação”. O líder da oposição na atual legislatura, Vantoil Martins lembrou que a denúncia partiu da CPI presidida pelo então vereador Marcelo Regional, no ano de 2015. E o que esvaziou a denúncia foi que no decorrer das investigações, a Prefeitura conseguiu quitar os débitos pendentes, superando a inadimplência com o servidor. Vantoil destacou que a investigação da CPI das quentinhas prosseguiu e virou uma denúncia no MP, em face das irregularidades apuradas, e já rendeu muitos desgaste para a prefeita Grasiella Magalhães.

 

 

 

PELA PRAÇA EDILA PINHEIRO

Nesta segunda-feira (21), o deputado federal Marco Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, condenado e preso, esteve em Iguaba Grande. Ele caminhou junto com o vereador Jeffinho do Gás (que responde na justiça por homicídio) pela Praça Edila Pinheiro. Imagina os comentários da turma da praça mais famosa da cidade? Nenhum! Quando viram a dupla preferiram ficar quietos.

 

 

 

MANOBRA QUE DEU ERRADO

Em Araruama, a derrota da Corte da prefeitura na eleição para a presidência da Câmara ainda está rendendo. O assunto foi comentado no Jornal Extra, na coluna da jornalista Berenice Seara, no fim de semana. A colunista lembrou também que Lívia Bello teve o mandato cassado por causa da participação ativa do marido no governo, mas entrou com recurso e continua no cargo. Porém, a interferência de Chiquinho da Educação no Executivo volta a ser notória.

 

 

 

 

 

 

CHICO ALENCAR EM CABO FRIO

O deputado federal Chico Alencar (PSOL) vai estar em Cabo Frio, na semana que vem, no dia 28 de maio, para palestrar em evento na Universidade Veiga de Almeida, das 19h às 22h. Na ocasião ele vai falar sobre o tema: "O ano de 1968 em cinquenta anos", no auditório principal da faculdade.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias