CABO FRIO / Semana Rayzza Ribeiro debate violência contra a mulher nesta sexta-feira (25)

Encontro em homenagem à jovem brutalmente assassinada há dois anos será realizado no auditório da Universidade Estácio de Sá a partir das 19h


Após dois anos da morte de Rayzza Ribeiro, jovem que tinha 21 anos quando foi brutalmente assassinada em Cabo Frio, familiares, amigos e a direção da Universidade Estácio de Sá se mobilizaram para a realização da Semana Rayzza Ribeiro, encontro que acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, no auditório da faculdade, e que tem como proposta principal o debate da invisibilidade da violência contra a mulher nos espaços públicos e privados e seus reflexos na sociedade.

O crime, que chocou a Região dos Lagos por sua brutalidade, ainda não foi solucionado, mas resultou em uma grande mobilização e reflexão sobre os recorrentes crimes contra as mulheres. No ano passado, um festival foi realizado na Praça de São Cristóvão em memória de Rayzza, contando com a presença de diversas bandas de rock da região, além de palestras e arrecadação de agasalhos para pessoas carentes.

Para refletir sobre os dois anos do assassinato de Rayzza e a violência contra a mulher, foram convidados militantes e especialistas de diversas áreas, que abordarão as diversas formas de agressão enfrentadas pelas mulheres cotidianamente e que muitas vezes passam despercebidas e até naturalizadas.

 

Confira a programação completa da Semana Rayzza Ribeiro:

19h: Abertura com Vânia Ribeiro, mãe da Rayzza. 

19h30: Rompendo com a invisibilidade da violência contra a Mulher.
Profa. Ana Carolina C. Barreto (Advogada. Professora Universitária. Mestra em Políticas Sociais. Especialista em Direito. Público e Direito Constitucional. Integrante do Movimento da Mulher Advogada. Presidente da ONG Reação Mulher. Ativista e Militante Feminista) / Profa. Taís Elaine Vieira (Advogada. Professora Universitária. Mestra em Sociologia e Direito. Especialista em Sociologia Urbana. Ativista e Militante Feminista).

20h: Prevenção a violência - Quando e como o abuso começa?
Profa. Ana Larsen (Professora de Biologia. Organizadora do projeto Educar para a emancipação. Ativista política).

20h30: Ações em prol das mulheres em situação de violência.
Profa. Dra Yeda M. A. Portela (Psicóloga clínica. Sexóloga. Coordenadora do projeto SAP - Mulher/PRPTC - Araruama. (PCERJ). Comissária de polícia. Doutora em Humanidades e Artes. Diretora da Sociedade Brasileira de Estudos em 
Sexualidade Humana - SBRASH).

21h: Experiência jornalística sobre o feminicídio e a violência contra 
a Mulher na Região dos Lagos.
Renata Cristiane (Repórter. Historiadora. Ativista Feminista e de Igualdade Racial).

21h30: Debate

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias