Inea deflagra operação para reprimir construções irregulares em área protegida de Arraial do Cabo

Ação foi realizada no bairro Caiçaras, onde as equipes retiraram cercas e demoliram muros que foram erguidos em mais de 1km de uma área de preservação pertencente à APA de Massambaba


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, na última sexta-feira (18), uma operação para reprimir construções irregulares em áreas protegidas do Município de Arraial do Cabos. A ação contou com apoio do Comando de Polícia Ambiental, do 25º Batalhão da Polícia Militar (Cabo Frio), de guarda-parques, da Empresa de Energia Elétrica que atua na Região dos Lagos (ENEL) e da Prefeitura de Arraial do Cabo.

A ação de fiscalização foi realizada no bairro Caiçaras, em Arraial do Cabo, onde as equipes retiraram cercas e demoliram muros que foram erguidos em mais de um quilômetro de uma área de preservação pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba. Todo o material foi retirado com auxílio de uma retroescavadeira e de um caminhão.

Os técnicos e os agentes também retiraram a rede elétrica instalada clandestinamente nessa região. No momento da chegada das equipes, não havia ninguém no local.

"A ação foi deflagrada com o apoio dos próprios moradores da região que denunciaram a irregularidade. As cercas e o muros foram construídos sobre uma área de vegetação de restinga que é uma área protegida. Vamos continuar intensificando as nossas fiscalizações", afirmou o chefe da APA Massambaba, Josias Medeiros.

"Essa é a segunda de uma série de ações que o Inea irá realizar para coibir a ocupação ilegal nas unidades de conservação da Região dos Lagos", afirmou o gerente das unidades de conservação do Inea, Andrei Veiga.

No dia 11 de maio, em uma operação realizada também em Arraial do Cabo, foram demolidas sete edificações em construção, sem quaisquer indicativos de utilização como moradia. Além disso, foram emitidas oito notificações de desfazimento em construções onde havia moradores.

As fiscalizações nessa região prosseguirão ao longo deste ano.

APA DE MASSAMBABA

A APA de Massambaba possui área de 9.134 hectares e abrange partes dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema e foi criada com o objetivo proteger uma das últimas áreas remanescentes de restingas, lagoas costeiras e brejos ainda em bom estado de conservação, responsáveis pelo abrigo de inúmeras espécies de aves migratórias e habitat de espécies vegetais endêmicas; preservar sítios arqueológicos, fundamentais para pesquisas científicas, e manter a grande sequência de dunas ali existentes revestidas de vegetação protetora.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias