COLUNISTA RC24H / SILAS BENTO - Prolagos cobra tratamento de esgoto em Tamoios sem ter colocado um metro de rede coletora ou separativa

'Muitos moradores não deixam de pagar a conta para não ter o fornecimento de água cortada, mas a maioria afirma que a taxa sobre a tratamento de esgoto é imoral e criminosa porque os moradores pagam por um serviço que não recebem'


A cobrança de uma tarifa sobre a conta de água, que é referente ao serviço de coleta e tratamento de esgoto, vem revoltando moradores de Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio, que dizem pagar valores "absurdos" por um serviço que não recebem. Essa foi a principal reclamação que recebemos na última reunião com a população que realizamos para tratar sobre um assunto de interesse de toda a Região dos Lagos: A CPI que criamos na Alerj que está investigando o contrato de concessão da Prolagos, e que pelo visto, tem muita coisa errada a ser corrigida.

Muitos moradores não deixam de pagar a conta para não ter o fornecimento de água cortada, mas a maioria afirma que a taxa sobre a tratamento de esgoto é "imoral e criminosa" porque os moradores pagam por um serviço que não recebem. Um problema que já deveria ter sido resolvido há tempos, porque se há cobrança, deveria haver fiscalização, e se houvesse fiscalização, a empresa já teria sido punida por descumprir o contrato.

Como presidente da comissão, criada para investigar as irregularidades no contrato da Prolagos, posso afirmar que vamos analisar item por item e ver o que está sendo cumprido ou não. Estamos organizando grupos de discussão nos municípios atendidos pela empresa para buscar outras informações de interesse da população que podemos trazer para a CPI.

Os moradores já me apresentaram diversas reclamações, principalmente sobre o serviço prestado, a tarifa elevada, e as dificuldades que eles encontram para se enquadrar no que a empresa chama de "tarifa social", a cota destinada às pessoas de baixa renda. Situação inaceitável vivem os moradores de Caravelas e São Jacinto, ambos em Cabo Frio. Eles reclamam que até hoje não tem água potável. Existem casos em que os moradores destas localidades precisam acionar a Justiça para que a Prolagos leve um caminhão pipa aos locais sem água. E mesmo assim, esses clientes são tarifados da mesma forma que aqueles que têm rede de água instalada.

Outro problema é a cobrança indevida do hidrômetro. O Tribunal de Justiça do Rio proíbe a cobrança do aparelho, no entanto, a concessionária afirma que a taxa de R$ 900 é relativa ao serviço de instalação. Tem muita coisa errada. Mas algumas coisas já começaram a acontecer em função da CPI. No último mês a Prolagos começou a se aproximar da população indo aos bairros para ouvir as reivindicações do povo. Isso já é um começo e um indício de que nosso trabalho está surtindo efeitos. Mas não vamos parar por aqui. Queremos mais e não vamos descansar enquanto os resultados desta CPI forem observados na prática pela população da Região dos Lagos.

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias