BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta terça-feira (15)

Dr. Adriano, o noivo em fuga; A candidatura do PDT; O rolo compressor da máquina; Cabo Frio tem cinco candidatos a prefeito; Visita em Arraial do Cabo; Bate-boca entre vereadores bombando em Búzios; Atrasos salariais em Iguaba Grande; Festa dos 401 pára São Pedro; E muito mais...


NOIVO EM FUGA

A escolha de Cristiane Fernandes para compor a chapa que vai concorrer na eleição suplementar de Cabo Frio pegou a todos de surpresa na noite de segunda (14) e deixou muita gente descontente. Nos bastidores, o comentário e que Dr. Adriano tomou uma decisão unilateral, cedendo à pressão de uma parte do grupo. Nos 45 minutos do segundo tempo, o doutor ressuscitou a antiga chapa e deixou a cúpula pedetista de lado. Aliás, o PDT era a noiva que foi abandonada no altar, instantes antes do casamento. O noivo em fuga, preferiu se aconchegar nos braços da ex. A bem da verdade é que o casal Fernandes, Emanoel e Cristiane, vão pesar na chapa, pois não desfrutam de aceitação natural. A escolha dela, aliás, gerou desgaste desnecessário. Duca Monteiro, um dos articuladores do grupo, abandonou a convenção e Cláudio Leitão ficou numa tremenda saia justa. Estratégia curiosa. Só o tempo dirá se vai funcionar.

 

 

 

TOCOU O CORAÇÃO

A escolha surpreendente de Cristiane tem uma explicação inacreditável (mas verdadeira). Segundo informações dos bastidores da campanha de Dr. Adriano, o candidato da Rede se deixou se levar pela emoção, compadecendo-se do apelo de Emanoel Fernandes. O ex-vereador chegou a chorar (literalmente), alegando que se o doutor preterisse Cristiane em detrimento do PDT, seria o fim da carreira dele, Emanoel. Adriano, que não pode ver ninguém chorar, acabou cedendo, mesmo diante da contundente discordância de pessoas importantes da coordenação. Mas não teve jeito. Adriano ficou com Emanoel e deixou a noivinha PDT no altar com cara de bobo. Só que a noiva, agora está com o orgulho ferido, ou seja, pode se preparar que isso não deve ficar barato nem cair no esquecimento. Uma coisa é certa: Adriano vai apanhar dos dois lados. Tanto do governo como do PDT. Há quem aposte que se arrependerá. Será?

 

 

 

CONTRA DESDE O INÍCIO

Vidente ele não é, mas parece que já previa que a aliança entre a Rede e o PDT não vingaria. Rafael Peçanha sempre defendeu que o partido devia seguir com candidatura própria e nunca quis se aliar a Adriano. Ele chegou a dizer que, se a alta cúpula do PDT optasse por compor com a Rede, ele ficaria isento e se afastaria do partido durante a campanha. Teve gente da Rede dizendo que o motivo para que a aliança não se concretizar foram as exigências dos pedetistas. O que foi veementemente negado pela cúpula do partido. Segundo eles, a única coisa que queriam era: o posto de vice e participação na coordenação da campanha. Agora, sem o PDT, os analistas de plantão nos cafés da cidade garantem que a Rede pode perder até 15 mil votos. Além, é claro, dos segmentos que culturalmente caminham com os pedetistas, servidores, sindicatos e nata intelectual da cidade.

 

COMPARATIVOS

A convenção de Dr. Adriano reuniu umas 200 pessoas. Já de Rafael Peçanha, cerca de 100. Enquanto isso, Marquinho Mendes colocou mais de 2 mil pessoas. Diferença gritante.

 

SEM VICE AINDA

Aliás, a surpresa dos pedetistas com os acontecimentos de ontem foi tamanha, que o partido lançou candidatura própria, mas ainda não anunciou o nome do vice, que deve ser do PSB. Nesta tarde Rafael anunciou que o partido de Molon fechou aliança com o PDT. A turma do governo bem que tentou dar uma pernada, mas não conseguiu (ao menos por enqunto) Na atual formação, Rafael Peçanha terá três minutos de TV, durante a campanha eleitoral. Mais que Adriano.

 

 

NOS BRAÇOS DA LISTA

Já Marquinho Mendes demonstrou na convenção de ontem, realizada na Associação Atlética Cabofriense, uma força colossal. Ruas no entorno congestionadas, o clube superlotado, bandeiras e ele chegando ao local carregado pelos correligionários. O grupo e porque não dizer a máquina, segue fazendo campanha como se nada estivesse acontecendo, como se Marquinho realmente pudesse levar a campanha até o final. Mas, na visão de todos advogados consultados (exceto Dr Magno, de quem esperamos o documento de comprovação da liberação de MM), essa história não irá longe. Nesta manhã, as fotos bombaram nas redes sociais. Enquanto a turma do governo afirmava que Marquinho chegou e saiu nos braços do povo, os internautas diziam que ele chegou mesmo foi nos "braços da lista."

 

 

ROLO COMPRESSOR

A turma do governo não está para brincadeira e tem feito o dever de casa direitinho. Ainda na segunda-feira (14), oito partidos fecharam com o MDB. E detalhes: todos se queixaram rigorosamente de Dr. Adriano, alegando que com ele não há diálogo e, desta forma, não tiveram alternativa senão cair nos braços do governo. Aliás, a força que a máquina está fazendo é tamanha, que até figuras emblemáticas da política como Washington Reis e André Corrêa estiveram na convenção na noite de ontem.

 

 

CONTRARIANDO A NACIONAL

O PT de Cabo Frio, contrariando a orientação do diretório nacional, fechou com o MDB. Teve petista dizendo que essa foi uma orientação do senador Lindbergh Farias, mas há quem duvide disso. Aliás, só quem não conhece fama do PT cabo-friense é que vai comprar essa história.

 

 

CINCO CANDIDATOS

Findadas as convenções partidárias, Cabo Frio está oficialmente em campanha eleitoral. Concorrem ao cargo de prefeito e vice, cinco candidatos. São eles: Rafael Peçanha (PDT); Dr. Adriano (Rede); Leandro Cunha (PSOL); Carlão (PHS); Marquinho Mendes (MDB).

 

 

 

RENEGADO

Para fechar as notas de Cabo Frio... Agora ninguém quer ser apadrinhado do ex-prefeito Alair Corrêa. Há bem pouco tempo, menos de 5 anos, todo mundo corria atrás do toque de midas dele, mas hoje em dia, ninguém quer nem saber de Lalá, considerado o dedo podre da política cabo-friense. Quem diria, hein??? Papai do céu está vendo tudo!

 

 

 

 

 

 

VISITA EM ARRAIAL DO CABO

Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, recebeu no gabinete dele a visita do comandante do 25 Batalhão da PM, coronel André Henrique. A procuradora do município, Luciana Benites, os secretários de Obras, Renato Gonçalves e de Segurança Pública, Marcio Galo, também participaram do bate papo.

 

 

 

 

DUELO DE BAIXARIA

Em Búzios, o assunto que ainda rende, é o bate-boca dos vereadores Gladys Costa e Lorram Silveira na semana passada. O vídeo do embate foi amplamente compartilhado nas redes sociais e no Whatsapp, chegando até aos grupos de Cabo Frio. Detalhe: o trecho da sessão que está na boca do povo é, justamente, o que a edil deixa o plenário, enquanto o colega faz série de acusações contra ela. Lorram, aliás, usou a mesma estratégia de Gladys, gritou, chamou a vereadora de louca, mentirosa e mandou tomar remedinho para se tratar e pediu a Evandro, “que cuide das duas famílias”, (que isso minha gente?!). Isso tudo aconteceu na semana passada, mas o vídeo está bombando nas redes sociais até hoje. Nesta terça-feira, Gladys fez um dramático vídeo e compartilhou no Facebook. A edil afirma estar sendo perseguida pelo governo. Em tom de “Arquivo Confidencial” contou a história dela e da família e disse que está apanhando dos colegas de Câmara. Ela nega veementemente que tenha vendido área pública e afirma que o que foi comercializada foi apenas a barraca com o que tem dentro dela.  

 

 

SEM PRESENTE DA MAMÃE

A novidade em  Iguaba Grande é que a prefeitura  não consegue pagar em dia aos seus servidores. Hoje é dia 15 de maio, e mais da metade dos trabalhadores ainda não receberam o pagamento de abril.  Hoje na tribuna, o líder da oposição, Vantoil Martins denunciou essa falta de planejamento: “A prefeitura tem contratado e nomeado bastante. Alertei que depois não adianta pôr a culpa na crise. Muitos funcionários pagando multa e juros de cartão, água e luz. Fora isso, os servidores ainda esperam e cobram a lei da data base, que deveria ter chegado à Câmara em fevereiro”, denunciou o vereador. E tem mais. Servidores questionam a atualização do salário que ocorre todo ano. Teve gente reclamando nas redes sociais e na Praça Edila Pinheiro, que nem o presentinho de Dias das Mães pode dar por causa do atraso salarial. Que coisa, hein?!

 

 

 

AGORA É A VEZ DE CANELLAS CITY

Em Iguaba Grande, o projeto “Prefeitura no seu Bairro”, vai para o Canelas City. Segundo o governo, a escolha dos bairros está sendo feita de acordo com a necessidade e com as demandas registradas na ouvidoria do município. O projeto iniciou na Pedreira, onde foram realizadas diversas ações como patrolamento em ruas, roçada mecânica, poda de árvores, manutenção de Iluminação Pública, pintura de meio fio, varrição com retirada de areia em toda a Estrada da Pedreira, e retirada de mais de 20 caminhões de entulho, cascalho e galhadas. Bem, se o governo continuar assim, vai acabar com o trabalho de muitos vereadores que só sabem fazer indicações para troca de lâmpadas e limpeza de valas.

 

 

CLÍNICA ANIMAL/ LIMPEZA URBANA

A prefeita de Araruama, Lívia Bello, anunciou nesta terça-feira (15), que vai entregar a Clínica Animal Ulla Nogueira no dia 12 de julho. O espaço está sendo reformado e vai contar com centro cirúrgico, canil e consultório, para atender aos animais da cidade. Nesta tarde ela esteve no local, para acompanhar os trabalhos. Mas nem só de glórias vive o governo de Lívia. Nesta manhã, os funcionários da Sellix Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, fizeram paralisação. O motivo foi o atraso no pagamento do cartão alimentação, que já dura 14 dias.

 

PAUSE PARA FESTA

Em São Pedro da Aldeia as coisas estão desaceleradas nesta semana por conta do aniversário da cidade, celebrado nesta quarta-feira (16). Segundo o secretário de Governo, Eron Bezerra, como a data caiu no meio da semana, a Prefeitura optou por não promover shows, levando em conta também o momento de crise, em que os gastos devem ser comdidos. Os vereadores estão voltados para a festa da Câmara, que acontece na noite desta terça (15), com a entrega de moções de aplausos e os títulos de cidadão aldeense. O ponto alto da semana é o tradicional Desfile Cívico, que acontecerá nesta manhã de quarta, com a participação de mais de 1.500 estudantes.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias