BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (11)

Marquinho consegue recurso para participar das eleições suplementares; PDT vai conversar com a Rede e nova aliança pode surgir; Aquiles fala com propriedade como prefeito de Cabo Frio; Letícia Jotta nova líder do governo; Convenções partidárias acontecem na segunda (14); Baixaria em Búzios; Novo secretário de Ordem Pública em Araruama; E muito mais...


COMEÇA JUDICIALIZAÇÃO

Bomba do fim de sexta-feira: conforme Dr. Carlos Magno vinha afirmando, Marquinho Mendes poderá sim participar das eleições suplementares do dia 24 de junho. Isso mesmo que você acabou de ler! Assim que saiu a resolução que determinava que o causador da nova eleição não pudesse participar da disputa, o advogado de MM, Dr. Magno partiu para Brasília e hoje, depois das 18h, o TRE republicou a decisão, retirando a vedação de Marquinho ao pleito. Ou seja, quem achava que ele era carta fora do baralho, pode tirar o cavalinho da chuva. E conforme eles haviam antecipado, já começou a judicialização da eleição de Cabo Frio. Novamente.  

 

 

NAMORANDO PRA CASAR

No fim desta tarde de sexta-feira (11), surgiu um comentário forte de que Rafael teria fechado com Adriano. Mas não é bem assim. Apesar de não conseguir falar com Rafael, conseguimos contato com Janio Mendes, que voltando de Porto Alegre, confessou que conseguiu convencer Rafael a pelo menos se reunir com Dr Adriano para uma conversa. Essa informação foi confirmada pelo próprio Adriano, que cauteloso, disse que está na paquera com o jovem vereador, cheio de esperança de casar. Nos bastidores, o comentário é que Janio e Bonifácio não se opõem à aliança com a Rede, já Peçanha, segue firme na decisão da candidatura independente. Ou seja, difícil mesmo de dobrar é o vereador. Os demais caciques do PDT parecem que já estão mais flexíveis. Depois da reunião dessa noite com Adriano, amanhã os pedetistas farão um encontro fechado, com objetivo de tomar a decisão final ates da convenção. Será que vai dar casório? 

 

 

COM PROPRIEDADE

Com propriedade, o prefeito interino de Cabo Frio, Aquilles Barreto, deu entrevista ao RJ Intertv, nesta sexta, afirmando que todos os esforços para que a saúde, educação e limpeza continuem funcionando. Ele também disse que já mandou atualizar o Portal da Transparência, inclusive com informações sobre a folha de pagamento. Aquilles nesta manhã esteve na UPA de Tamoios, no segundo distrito, já em clima de campanha, é claro. Na próxima terça (15), ele realizará uma coletiva de imprensa para falar sobre os planos e ações do governo.

 

 

MULHER EMPODERADA

A vereadora Letícia Jotta foi nomeada líder do governo. Isso sinaliza um dos traços da personalidade do prefeito interino de Cabo Frio, Aquiles Barreto, pois é a primeira vez que uma mulher assume a liderança do governo na Câmara. E não é qualquer uma não, trata-se de uma mulher negra, vinda do Jardim Caiçara, vereadora jovem, no primeiro mandato da carreira. Na sessão desta quinta (10), ela foi parabenizada por todos e estava super orgulhosa. E deve estar mesmo, pois recebeu posição de destaque num ano atípico que ficará marcado na história do município.

 

 

ATÉ O INUSITADO ACONTECEU

A posse de Jefferson Vidal como presidente da Câmara de Cabo Frio, na sessão solene desta quinta-feira (11), foi marcada por muita emoção. Ele afirmou que realiza um sonho, lembrou da mãe, da luta diária que enfrenta desde que foi eleito vereador pela primeira vez e chorou bastante. O plenário estava lotado e somente algumas moções de aplausos foram entregues. Jefferson recebeu homenagens e parabéns de todos os vereadores. Até Ricardo Martins tomou a palavra na sessão. Justo ele que quase nunca (ou quase nunca) falou quando foi vereador, disse algumas palavras em homenagem ao novo presidente da Casa, Jefferson Vidal. Aliás, até o novo chefe do Legislativo brincou: "Não acredito. Ricardo Martins vai subir na tribuna. Isso é inédito".

 

 

GANA TOTAL

Os vereadores da base estão motivados e unidos. Desde que a nova legislatura assumiu, nunca se viu tanta unidade. Aos que pensam que os nobres edis não vão entrar na jogada durante a eleição suplementar, para pedir votos, se enganaram. Eles vão sim. Já formaram o pelotão e vão para as ruas em busca da eleição de Aquilles. Até os edis que não são lá grandes afetos, estão de mãos dadas neste momento. Na sessão de ontem teve até vereador dizendo que Cabo Frio poderia passar ter uma eleição por ano, pois só assim a cidade ficaria arrumadinha. Estamos vivendo um governo quase no estilo do parlamentarismo, em que Aquilles seria uma espécie de primeiro ministros. A verdade é que a Cãmara está com a faca e o queijo na mão. E dos 17 vereadores da casa, 13 estão fechadíssimos. Somente Rafael e Vanderlei bento estão de fora do grupão. Já o vereado Vinícius Corrêa está neutro, mas o grupão articula para tirá-lo do muro.

 

 

DANDO UMA CUTUCADA DE LEVE

O vereador da oposição, Rafael Peçanha, falou sobre as últimas 72h, em aconteceram fatos que jamais serão esquecidos pelos cabo-frienses. Ele lembrou do vazamento da lista de pagamento, que causou grande alvoroço na cidade. "A folha de pagamento deve ser pública. Precisamos nos acostumar com a transparência, pois isso não é opção e sim obrigação. É preciso ter cuidado com essas informações e tratar de forma republicana. É importante reduzir os gastos da máquina, enxugar a estrutura administrativa, com menos comissionados e despesas com pessoal", disse Rafael. Ele não perdeu a oportunidade de "cutucada" na situação, falando sobre o modelo de governo que gere a cidade há 20 anos, citando a operação policial, que foi à casa do ex-prefeito Alair Corrêa. "Temos a oportunidade de novamente ir às urnas e dizer se concordamos com o passado ou se queremos mudar", finalizou o edil.

 

 

NOTA DE COMBATE

O presidente do PSOL de Cabo Frio, Lucas Muller, publicou no facebook dele uma nota sobre o cargo que ele ocupa na Prefeitura de Cabo Frio. “Dizer que nessa lista a maior parte dos trabalhadores não honram suas funções, suas famílias, é no mínimo ignorância, para não dizer má-fé. No meu caso, faço um trabalho técnico para a Secretaria de Turismo desde março de 2017. Todos sabem. Todos! Sempre foi transparente. Faço vídeos técnicos (não políticos) que divulgam Cabo Frio e trazem recursos para a cidade. A prefeitura não é de um partido, ou de um grupo político. É da população, das pessoas”, postou.

 

 

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

A convocação da eleição suplementar de Cabo Frio para o dia 24 de junho, fez com que o calendário eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) ficasse bem apertado. Tanto que as convenções partidárias, para a confirmação das candidaturas, devem ser realizadas a partir deste sábado (12) até segunda (14). Ou seja, o fim de semana vai ser muito movimentado na cidade, com muitas reuniões para definir alianças e os últimos detalhes. Conforme já adiantamos aqui na Boca Miúda, o PDT vai realizar a convenção na segunda, às 19h, em local ainda a ser divulgado. O mesmo vai acontecer com os demais, que deixarão para o início da semana que vem a confirmação dos candidatos. O PSOL marcou a convenção para às 10h30, no Espaço Cultural Teatro Quintal, no Parque Burle. O MDB vai se reunir às 19h, na Associação Atlética Cabofriense. A Rede Sustentabilidade também se reunirá na segunda, na sede do partido, em São Cristóvão. O PP vai se reunir no mesmo dia, às 17h, na Câmara Municipal. o PRB também faz conveção no mesmo dia e local, mas às 14h, assim como o PSC, que fará às 19h. Lembrando que, o registro das candidaturas deve ser feito até sábado que vem, dia 19 de maio. Dia 20 campanha começa com tudo! Vale salientar que o PP já decidiu que vai apoiar o governo.

 

 

 

 

ANIVERSÁRIO DO CABO

Em Arraial do Cabo, estão a todo vapor os preparativos para o aniversário da cidade. Neste fim de semana vai ter show no Palco da Praia Grande, que aliás ganhou até internet wifi, e também nos distrito. No domingo, Dia das Mães, vai ter distribuição de rosas e tudo está caminhando muito bem, mesmo com todas as dificuldades, conforme contou o secretário de Governo, Comunicação e Eventos, Ronnie Plácido. Segundo ele, o prefeito ficou bem feliz com os preparativos, ainda mais que o governo não vai gastar nada.

 

 

 

CURTINDO COM AS CRIANÇAS

O vereador cabista Sppencer (que me conceceu título de cidadã cabista esse ano) aproveitou o fim de semana para curtir com a família no Beto Carrero Word. Fez aquela foto que não podia faltar na coluna Boca Miúda. 

 

 

 

 

 

 

 

 

BAIXARIA NA CÂMARA DE BÚZIOS

A discussão entre os vereadores de Búzios, Gladys Costa e Lorram Silveira, foi um verdadeiro duelo de Titãs. Os dois, no uso da palavra, se atacaram. O pivô do bate-boca foi o projeto de lei da vereadora, em que ela propõe que os edis não recebam o salário nos meses em que a Câmara estiverem de recesso. Lorram, cansado das indiretas e diretas da colega, partiu para o ataque, rebateu críticas, mostrou documentos e afirmou que Gladys quer apenas palanque político. Foi feia a coisa. Josué Pereira finalizou a sessão dizendo que o povo não merece tanta baixaria. No fundo, Lorram faz bem o papel que o governo deu pra ele, o de rebater e enfrentar Gladys, não deixando que ela cresça sobre os vereadores da base, com denúncias, consideradas pelo Executivo, como infundadas. Aliás, já que estamos falando da nobre vereadora, o comentário na Rua das Pedras é que ela tem mudado o foco nos últimos tempos e não tem batido tanto no governo como antes. Inclusive, ela conta com a ajuda do governo para coibir ações de invasão, como ocorreu no Tênis Park. Ninguém está entendendo nada e nem qual é a da vereadora.

 

 

 

LIGEIRINHO DE BÚZIOS

Ainda sobre Búzios... O presidente da Câmara, João Carlos Cacalho foi visto saindo ligeiramente do prédio da Prefeitura, nesta quinta (10), fora do horário do expediente. Até aí tudo bem. O que deixou a turma intrigada foi que ele deixou o local por uma porta lateral, que dá acesso ao gabinete do prefeito André Granado e, inclusive, é utilizada pelo chefe do Executivo para entrar e saír do prédio, como uma espécie de saída secreta. O povo ficou curioso. O que será que o chefe do Legislativo foi fazer lá? Lembrando que Cacalho é considerado da oposição. 

 

 

REDUÇÃO DO ISS

Depois de se reunir com os taxistas, a prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, resolveu revogar a lei que aumentou o ISS dos táxis, de R$ 265 passou para R$ 900. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cabo Frio, Josemario Moreira, o Baiano, esteve com Grasiella, intermediando a negociação com a Associação dos Taxistas de Iguaba. No fim, a chefe do Executivo resolveu manter o valor inicial, que é R$ 265.

 

 

 

 

CANHÃO QUER  #LULALIVRE

A Praça do Canhão, em São Pedro da Aldeia foi palco da esquerda, reunindo manifestantes neste fim de tarde de sexta-feira (11), para pedir a liberdade do ex-presidente Lula.  Militantes do PT de Cabo Frio, São Pedro, Arraial do Cabo, Saquarema, Araruama e Iguaba Grande participaram. Quem também esteve presente foi Zé Maria, presidente da Federação Nacional dos Petroleiros.  Outros simpatizantes à causa também prestigiaram. A manifestação reuniu cerca de 50 pessoas, de acordo com os organizadores. Com muitos discursos, faixas e cartazes, os defensores do líder petista fizeram bastante barulho para chamar a atenção para o tema que atualmente divide o pais.

 

 

 

NOMEAÇÃO DO NOVO SECRETÁRIO

A prefeita de Araruama, Lívia Bello, apresentou à população o novo secretário municipal de Ordem Pública, Antônio Dutra da Silva, em ato de nomeação realizado em frente à Prefeitura na manhã desta sexta-feira (11). Lívia lamentou a proibição do secretário de Estado de Segurança Pública, dos policiais que atuam na cidade serem premiados no programa “Araruama Segurança Já”. Segundo ela, desde o início da intervenção na cidade do Rio, muitos PMs foram mandados para a capital, inclusive, os que ocupavam os postos de secretário e subsecretário de Segurança Pública de Araruama. A prefeita enviou novo projeto de lei para a Câmara, para assegurar a gratificação do projeto para os guardas civis municipais.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias