BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Governo escolhe Aquilles candidato da máquina; Janio confessa estar aberto ao diálogo; Leitão articulando nos bastidores; Cláudio Chumbinho rindo à toa com contas aprovadas,Inauguração em Búzios; Marciley e Vantoil juntos em Iguaba; Protesto por Lula em SPA; Pesquisas para governador; Atrasos salariais em Arraial; Conselho de Saúde de Araruama vai ao MP e muito mais...


PREFEITO INTERINO E PRÉ-CANDIDATO DO GOVERNO

Pouco depois do meio dia desta quinta-feira (10), o vereador Aquilles Barreto foi notificado pelo TRE e então se tornou oficialmente o prefeito interino de Cabo Frio. E antes das 16h, 14 dos 17 vereadores estiveram reunidos na casa de Ricardo Martins para definir que querem que o mesmo Aquilles seja o nome do governo para disputar a eleição suplementar. O vice ainda não escolheram. Mas deve ser uma mulher. Havia uma torcida pela indicação de Fabiola Bleicker (secretária de Turismo), mas os estrategistas do governo acreditam que ela não traria a representatividade que Aquilles precisa para encarar a liderança isolada de Adriano nas pesquisas. Estudam um outra mulher do grupo que possa atender à expectativa. Vale ressaltar que uma pesquisa do governo, realizada o começo da semana, posiciona Aquilles melhor do que estava Marquinho Mendes, antes mesmo de perder o cargo.

 

 

 

 

ABERTO AO DIÁLOGO

O deputado estadual Janio Mendes, presidente do PDT de Cabo Frio, está em Porto Alegre, participando UNALE (União Nacional dos Legisladores), onde todos os presidenciáveis estiveram presentes participando dos debates. De lá, pelo telefone, estava ligadinho em tudo que se passava em Cabo Frio. E diante da resolução do TRE de marcar as convenções partidárias para esse fim de semana (12,13 e 14), ele informou que a do PDT será na segunda-feira (14), às 19h, ainda com local a definir. Quis saber dele se há possibilidade de união da oposição, e ele me respondeu assim: “Não estamos fechados para o diálogo”, confessou Janio. Opa! Para um bom entendedor, pingo é letra. Será que vai dar casamento entre Adriano e Rafael??? Façam suas apostas.

 

 

 

 

LEITÃO ARTICULANDO

Claudio Leitão, eterno candidato a  prefeito do PSOL, tem sido um dos conselheiros políticos de Adriano, segundo bastidores. Vem articulando muito defendendo a união da Rede de Adriano com o PDT de Rafael Peçanha. Para ele, a esperança de mudar a decisão dos pedetistas  ainda não morreu (isso sem saber da frase acima de Janio dita hoje). Apesar de ser do PSOL, ele explica que a união de todos seria a única solução para evitar que a máquina ganhe a eleição, por isso, não está com seus colegas psolistas na suplementar. A presença de Leitão também dá uma aliviada na imagem de conservadores do grupo de Adriano. Digamos que Leitão dá um tom marxista nas orientações.

 

 

 

PARANDO TUDO

O vereador Jefferson Vidal assumiu o lugar de Aquilles na presidência da Câmara. E a primeira coisa que ele fez foi cancelar a previsão de compras, que foi motivo de escândalo hoje, no Blog do Chicão. O blogueiro descobriu uma licitação em que o preço do café Toko estava R$ 40,00kg. Jefferson disse que não tinha sido comprada ainda, mas mesmo assim, ele mandou cancelar tudo. “Mandei parar tudo. Ainda não tinha sido comprado nada, mas mesmo a previsão, já mandei cancelar ”, explicou o novo Big Boss do parlamento cabofriense. Falando nele, Jefferson estava todo nervoso hoje na posse como presidente na sessão solene: "Estou muito nervoso, mas não posso negar que é um sonho realizado", disse ele diante de aplausos. 

 

 

 

INAUGURANDO E ANDANDO

Enquanto Cabo Frio vive dias eletrizantes por causa de processos eleitorais que culminaram em eleição suplementar, é claro que os moradores de Búzios e Iguaba Grande morrem de inveja. Mas em Búzios, apesar do processo estar tramitando normalmente, o prefeito André Granado mantém-se firme na agenda, realizando inclusive uma inauguração esta semana. Será sábado, na Rasa, a Praça Quilombola. Muito boa iniciativa que tem importante relevância para a auto-estima da comunidade remanescente quilombola.  E o prefeito está orgulhoso desse momento: “A entrega dessa praça é um marco da luta, da superação e da conquista da liberdade que vem se consolidando com varias realizações e ações que tem contribuído também para dar independência a este bairro especial”, disse Granado.

 

 

 

INTRIGA DA SITUAÇÃO

E para encerrar de vez esse disse me disse de que o vereador Marciley de Baíco se juntou com o grupão da prefeita Grasilella Magalhães, ele tirou essa foto neste começo de noite de quinta-feira (10), com o companheiro Vantoil Martins: “Realmente ficam me assediando toda hora. Mas não conseguiram me levar para o lado do governo. Eu não sei ser assim não”, explicou Marciley. Vantoil ficou todo contente. E já que estamos falando de Iguaba, os iguabenses também estão ansiosos com relação à eleição suplementar de Cabo Frio. Mas diferente do que acontece aqui e em Búzios (onde o processo anda), em Iguaba, parece que o Ministro Lewandowski sentou no recurso da prefeita e não levanta de cima nem debaixo de reza brava. Que coisa, hein!?

 

 

 

 

CONTAS APROVADÍSSIMAS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Claudio Chumbinho, está rindo à toa. Suas contas foram aprovadas por unanimidade pela câmara aldeense. Até o ex-opositor ferrenho, Zezinho Martins (SD) votou a favor (quem te viu, quem te vê, hein?!). Mesmo com paracer do TCE reprovando. Somente Dona Lenir de Carlindinho, meteu um atestado e não foi. Já Naldinho, hein? Pessoal achando que ele iria se queimar com prefeito Chumbinho por causa do entrevero do polo industrial, que nada! Chumbinho e ele estão muito bem nas relações em geral. Perguntei qual o segredo: “Nome disso é fazer política com diálogo”, disse Naldinho.

 

 

ATRASOS SALARIAIS

Os atrasos salariais têm sido motivo de desgaste para o governo Renatinho Vianna, em Arraial do Cabo. O governo está com pagamento do servidores do mês de abril e 13º ainda em aberto. E o o pior, é que o prefeito estava esperando que os repasses dos royalties a essa altura do ano já tivessem sido turbinados, mas até agora, nada. Com isso, o comércio local sofre e o servidor fica desestimulado. Natinho anda rezando para que o segundo semestre ele consiga regularizar a questão.

 

 

 

CONSELHO DE SAÚDE DE ARARUAMA VAI AO MP

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (07), no Plenário da Câmara dos Vereadores de Araruama,  os membros do Conselho de Saúde decidiram encaminhar ao MP denúncia recebida dos ‘Fiscais de Araruama’, sobre compra de remédios pela Prefeitura, com datas de validades dos medicamentos adquiridos descumprindo o que  determina a Legislação Federal em vigor. A reunião foi conduzida por Dr. Juarez da Fisioterapia (foto), que após colocar em discussão, a proposta foi aprovada. Agora, toda a documentação será encaminhada pela presidência do Conselho aos Ministérios Públicos, estadual e federal. Vale lembrar que essa mesma denuncia foi analisada esse ano pela Câmara de Araruama mas foi rejeitada e arquivada pelos vereadores.

 

 

 

 

PROTESTO POR LULA

Os petistas e simpatizantes do Lula estarão protestando pela libertação do ex-presidente, que é preso político há pouco mais de um mês. A manifestação acontecerá às 16h, na Praça do Canhão, no Centro, berço das manifestações políticas aldeenses. Quem considera perseguição e injustiça a prisão do líder petista, é só chegar e gritar #LulaLivre que será muito bem recebido.

 

 

 

 

DISPUTA PARA GOVERNADOR

O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão liminar, derrubou a decisão que cassava os direitos políticos do ex-prefeito Eduardo Paes e do deputado federal Pedro Paulo. Portanto, Dudu está no páreo para governador. E hoje, o JB soltou pesquisa que Romário está na frente, seguido de Paes e Garotinho. Depois, Rio de Janeiro, não adianta reclamar da vida.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias