Tartaruga-verde de 50kg é resgatada em São Pedro da Aldeia. Espécie é ameaçada de extinção

Morador encontrou animal nesta quinta-feira (26) perto da Ilha das Pombas, na Ponta da Areia. Guarda Ambiental fez o resgate


Uma tartaruga da espécie Verde, pesando 50kg, foi encontrada e resgatada, nesta quinta-feira (26), perto da Iha das Pombas, na Ponta da Areia, em São Pedro da Aldeia. Avisados por um morador, a Guarda Ambiental foi para o local e os agentes - inspetor Jesualdo e GAs J. Renato e Washington, com apoio do barco do morador, começaram os procedimentos de resgate às 18h, terminando por volta das 20h. Aparentemente sem ferimentos mas cansado, o animal foi encaminhado para o CTA/ Cabo Frio (empresa da área ambiental).

A tartaruga-verde, uruanã ou aruanã (Chelonia mydas), tem corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras. É de cor clara, exceto em sua carapaça onde os tons variam do oliva-marrom a preta. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de ervas marinhas.

A espécie encontra-se ainda ameaçada após um longo período de caça intensa devido à sua carne, usada para fazer sopa, couro e casca.

A tartaruga-verde habitualmente se encontra em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar. Sua cabeça é pequena com um único par de escamas pré-orbitais e uma mandíbula serrilhada que facilita a alimentação.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias