BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (26)

Dr. Magno não cogita nova eleição; Marquinho diz que está tranquilo e acredita na vitória; Novos nomes de pré-candidatos; Os cassados duplamente de Arraial; Acordo em São Pedro; Aumento do ISS para taxistas em Iguaba; Justiça embarga terceirização da merenda em Búzios; E muito mais...


"NÃO COGITO ELEIÇÕES SUPLEMENTARES"

Dr. Carlos Magno, advogado de defesa do prefeito Marquinho Mendes, entrou em contato conosco para dizer que ele ainda não cogita a possibilidade de serem realizadas eleições suplementares em Cabo Frio. O motivo? Os recursos que ele já impetrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Eu ainda não cogito a eleição suplementar, uma vez que ainda tenho um recurso para discutir no próprio TSE, que são os embargos de declarações, nos quais vou pedir efeito infringente, ou seja, efeito modificativo. Pois, apesar de perdermos de 7 a 0, as sustentações da defesa deixaram algumas dúvidas no ar e eu entendo que o Direito é muito bom pra gente. Marquinho não está condenado no mérito daquela ação e vou tentar rediscutir, através desse recurso. É uma via estreita, mas não deixa de ser um caminho para essa rediscussão. O próprio ministro Luiz Fux chegou a dizer que poderia, futuramente, rever essa questão. Só lamento que tive que dividir o tempo e, no exato momento em que iria abordar esse tema, de que não haveria dependência entre Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e Aime (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo) tive que ceder o tempo aos dois colegas. Por essa razão, ainda não considero a possibilidade de ocorrerem novas eleições”, afirmou o advogado.

 

 

TRANQUILIDADE DE MARQUINHO

Já o prefeito Marquinho Mendes, em entrevista ao RJ 1ª edição, da Intertv, disse que está tranquilo, pois os advogados vão mostrar que não houve irregularidades e que ele foi eleito com o registro deferido. “Foi injusto e vamos proceder com os embargos jurídicos e se preciso recorreremos ao Superior Tribunal Federal (STF). No futuro colocaremos nosso nome à disposição para concorrer à eleição”, disse o prefeito. Ou seja, se pensam que ele vai entregar o jogo, se enganam. E mais ainda, para quem duvida que Marquinho vai judicializar a eleição, ele, na verdade, já está judicializando. Se é para cair, vai cair lutando. Ah, diga-se de passagem, que Marquinho foi hoje à escola Catharina, na periferia de Monte Alegre dar um abraço nos professores pelos 16 anos da unidade. Devagarzinho, como quem não quer nada, mas querendo tudo.

 

 

PODE ISSO TSE?

Na tribuna da Alerj, o deputado estadual Janio Mendes disse que vai fazer questionamentos ao TSE: pode aquele que deu causa à nulidade de eleição ser candidato ao pleito suplementar? Aplica-se a lei 64/90 ( lei das inelegibilidades) a eleição suplementar? Sendo a decisão do TSE, uma decisão colegiada, estaria o paciente enquadrado na lei da ficha limpa? Para o parlamentar, o grupo de Marquinho Mendes blefa.  “O MM pela lei 64/90, é inelegível para a eleição de 07 de outubro de 2018. Não se desincompatibilizou em 07/ 04”, afirma Janio. Por falar nele... Nesta quinta-feira, às 20h, o parlamentar vai participar de reunião do PDT, em Cabo Frio, para homenagear a atuação do advogado Dr. Victor, no julgamento no TSE, na última terça-feira (24).

 

 

JÁ AQUILES...

Já o presidente da Câmara de Cabo Frio, Aquiles Barreto, disse que vai fazer o papel institucional que lhe cabe. Vai assumir interinamente a Prefeitura quando for notificado pelo TRE. Mas ele segue convicto de que Marquinho poderá mesmo se candidatar. Em entrevista ao programa de Sidnei Marinho, na Litoral News TV, nesta manhã, Aquiles disse que hoje, o nome do grupo que vai disputar a eleição é o de Marquinho Mendes, não há outro. Segundo ele, MM tem uma carreira consolidada, nunca perdeu nenhuma das eleições disputadas até hoje. “Se existir um levantamento jurídico dizendo que ele não pode concorrer em possível eleição, outros nomes serão estudados. Mas isso será feito visando uma pessoa que tenha a mesma força de Marquinho Mendes”, ponderou Aquiles Barreto.

 

 

POSSO EU?

Enquanto o presidente da Câmara segue cheio de dedos quanto ao nome de quem disputaria a eleição suplementar pelo governo, outros vereadores não se acanham. Alexandra Codeço, que também é do grupo de Marquinho, já anunciou que se MM não vier candidato, ela se lançará à disputa. Na visão de Codeço, até o momento ela não viu ninguém preocupado com as pautas econômicas e as questões voltadas para mulheres. Outro que também está avaliando se vai ou não se candidatar é Vinícius Corrêa. Nesta quinta-feira (26) ele se reuniu com o grupo dele para avaliar os prós e contras de entrar na disputa.

 

 

 

CHAPULETANDO DR. ADRIANO

Dr. Adriano nem bem botou a cara pra fora, como pré-candidato a prefeito de Cabo Frio e já levou uma chapuletada de Alair Corrêa. O ex-prefeito fez um comentário, um tanto indecoroso, insinuando que o médico e ex-vereador tinha portarias e contratos com a Prefeitura na época do governo dele. Bastou para a turma cair matando em cima de Dr. Adriano. Não se fala em outra coisa na cidade. Aliás, os principais pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio não escapam das críticas. Rafael Peçanha apanha por causa das ligações dele com Janio Mendes e por aí vai.

 

 

 

 

 

 

 

CASSADOS DUAS VEZES

Em Arraial do Cabo, a turma de Renatinho Vianna está gastando a de Andinho nas redes sociais. Na Praça do Cova o comentário é que eles foram buscar abrigo na Prefeitura de Cabo Frio, depois que o ex-prefeito saiu do governo, mas terão que sair pelo mesmo motivo, o prefeito foi cassado. Oh turma azarada. Falando em Arraial, o prefeito avisa que sua relação com os vereadores nunca esteve tão bem. 

 

 

 

 

 

TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA CANCELADA

A polêmica terceirização da merenda escolar, que gerou protesto e paralisação das merendeiras de Búzios está suspensa. A Justiça cancelou o contrato da Prefeitura com a empresa Alimentação Global Service LTDA. A decisão saiu na quarta-feira (25). O juiz Raphael Baddini entendeu que o contrato contradiz a lei federal nº 11.947/2009, que estabelece que os recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Educação destinam-se apenas a aquisição de gêneros alimentícios e não abrange prestação de serviços de preparação e nutrição.  A decisão judicial também destaca que as merendeiras e nutricionistas concursadas continuam trabalhando, o que caracteriza indícios de desvio de finalidade no contrato celebrado. A empresa tem cinco dias, após a notificação, para cumprir a decisão sob pena de caracterização de crime de desobediência e multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento.

 

 

 

 

PARECE QUE TEVE ACORDO

Em São Pedro da Aldeia, os vereadores Naldinho Linhares, Ediel Teles, Claudinha Gregório e Leni Santos se reuniram com os secretários Liane e Luciano, para uma conversa sobre o Pólo Logístico e Industrial. Aos edis foram apresentados e entregues todos os documentos processuais solicitados pela Comissão de Meio Ambiente da casa Legislativa. Os secretários responderam a todos os questionamentos dos vereadores a respeito da natureza do loteamento. De acordo com Naldinho, os edis saíram da reunião satisfeitos com as informações passadas e com outra visão do projeto, tendo a certeza de que o local está dentro da região destinada a esse tipo de empreendimento, “com estudo de impacto ambiental feito e aprovado por órgãos competentes, inclusive com os projetos de rearborização definidos, esgotamento sanitário já realizado, reserva florestal definida”. Ou seja, faltava mesmo era comunicação entre o Executivo e o Legislativo. Naldinho, em postagem no Facebook, disse ainda que “a Remu (multinacional offshore italiana) tem interesse num dos lotes do projeto, mas se virá ou não, depende do governo”.

 

 

ERON, O MILAGREIRO

O que a turma do Canhão quer saber é: se era preciso somente uma conversa para acertar as arestas e acabar com a polêmica, para que tanto bafafá? Bastou o secretário de Governo, Eron Bezerra, vestir o paletó (belíssimo por sinal), ir para a tribuna e gastar meia dúzias de palavras de gentilezas para colocar tudo em ordem. Será ele um milagreiro? Não é à toa que o presidente da Câmara de Cabo Frio, Aquiles Barreto, esteve reunido com Eron e o prefeito Claudio Chumbinho, para pegar umas dicas de como proceder em tempos tão conturbados como os que ele está passando.

 

 

 

ACORDO COM TAXISTAS

A prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, recebeu na quarta-feira (25), o presidente do Sindicato dos Taxistas, Josemario Moreira, o Baiano, para discutir o aumento do ISS (Imposto Sobre Serviço) cobrado dos taxistas da cidade. Segundo a categoria, a prefeita subiu o imposto em 700%, assustando a todos. Baiano foi à Iguaba conversar com a chefe do Executivo e conseguiu parcelar o imposto em cinco vezes. Os taxistas aceitaram, mas cabe a pergunta, que aumento estrondoso é esse prefeita?

 

 

PROCESSO EXTINTO?

O vice prefeito de Araruama, Marcelo Amaral, entrou em contato conosco para informar que o processo movido contra ele a prefeita Lívia Bello já foi julgado em segunda instância e a Justiça deu ganho de causa aos dois, extinguindo a ação em seguida. Ledo engano, caro vice. Os advogados recorreram sim. Entraram com embargo, pedindo que o processo suba para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o recurso está para ser julgado. No último dia 10, foi encaminhado para o Ministério Público Eleitoral (MPE). Ou seja, segue tramitando na Justiça o processo contra a corte de Araruama. 

 

 

 

CASAL VIAJANDO?

Falando na Corte de Araruama, na praça do Blindex a turma anda falando que a prefeita Lívia e o maridão todo poderoso Chiquinho da Educação estão viajando, curtindo uns dias de relaxamento na Argentina. Como a comunicação nunca responde as interpelações da imprensa, trouxemos essa questão aqui para quem sabe descobrir se tem fundamento. Afinal, Dr Marcelo ainda não teve a honra de assumir nem que seja uma semaninha como prefeito. 

 

 

 

 

SAIU NO GLOBO

Por falar em Araruama, a polêmica do cancelamento da peça Stand Up Comedy do Bispo Arnaldo, saiu até na coluna do Ancelmo Gois, no Jornal O Globo. O colunista disse que a prefeita Lívia Bello mandou cancelar o espetáculo. Ou seja, a censura da prefeita já ganhou projeção nacional. Que coisa, hein?

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias