CANCELADA - Reunião sobre demolição de galpão histórico de Cabo Frio é adiada na última hora

Encontro aconteceria às 17h desta terça no Charitas, mas acabou cancelada pelo Conselho Municipal de Patrimônio


Foi cancelada a reunião que seria realizada na tarde desta terça (24) para apresentação das propostas para aprovação ou não da demolição do galpão onde funcionou o antigo estaleiro do porto de Cabo Frio, localizado próximo ao Canto do Forte, que serviu para o escoamento da produção salineira da cidade e é patrimônio histórico do município.

A votação seria realizada no Charitas, com a presença dos membros do conselho de Cultura, recém empossados no IV Fórum de Cultura de Cabo Frio, realizado sob clima turbulento na última sexta feira (20), e de historiadores, e representantes da sociedade civil e formadores de opinião que se opõe à destruição do local.

Na última quarta-feira (18), um encontro reunindo historiadores e pessoas ligadas à preservação do patrimônio histórico foi realizado na Casa Scliar para debater a importância do ciclo do sal para Cabo Frio e para o Brasil. Na ocasião, a importância do galpão foi analisada através de palestras do professor João H. de Oliveira Cristóvão, mestre em História Social pela UERJ; e de Walter Luiz Pereira, professor doutor em História (UFF).

Ivo Barreto (IPHAN-RJ), arquiteto e urbanista Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural e Mestre em Projeto e Patrimônio, também participou do encontro e se manifestou contrário a demolição do galpão.

“É uma área tombada com entendimento de uma área de entorno. É uma área pública de valor grandíssimo para a história da pesca tradicional. Isso é a história de Cabo Frio.  O Forte São Matheus, e antes o Forte de Santo Inácio, são edificados para a proteção do porto”- observou Ivo Barreto.

O historiador José Francisco de Moura, um dos mais empenhados na preservação do espaço, tem usado suas redes sociais para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância do espaço.

“É de extrema importância a reunião desta terça (24) do Conselho de Patrimônio para aprovação da ata que permitiu a venda dos galpões de sal da Passagem para especulação imobiliária. Todos que se preocupam com o patrimônio histórico da nossa cidade devem comparecer” – destacou.

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias