A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessiona18abe5deb8a6956ef0bad5bb254355c0102987b): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

COLUNISTA RC24H - VINÍCIUS MARQUES: Golpe do crédito grátis no WhatsApp. | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

COLUNISTA RC24H - VINÍCIUS MARQUES: Golpe do crédito grátis no WhatsApp.

Corrente viraliza é faz mais de 30 mil vítimas em poucas horas.


Um golpe no WhatsApp promete recarga grátis para celular. A proposta de bonus enganou mais de 30 mil usuários do mensageiro em poucas horas oferece até R$ 70 em créditos em troca do compartilhamento de um link malicioso pelo app. O endereço leva à instalação de aplicativos para gerar faturamento aos criminosos, e a recarga prometida não acontece.

A página que as vítimas são encaminhadas contém comentários falsos do Facebook que simulam usuários beneficiados com as recargas. Os depoimentos acabam encorajando pessoa a participar do golpe.

“Nunca mais compro crédito, agora só convidando amigos”; “Consegui de primeira e já fiz várias vezes”, “Obrigado, compartilhei com todos os meus amigos e já ganhei”, são alguns dos comentários exibidos na página criminosa. O passo final do golpe envolve a instalação de aplicativos no aparelho da vítima, pelos quais o hacker ganha dinheiro a cada nova instalação.

 

Como se proteger de golpes no WhatsApp

Somente neste ano, e citando apenas alguns deles, o WhatsApp já foi alvo de golpes envolvendo o álbum da Copa, suposto processo seletivo falso da Cacau Show e ofertas de O Boticário, além de cupom de desconto do Burger King e promoções de Páscoa.

Para se proteger, é importante desconfiar de links recebidos em mensagens, mesmo que estas sejam enviadas por amigos ou familiares. Alguns aplicativos de segurança podem ajudar na tarefa, avisando sobre a presença de links perigosos. O aplicativo DFNDR security conta com uma ferramenta anti-phishing capaz de identificar conteúdo suspeito no WhatsApp, Facebook Messenger ou em mensagens SMS. Recursos parecidos estão presentes também em soluções como AVL e Avira.

Outro golpe, também distribuído por mensagem, envolve a inscrição da vítima em serviços pagos de SMS, como horóscopo, notícias e esportes. Nesses casos, uma alternativa é usar uma ferramenta de detecção do app Whoscall.

 

 

Vínicius Marques é técnico de suporte e infra-estrutura da ViniGlobal. Mande suas dúvidas para o e-mail viniglobal@gmail.com ou no WhatsApp (22)99974-6687 que estaremos respondendo aqui no portal RC24H

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias