CENSURA? Vereadores de São Pedro da Aldeia pedem cancelamento de Stand Up Comedy à direção do Teatro Municipal

Alegação é que peça teatral é uma afronta à comunidade evangélica. Até abaixo assinado estão levando às igrejas


A Câmara de São Pedro da Aldeia enviou um nota de repúdio para a direção do Teatro Municipal Átila Costa, pedindo para que o espetáculo de Stand Up Comedy “Igreja Evangélica Pica das Galáxias”, do bispo Arnaldo, seja cancelado. A peça está prevista para o próximo dia 27 e, na visão de nove dos 10 edis que assinaram a nota, não é apropriada para o município. E, sentindo-se desconfortáveis com o conteúdo do espetáculo, os vereadores dão a entender no documento que buscarão via judicial para proibir a apresentação na cidade.

 

A direção do Teatro Municipal disse que não vai ceder à pressão e a peça está mantida. "Na verdade, tal atitude demonstra o quanto a vereança de São Pedro da Aldeia confunde religião com política. Colocam tudo num balaio só e seguem cometendo gafes como a da nota de repúdio. A peça no estilo Stand Up Comedy, é um espetáculo de humor, em que o personagem, o bispo Arnaldo, faz críticas direta às igrejas evangélicas, principalmente aos pastores desonestos, que exploram a fé das pessoas. Não trata-se de uma caricatura de nenhuma pessoa ou pastor específico, apenas uma crítica bem humorada dos exageros cometido em nome da religião".

 

Mas, o vereador Denilson foi pesquisar no Youtube sobre a peça e ficou indignado como que viu. Então, como evangélico (e não político), se posicionou na tribuna, durante a sessão de terça-feira (19). “Trata-se de uma verdadeira brincadeira com Deus, uma afronta ao povo evangélico e aos pastores, que são os verdadeiros homens de Deus. A prefeitura não está apoiando, mas deveria proibir que peças teatrais como esta sejam exibidas em nossa cidade, onde a maior parte da população é evangélica”, disse o vereador.

 

A diretora do Teatro Municipal, Norma Alamo, em entrevista ao Portal RC24h, disse que está sendo pressionada pelos vereadores, mas que não quer se indispor com eles nem com os pastores. Porém, o papel dela é garantir a livre expressão cultural, que é respeitada pelo prefeito Claudio Chumbinho e secretário de Governo, Eron Bezerra. Por essa razão, a peça segue na programação.

 

A pressão não é só da Câmara. Também assinam a nota de repúdio o Conselho de Ministros Evangélicos da cidade de São Pedro da Aldeia, juntamente com a União dos Militares Evangélicos da Marinha, entre outros representantes das igrejas evangélicas locais.

 

NAS REDES SOCIAIS

Nas redes sociais, os internautas também discutiram o assunto e muitos deles não concordam com a postura dos vereadores.

“Não devem saber, mas 30% do público dele (bispo Arnaldo) é de evangélicos que acham graça e se identificam com os "jargões" que ele fala. E ele não é pastor de verdade tá. Parece que não perceberam”, postou Leandro Alzemann no Facebook.

 

Para Denize Lima, “o evangélico de verdade não vai se incomodar com isso. Porque sabe que os charlatões dos quais ele faz piada, são os que denigrem a imagem da igreja, dos pastores e evangélicos em geral”.

 

Já Simone Dalcim acredita que a cidade tem muita “gente de mente e coração pequenos e língua grande. Às vezes parece que estamos em uma cidade de novela de época, em tempos que as carolas e os coronéis proibiam artistas ou qualquer um que fosse diferente de seus hipócritas padrões de entrar ou permanecer na cidade, em nome do que eles chamavam moral e bons costumes”. 

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias