Campeão Brasileiro larga na frente e lidera primeiro dia do Brasil Centro de Optimist

Competição de Vela acontece na Praia do Forte até sábado (21)


O Campeão Brasileiro Leonardo Crespo, do Iate Clube do Rio de Janeiro, largou na frente na disputa pelo título do Brasil-Centro de Optimist e Seletiva, e lidera a competição após o primeiro dia de regatas na Praia do Forte, em Cabo Frio, depois de travar uma verdadeira batalha no mar com o vice campeão sul-americano e atual campeão da competição, Lorenzo Balestrin, do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, que terminou o dia na segunda colocação. O campeonato foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (16), com uma solenidade na subsede do Iate Clube do Rio de Janeiro, no canto da Praia do Forte, com a presença do prefeito Marquinho Mendes, da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, do coordenador de Eventos, Saulo Mira, entre outras autoridades.

No primeiro dia de competição o carioca Bernardo Martins, do CNC, terminou na terceria colocação; o baiano Ricardo Coutinho, do Yatch Clube da Bahia, chegou em quarto e o velejador Pedro Madureira, do Iate Clube do Rio de Janeiro, em quinto. Gustavo Glimm, do Rio Grande do Sul, lidera na categoria Infantil. A paulista Gabriela Vassel terminou o dia na primeira colocação na categoria infantil e Luiza Moré, do Rio grande do Sul, foi a melhor na categoria juvenil.

Antes da competição, que reúne mais de 100 atletas brasileiros com idade entre 7 e 15 anos), o prefeito Marquinho Mendes deu as boas vindas aos atletas e seus familiares: “É um prazer receber vocês (competidores) em nossa cidade. Tenham um ótimo campeonato e voltem outras vezes para desfrutar das nossas belezas naturais. Estaremos sempre de braços abertos para recebê-los”, convidou o prefeito. A secretária Fabíola Bleicker reforçou o convite: “Fico muito feliz de ter vocês aqui na cidade. Vocês são o presente e o futuro do nosso esporte. Boa sorte a todos e bons ventos”, declarou a Secretária.

Leonardo Crespo e Lorenzo Balestrin não demoraram muito a se destacar nas regatas do primeiro dia com vento de 8 a 15 nós no mar cabo-friense. Lorenzo, vice campeão Sul- Americano, no Uruguai, competição que contou com a participação de 168 jovens atletas de 12 países, veio a Cabo Frio para brigar por uma vaga no Mundial, que será disputado no segundo semestre, no Chipre.

Leonardo Crespo que dominou o Brasileiro da Classe, disputado em janeiro, no Yacht Clube da Bahia, foi o brasileiro mais bem colocado (37º) no mundial disputado ano passado na Tailândia, mostrou porque é um dos principais nome da Vela Jovem.

Os dois atletas, apesar da rivalidade em águas cabo-frienses, velejaram juntos e levaram o Brasil ao podium no Sul- Americano. Os dois integraram a Equipe BRA1 que conquistou o Bronze por equipe no Uruguai, em março.

As vagas para o Mundial, o Europeu e o Norte-Americano serão definidas de acordo com a classificação de cada atleta, após a soma dos resultados do Brasileiro com o Brasil-Centro de Optimist. Os cinco primeiros colocados no resultado agregado dos dois campeonatos estarão classificados para o Mundial, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro em Limassol no Chipre.

Os três velejadores seguintes, sem ser os cinco classificados para o Mundial, e a primeira menina melhor classificada, carimbam o passaporte para o Campeonato Europeu, na praia de Scheveningen, em Hague, na Holanda, de 22 a 30 de junho.

Os 11 velejadores classificados em seguida e as quatro meninas vão disputar o Campeonato Norte-Americano, no Vallarta Yacht Club, no México, de 22 de junho a 1º de julho. O segundo dia de regatas começou ao meio-dia desta terça-feira (17), na Praia do Forte.

Categorias: Cabo Frio Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias