A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session9c52242f045e85244b18ac822e11a9f1d0ad915b): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

TSE vai barrar Marquinho Mendes caso determine novas eleições em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

TSE vai barrar Marquinho Mendes caso determine novas eleições em Cabo Frio

Tribunal diz que prefeito não poderá concorrer se perder recurso na quinta


Ainda que a defesa do prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB) diga o contrário, dificilmente a Justiça Eleitoral concederá o registro para que ele venha a disputar uma eventual eleição suplementar. E os cabofrienses terão que voltar às urnas caso Marquinho perca o recurso especial eleitoral que será julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta (19).

O tribunal, aliás, é taxativo ao dizer que “foi firmado no julgamento de diversos processos (Recursos Especiais Eleitorais nº 757, 35796, 28116 e 26140 e Mandado de Segurança nº 3413), que não é possível a participação, na renovação do pleito, do candidato que deu causa à nulidade da eleição anterior”.

A tese oficial é oposta à que defende o advogado de Marquinho, Carlos Magno de Carvalho. Conforme a estratégia dele, Magno se ampara em um caso similar – o do prefeito de Tianguá (CE), Luiz Menezes de Lima – para esgotaros argumentos jurídicos.

"Marquinho não deu causa. Essa é uma outra tese. Marquinho foi deputado federal e nós conseguimos o registro dele com essa condenação. Nós ganhamos, o processo foi para o TSE, voltou para o TRE. No TRE, nós vencemos de novo e transitou julgado. Eleito, tomou posse como deputado federal, era suplente, virou deputado. Se ele, hoje, não concorre, ele estaria deputado", disse o advogado.

Mas convencer os ministros não será nada fácil. Até o momento, todos os prefeitos condenados e que tiveram as penas adequadas à Lei da Ficha Limpa perderam os mandatos e os municípios terão novas eleições.

Se isso acontecer, Cabo Frio deve ter um novo prefeito ainda este ano. Embora o TSE não se manifeste antecipadamente sobre casos concretos, a reportagem apurou que Marquinho seria afastado em, no máximo, um mês para dar lugar ao presidente da Câmara, Aquiles Barreto (PRB), que assumiria a cidade entre 20 a 40 dias, até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) convoque novas eleições.

Depois que isso for feito, o TSE deve publicar uma resolução para determinar os prazos e as regras do pleito suplementar. Ainda não há publicação para regular o assunto, discussão nova no regime eleitoral brasileiro.

 

O que acontece quando um prefeito é afastado?


Independentemente de recursos das defesas dos prefeitos, o rito do TSE é o seguinte: é publicado um acórdão, o que pode durar até cerca de duas semanas, somente depois do qual o prefeito será afastado. Enquanto isso, o juiz local do Tribunal Regional Eleitoral (no caso de Cabo Frio, da 96ª Zona Eleitoral), irá fazer cumprir a decisão do TSE e convocar o pleito suplementar em um prazo entre 20 e 40 dias. Durante esse período, a cidade será governada pelo vice ou pelo presidente da Câmara, no caso da chapa ser cassada, como pode ocorrer em Cabo Frio.

 

*Fonte: Folha dos Lagos/ Rodrigo Branco

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias