#ModaRC24h / Paola Simões - As variações de xadrez para 2018

Todo outono / inverno as lojas nos oferecem os mais variados tipos de padronagem xadrez. Que tal ficar por dentro do que vai bombar?


Olá queridos e queridas, neste post vamos falar um pouco sobre as padronagens de xadrez que vão invadir as ruas neste inverno de 2018. Todo outono / inverno as lojas nos oferecem os mais variados tipos de padronagem xadrez. Que tal ficar por dentro do que vai bombar ?

Então pare de graça, deixa pra lá esse seu preconceito de que xadrez é coisa de festa junina e se inspire nos destaques das semanas de moda de Paris..poruqe mesmo o que você vai comprar numa gondola de feirinha, loja de departamentos ou sessão de roupas do supermercado...tem influência no que rolou em Paris...

Muitas grifes apostarem no xadrez, como Louis Vitton, Kenzo, Off- White, Gabriela Hearst, Tibi, entre outras.A versão grunge do xadrez foi muito vista nas estações anteriores, que é aquele estilo de roupas folgadas e surradas. Nesta estação o versão xadrez couture que é a versão mais sofisticada do quadriculado é o que vai reinar.E pra você que não sabia o XADREZ, não é só um XADREZ, existem várias padronagens, vamos ver quais são?

 

TARTAN - O Tartan, que significa (tecido de lã leve) é um padrão geométrico, a padronagem mais tradicional das famílias escocesas, geralmente a cor predominante é o vermelho e com quadrados em tamanhos médios e grandes. Pode ser composto de  linhas diferentes e cores variadas, mas o clássico é o lindo e absoluto vermelho.A super vantagem é que ele pode ser usado com looks mais descolados, ou de maneira mais formal...coringão para nós que gostamos de misturar....

 

VICHY - A estampa conhecida como a famosa toalha de piqui-nique, imortalizado pela famosa Brigitte Bardot em seus vestidos românticos, saias rodadas, o vichy foi a estampa do verão e graças a Papai do Céu ele continua no inverno, mas, principalmente nas cores, P&B, vermelho e branco e azul e branco...

 

PRÍNCIPE DE GALES - O clássico dos anos 90 estava sumidinho, mas chegou pra reinar nesta estação. O príncipe de Gales é sem dúvida o hit do momento, riscas irregulares que foram o xadrez, saiu do guarda roupa masculino e invadiu o closet feminino, com a forte tendência da moda sem gênero, os looks de alfaiataria ganharam força total e com eles suas estampas.  Aposte nesta tendência. se você prefere introduzir discretamente o xadrez na sua vida!

 

BUFFALO CHECK - A  cor de fundo do buffalo check é o preto, não esta tão em alta assim, porém, vale a pena saber qual tipo de xadrez é esse pra você não errar...eu sou muuuuito fã desta padronagem, e mesmo não estando em alta já tirei a nafitalina das minhas pecinhas e vou usar até o ** fazer bico....rssss

 

PIED DE POULE - Padronagem clássica desde os anos 30, quando a francesa Coco Chanel, santa Mãe Coco, sem dúvida popularizou esta padronagem, utilizando em suas peças como bolsas, casacos e vários outros itens. Sua tradução é “pé de galinha”, exatamente por ter esse desenho tão peculiar, geralmente sua cor é P&B.

É sem dúvida uma estampa super democrática também, combina com looks descolados ou mais formais, aliás por ser um classico...saber fazer produções transadas com este tipo de xadrez é o suprassumo do estilo!

Apenas para aumentar o nosso conhecimento o termo “Pied de Poule” significa pé de galinha, como coloquei acima, e Pied de Coq significa “pé de galo”, que é o padrão, porém os dois são quadrados separados onde o desenho da trama e do urdume lembram pegadas de aves, formando o xadrez. (ta vendo? olha a cultura aí).

 

GRID - Essa padronagem é perfeita, super gráfica e moderna vem em formato de grade ou quadriculada, mas se vocês repararem não é uma estampa tão usada. Ela pode ser positiva (branco), ou negativa (preto).

Cuidado com o shape sempre, por ter o formato grande na maioria das vezes ela aumenta o volume na região, caso você queira disfarçar algo opte por quadrados menores...use a como aliada. Esta estampa pode ser combinada com vários tipos de estampas, desde listra, poá, e até mesmo outro tipo de  xadrez. Se liga nessa diga....misturinha!

 

BURBERRY - A marca britânica de luxo Burberry usa esta padronagem como marca, seu carro chefe, geralmente na cor camelo e listras vermelhas, marrons e preta. Fica um luxo de linda!

 

Então é o seguinte, resumão!

O preto e branco é o classico, sem erros...mas a proposta é também um inverno alegre, terão padrões coloridos em tons fresh.

Doce ilusão  achar que o xadrez pode ser a unica estampa em um look. Brincar com as estampas também é possível, mas, uma dica importante é lembrar que sua produção precisa ter harmonia, as paletas de cores precisam estar presentes sempre,ou seja, brinque com cuidado. Use com listras e até mesmo com o floral, e fica perfeito quando o floral é pequeno, por favor, pequeno.

Não é vergonha dar uma pesquisada no google para ajudar a aguçar sua criatividade.

 

Bjobjo e se joga no xadrez sem erro!

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat).

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias